Postado por - Newton Duarte

Com Vítor, serão 12 laterais escalados por Sérgio Soares em 2015

Vítor será o 12º lateral escalado por Soares em 2015

Vítor se destacou na Copa do Brasil Sub-20 e subiu para o profissional - Foto: Felipe Oliveira l EC Bahia

Vítor se destacou na Copa do Brasil Sub-20 e subiu para o profissional - Felipe Oliveira l EC Bahia

Não é preciso assistir a muitos jogos do Bahia para perceber que o principal ponto fraco do time está nas laterais. Na derrota por 3 a 1 para o Santa Cruz na terça-feira, 28, pela Série B, por exemplo, o primeiro e o terceiro gols sofridos saíram em falhas do lateral esquerdo Marlon.

Mas esse não é um problema novo, vem desde o início da temporada. E não foram poucas as tentativas do técnico Sérgio Soares para corrigir a carência. Prova disso é o número de jogadores testados na posição ao longo deste ano: 11, um time inteiro de laterais.

Contra o ABC, nesta sexta, 31, às 21h30, em Natal, o Bahia terá seu 12º lateral lançado no time. Será Vítor, formado nas suas categorias de base. O canhoto de 21 anos fará sua estreia como profissional na vaga de Marlon, liberado pelo clube  para acompanhar o velório de uma avó, que faleceu na terça em Belém.

Vítor foi um dos destaques da Copa do Brasil Sub-20 do ano passado, quando o Tricolor chegou à semifinal. Depois daquela campanha, sofreu uma lesão no joelho direito e precisou passar por uma cirurgia, o que atrapalhou sua ascensão ao elenco profissional nesta temporada.

Ele voltou à atividade em maio, incorporado ao time principal. Vem treinando bem desde o início da Série B e chegou a jogar no Brasileiro Sub-20.

A projeção rápida do garoto, que nunca sequer sentou no banco de reservas do time profissional, se dá também pela falta de opções. Para fazer um trabalho físico à parte, Ávine não viajou. O volante Bruno Paulista retornou do Pan-Americano reclamando de dores num joelho e está no departamento médico. Já Carlos e Patric foram preteridos pelo técnico.

Um time inteiro

Sete atletas passaram pela lateral esquerda em 2015. Raul era a grande esperança após boa passagem pelo América-MG por empréstimo no ano passado, mas, após quatro atuações ruins, acabou negociado para voltar ao Coelho.

Promovidos no início do ano e meias de origem, Carlos e Patric disputaram a maior parte do Baiano e do Nordestão. O primeiro fez 11 jogos e nunca mais voltou; o outro continua no elenco e tem atuado mal. Sávio, ainda da base, fez uma única partida, contra o Nacional-AM, pela Copa do Brasil.

O Tricolor terminou o Estadual e o Nordestão com o volante Bruno Paulista improvisado na posição. Contratado para a Série B, Marlon atuou 13 vezes, mas não agradou. Ávine, que ficou três anos sem jogar devido a lesões, fez duas partidas até agora.

Na direita, o Bahia teve quatro jogadores: Railan começou como titular, mas lesionou o joelho esquerdo em fevereiro e não joga desde então. Com isso, Tony foi a única opção durante todo o primeiro semestre. Fez 33 jogos, mas perdeu espaço após falhas. O volante Yuri também chegou a ser improvisado.

Adriano Apodi, que se destacou no Vitória da Conquista, foi contratado para uma experiência e hoje é titular. Em breve, o Esquadrão terá um quinto atleta na função: contratado na semana passada, Cicinho, ex-Palmeiras, está se adaptando fisicamente para estrear. Seu primeiro jogo deve ser contra o Boa, dia 7.

Laterais que jogaram em 2015

Esquerda

Raul (foi negociado)

Carlos (encostado)

Patric

Sávio (só fez um jogo)

B. Paulista (improvisado)

Marlon

Ávine

Direita

Railan (machucado)

Tony

Yuri (improvisado)

Adriano Apodi.