Postado por - Heitor Montes

Com volantes em grande fase, Guto Ferreira explica escolhas para a posição

O gol na partida da última quarta-feira, contra o Sport, colocou o volante Juninho novamente em evidência no Bahia. Titular nesta partida, Juninho substituiu o meia Régis, suspenso, e foi premiado com um gol importante, o único do Tricolor no jogo - algo que, pelo menos na cabeça dos torcedores, deve ter feito a disputa por posição no meio-campo ficar ainda mais acirrada. Ainda mais se for levar em consideração que o jogador também foi bem no jogo anterior, no triunfo por 6 a 2 sobre o Atlético-PR, pelo Campeonato Brasileiro.

Juninho, Edson e Renê Junior brigam por duas vagas no time titular do Bahia. Embora tenha sido titular nos três últimos jogos, o primeiro corre atrás de um espaço na equipe principal. Quando teve os três em plena forma física e à disposição, o técnico Guto Ferreira optou por uma dupla de volantes formada por Renê Junior e Edson.

Mas o status de reserva não indica que Juninho possa se queixar do pouco tempo em campo. Entre todos os volantes do elenco, ele é o jogador com mais partidas na temporada: esteve em campo em 23 das 28 partidas do Bahia, sete a mais que Edson e seis à frente de Renê Junior.

Em relação aos concorrentes, no tempo que esteve em campo, Juninho acumulou o maior número de vitórias, com 14, além de sete empates e duas derrotas; Edson conquistou 11 vitórias, três empates e duas derrotas; Renê tem nove triunfos, cinco empates e três derrotas. Neste ponto, é importante pontuar que, por ser reserva, Juninho atuou mais com a equipe alternativa do Bahia nas partidas de menor nível técnico do Campeonato Baiano.

Quanto aos números individuais entre os volantes, Juninho supera Edson e Renê Junior em assistências para gols do time, com quatro no total – Edson contribuiu com três e Renê, com um. Em gols marcados, Edson aparece à frente dos demais, com quatro; Juninho marcou duas vezes e Renê Junior, uma.

Os bons números de Juninho com o Bahia e atuação sobre o Sport fizeram com que o técnico Guto Ferreira fosse questionado sobre as oportunidades que tem dado ao volante na temporada. O treinador defendeu a utilização regular do volante e explicou o motivo das variações que tem feito entre os jogadores da posição na equipe principal.

- O "menos oportunidade" que você está falando entra numa situação que, neste ano, ele saiu um pouco mais da equipe, porque, no ano passado, ele jogou todas. Só isso. Porque ele vem sendo utilizado, num campeonato e da maneira como nós trabalhamos... Nós precisamos ter três, quatro jogadores que mantenham qualidade. E, dentro desse trabalho de preparação desde o início, se eu tenho Juninho o tempo todo jogando, eu não trabalho Renê ou não trabalho Edson ou não trabalho Matheus [Sales]. E Juninho, quando não jogava a Copa do Nordeste, jogava o Campeonato Baiano. Quando não jogava o Campeonato Baiano, jogava a Copa do Nordeste. Então está sendo utilizado, sim. Nas partidas importantes, talvez só não tenha estado nos dois Ba-Vi's da semifinal da Copa do Nordeste, que jogou Renê e Edson. No resto, todas elas ele jogou. E, por estar um pouco mais enxuto... O que é enxuto? O tanque dele deve estar um pouco cheio... Agora Edson está de tanque cheio; agora Renê deve encher o tanque, porque ficou fora. Então, na falta de Régis, tende a seguir – afirma Guto Ferreira.

Guto destacou atuações recentes de Juninho pelo Bahia, nos Ba-Vi's das finais do Campeonato Baiano e na estreia da equipe no Campeonato Brasileiro, contra o Atlético-PR. O treinador afirmou que tem conversado com o volante e elogiou o caráter dele.

- [Contra o Sport] Ele nos ajudou muito, fez o gol, enfim. Esse tipo de coisa. E, assim como Juninho, sempre Juninho marcando é muito importante, porque ele é um jogador que tem algumas situações importantes para a equipe. Como foi importante o cruzamento dele para o gol de empate contra o Atlético-PR; como foi importante o desempenho qualificado dele no Ba-Vi da final. Ele não vinha bem e, nesse Ba-Vi, ele jogou muito bem, nos ajudou bastante. Nós não levamos o título, mas ele fez uma grande partida. Então, às vezes, o cara estar num momento não tão bom... Com certeza, um cara de caráter como ele, que trabalha muito, reflete, e a gente vai amparando, a gente vai conversando para achar o timing dele, achar o que está faltando, e ele, dentro do campo, conseguir desenvolver o melhor futebol dele.

Juninho pode ter nova oportunidade no time titular do Bahia na partida do próximo domingo, contra o Vasco, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Com o segundo jogo da final do Nordestão marcado para próxima quarta-feira, Guto Ferreira indicou que pode poupar alguns titulares. Embora tenha começado o jogo contra o Sport, Juninho deve dar lugar a Régis na partida de volta.

Fonte: Globo Esporte