Postado por - Newton Duarte

Começar de novo! Goleiro Omar volta a ter chance no time titular do Bahia

Em recomeço, goleiro Omar volta a ter chance no time titular do Bahia

Tricolor encara o Luverdense em Lucas do Rio Verde-MT, pelo primeiro jogo da segunda fase da Copa do Brasil

Dia 13 de dezembro de 2010. Omar estava escalado no lugar de Fernando, suspenso, para o jogo contra a Portuguesa, em Pituaçu, que definiria o retorno do Bahia à primeira divisão do Campeonato Brasileiro, sete anos depois. O tricolor venceu por 3x0, confirmou o acesso à Série A e, de quebra, Omar teve atuação impecável, recheada de grandes defesas e de uma segurança incomum para um goleiro de 21 anos. As expectativas para a sequência da carreira eram as melhores possíveis, mas não se confirmaram.

Quatro anos e meio depois, Omar ainda não conseguiu se firmar com a camisa 1 do clube que o projetou. Na temporada em que mais atuou, 2011, foram apenas 20 partidas. Hoje, às 21h50, contra o Luverdense, pela Copa do Brasil, Omar terá outra chance para recomeçar.

Apesar de ter iniciado 2015 como titular e atuado nos cinco primeiros jogos, ele acabou se machucando e perdeu espaço para Douglas Pires e Jean. Como o primeiro está se recuperando de lesão e o segundo viajou, ontem, para servir a seleção brasileira sub-20, o já experiente goleiro de 25 anos sabe que terá que reeditar as suas melhores atuações para se manter entre os 11.

Omar volta a ganhar chance no gol tricolor (Foto: Divulgação/ECBahia)

“Tenho encarado cada oportunidade como uma final. É sempre uma grande decisão para mim”, considera. Além dos concorrentes diretos pela camisa 1, as lesões têm sido adversários complicados na carreira de Omar. Ano passado, ele sequer atuou. Chegou a se machucar no aquecimento já na Fonte Nova, antes do Ba-Vi da final do Campeonato Baiano. Passou por uma cirurgia no joelho direito, para corrigir uma lesão no menisco. Este ano, a contusão foi no quadril, no jogo contra o Globo, no Rio Grande do Norte, pela Copa do Nordeste, no dia 18 de fevereiro.

Só Garotos

Se a presença de Omar no gol é dada como certa, o mesmo não se pode dizer das outras posições. Sem tempo para treinar a equipe em função da longa viagem para Lucas do Rio Verde, onde a delegação tricolor só chegou ontem por volta das 21h, o técnico Sérgio Soares não confirmou o time que vai a campo.

Haverá seis modificações em relação ao empate contra o América-MG na estreia da Série B, já que Jean, Tony, Titi, Pittoni, Maxi e Kieza, todos titulares em Belo Horizonte, não seguiram para Mato Grosso.

A tendência é que Yuri mais uma vez seja improvisado na lateral direita. Thales deve ter nova chance entre os titulares. No meio, Tiago Real e Bruno Paulista devem ganhar as companhias de Feijão e Rômulo. E no ataque, Willians, apesar da má atuação no jogo passado, é o mais cotado para ser o parceiro de Zé Roberto.

A curiosidade deste jogo é que, dos 20 relacionados, 16 foram formados nas divisões de base. No provável time titula, apenas Thales, Tiago Real e Willians não são crias do Fazendão. Como a partida ainda é pela segunda fase da Copa do Brasil, o tricolor elimina o jogo de volta, marcado para dia 20, na Fonte Nova, caso vença por dois gols ou mais de diferença hoje à noite.