Postado por - Newton Duarte

Começou a 60ª Champions League; Veja a 1ª Rodada completa

Desbrave a Europa neste mapa interativo com todos os times da história da Champions

A Champions League completa 60 anos em 2015. Uma trajetória que, de certa forma, reconstrói também a história geopolítica do continente. A primeira edição, em 1955/56, contou com a participação de 16 países, incluindo até mesmo Sarre, protetorado francês que meses depois se reunificaria à Alemanha Ocidental. Número que cresceu gradativamente não só com o surgimento de novas federações, mas também pela transformação dos países. Atualmente, são 53 nações são representadas na Liga dos Campeões – com exceção apenas a Liechtenstein, que não possui liga própria. Além disso, a Champions também passou por mudanças significativas em seu formato. Mas, ainda que as fases principais estejam bem mais restritas nos dias de hoje, a pluralidade do continente segue preservada nas preliminares. A verdadeira essência do torneio.

Aproveitando o início da fase de grupos, preparamos um material especial: um mapa com todos os 490 participantes que já entraram em campo pela Champions, contando até mesmo a fase preliminar. Clicando nos escudos, você pode conferir o número de edições que cada um deles disputou. Além disso, aproximando o mapa, dá para ter a visão aérea dos estádios de cada um deles. Algumas observações:

– Você pode ampliar o mapa clicando no quadrado em seu canto direito superior;

– Os clubes estão divididos à esquerda pelo melhor desempenho de sua história no torneio;

– Os anos de participação estão organizados entre a estreia e o mais recente;

– O ano da edição do torneio corresponde a sua final (1956 para 1955/56, por exemplo);

– Por uma questão de programação do Google, os clubes com resultados melhores estão sobrepostos pelos de resultados piores nas visões mais distantes do mapa;

– Se você não conseguir visualizar um clube, aproxime o mapa, que ele deve estar lá;

– Em alguns casos, os nomes antigos dos clubes estão entre parênteses;

– Os estádios são os usados atualmente pelos clubes;

– Em alguns casos, tanto o clube quanto o estádio não existem mais, sendo apontada a área aproximada de sua antiga localização;

O mapa abaixo foi criado manualmente, clube por clube. Portanto, se você percebeu algum detalhe que está errado, avise na caixa de comentários. Caso você queira obter mais detalhes sobre a participação de um clube específico, vale conferir a página do Kassiesa (em inglês) que serviu de base para os dados – clicando no ano à frente do nome dos times, dá para visualizar todos os seus jogos em competições europeias, não só a Champions. Aproveite a viagem e conheça os recantos da Europa através do futebol:

Veja os principais lances do primeiro dia de Champions: Grupos A a D

Foi um primeiro dia recheado de partidas interessantes. O protagonismo ficou para a Juventus, que venceu o jogo mais pesado desta terça com uma virada heroica contra o Manchester City, na Inglaterra. Ainda assim, o cardápio reservou outros tantos duelos que mereceram atenção. O Real Madrid, como esperado, goleou, ainda que em um jogo de lances questionáveis. Já na Holanda, o Manchester United caiu diante do PSV, em jogo marcado pela lesão de Luke Shaw. E ainda houve a vitória dos gols bonitos do PSG, o passeio do Atlético de Madrid em Istambul, a tranquilidade do Benfica sobre o novato Astana, a imponência do Sevilla e o brilho de Draxler para o Wolfsburg.

Abaixo, alguns dos principais gols e lances desta terça. Confira os placares e os vídeos:

Grupo A:

Real Madrid 4×0 Shakhtar Donetsk

Paris Saint-Germain 2×0 Malmö

Grupo B:

PSV 2×1 Manchester United

Wolfsburg 1×0 CSKA Moscou

Grupo C:

Galatasaray 0x2 Atlético de Madrid

Benfica 2×0 Astana

Grupo D:

Manchester City 1×2 Juventus

Sevilla 3×0 Borussia Mönchengladbach

Veja os principais lances do segundo dia de Champions League: Grupos E a H

Depois da movimentada vitória da Juventus sobre o Manchester City, por 2 a 1, fora de casa, o segundo dia de Champions League teve outro confronto bem interessante. No Estádio Olímpico, a Roma conseguiu segurar o Barcelona e ficou no empate por 1 a 1. Mas não foi o único time a comemorar um resultado improvável: o Dínamo Zagreb venceu o Arsenal e estendeu a má fase dos ingleses, embora o Chelsea tenha feito o dever de casa contra o Maccabi Tel Aviv.

Abaixo, alguns dos principais gols e lances desta quarta-feira. Confira os placares e os vídeos:

Grupo E:

Bayer Leverkusen 4 x 1 Bate Borisov

Roma 1 x 1 Barcelona

Grupo F:

Dínamo Zagreb 2 x 1 Arsenal

Olympiakos 0 x 3 Bayern de Munique

Grupo G:

Chelsea 4 x 0 Maccabi Tel Aviv

Dínamo Kiev 2 x 2 Porto

Grupo H:

Gent 1 x 1 Lyon

Valencia 2 x 3 Zenit