Postado por - Newton Duarte

Comentarista faz Raio-X dos rivais do Bahia:

Raio X dos rivais do Bahia: Darino vê pedreira sábado e sequência tranquila

GE.com reúne dados, e comentarista analisa os cinco últimos confrontos do Tricolor na Série B; Santa, ABC, Boa, Náutico e Altético-GO são os adversários

Darino vê confronto diante do Santa como o mais difícil para o Bahia

Santa Cruz, ABC, Boa Esporte, Náutico e Atlético-GO. São os confrontos diante destes times que definirão a vida do Bahia na Série B do Campeonato Brasileiro. Para conquistar o seu grande objetivo na temporada, o Tricolor terá pela frente partidas contra adversários diretos na briga pelo G-4, equipes com rebaixamento praticamente definido e também aquelas sem maiores pretensões no campeonato. No primeiro turno, o saldo do Esquadrão contra estes times foi de duas vitórias, dois empates e uma derrota.

A fim de esclarecer o que o Bahia irá encontrar nesta reta final de Série B, o GloboEsporte.com reuniu dados sobre os próximos adversários, comparou os dados entre as equipes e convidou o comentarista da TV Bahia, Darino Sena, para analisar os confrontos.

- Na sequência do Bahia, você tem quatro jogos praticamente em casa. O jogo mais difícil, sem dúvida, é o Santa Cruz, pelo momento das duas equipes. Tem uma presão muito forte para o Bahia, porque, se perder, termina a rodada fora do G-4 e é ultrapassado pelo adversário. Isso pode ter um efeito psicológico no time. E, por outro lado, se ganhar, embala, porque você vai pegar depois dois times praticamente rebaixados: ABC e Boa Esporte. Aí sacramenta o acesso. Tem o jogo contra o Náutico, mas pode ser sem pretensões para o Náutico. Aí, conquistando esses pontos que a gente espera, contra ABC e Boa Esporte, o jogo contra o Atlético-GO é praticamente a entrega da faixa na Série A.

01

SANTA CRUZ

O primeiro jogo das cinco decisões que o Bahia terá pela frente promete ser o mais difícil para o Tricolor. Em 7º lugar, mas a apenas dois pontos do G-4, o Santa Cruz mantém viva a esperança de conquistar o acesso à Série A. O time pernambucano ainda conta com jogadores importantes e que podem decidir o confronto, como o atacante Luisinho, líder em assistências na Série B, e o experiente centroavante Grafite, símbolo do renascimento do Santa na competição. Por outro lado, o Esquadrão pode tirar como vantagem deste duelo o fato de jogar dentro de casa, na Arena Fonte Nova. O Santa Cruz é a apenas o 16º colocado como visitante na competição, com apenas duas vitórias em 16 jogos.

- Empate no sábado não seria bom para o Bahia, porque iria manter o time fora do G-4, com aquele clima de desconfiança, e o adversário vivo na briga. O resultado para sábado é para ganhar. Tem que jogar para cima, se impor, dar o recado para os adversários e para torcida, de que é o Bahia vai subir. Agora é a hora de matar os adversários diretos - avalia Darino Sena.

02

ABC

A depender da combinação de resultados da rodada deste sábado, a 34ª da Série B, o Bahia pode até enfrentar um adversário já rebaixado. Em 18º e a 10 pontos do Macaé, primeira equipe fora do Z-4, o ABC tem poucas chances de evitar o rebaixamento para a Série C. O possível desânimo do rival e fragilidade da sua defesa – a segunda mais vazada na competição, com 54 gols sofridos -, são os aspectos dos quais o Esquadrão pode tirar proveito. Contudo, como a partida será na Arena Fonte Nova, pesa para o time baiano o fato de o Mais Querido não fazer uma campanha tão ruim como visitante - a equipe do Rio Grande do Norte é a 8ª melhor neste quesito no Brasileiro.

03

BOA ESPORTE

Se a situação do ABC é ruim, a do Boa Esporte consegue ser muito pior. A 14 pontos da primeira equipe fora do Z-4, a equipe de Varginha tem o rebaixamento praticamente decretado na Série B. Entre os dados que podem ajudar o Tricolor no confronto estão o fato de o Boa ser a pior equipe do returno, com apenas dois pontos conquistados em 14 jogos, além de ser o 3º pior mandante de toda a competição e ter o ataque menos produtivo, com apenas 28 gols marcados até aqui. Soma-se a isso o fato do Esquadrão jogar praticamente em casa, uma vez que o mando de campo do duelo ter sido transferido de Minas Gerais para Aracaju.

- Essa mudança do mando de campo foi espetacular para o Bahia. Você tem a torcida que sempre comparece nos jogos que o Bahia faz lá, além dos próprios baianos que moram em Sergipe. Então o Bahia vai jogar em casa. Tem essa questão de adaptação ao gramado, mas acho bobagem. Jogar em Varginha talvez fosse um dificultador maior nesse aspecto, além do cansaço do deslocamento. Então foi estratégico para o Bahia ter mudado o local da partida.

04

NÁUTICO

Na penúltima rodada da Série B, o confronto entre Bahia e Náutico pode definir o acesso de um ou do outro time. Mesmo na 9ª posição, o Timbu tem apenas dois pontos a menos que o Tricolor e passa, atualmente, por uma das melhores fases entre as equipes que brigam pelo G-4 – venceu três, dos últimos cinco jogos. O fato de jogar dentro de casa também dá a vantagem para o time pernambucano, embora a equipe não faça lá uma das melhores campanhas em seu estádio - é o 8º melhor clube nesse quesito no campeonato.

05

ATLÉTICO-GO

No seu último confronto na Série B, o Bahia irá encontrar uma equipe sem muitas pretensões na competição. Em 13º lugar na tabela, o Atlético-GO não briga pelo G-4 nem para sair do Z-4. Além da possibilidade de jogar em casa e encontrar uma equipe acomodada pela falta de grandes objetivos no campeonato, o Tricolor também poderá tirar proveito do fato de que o Dragão tem o segundo ataque menos produtivo da Série B, com 29 gols marcados até aqui. Contudo, a equipe goiana traz como fatores que podem complicar a vida do Esquadrão o desempenho fora de casa – o 5º melhor da Série B, com 4 vitórias em 16 jogos – e a qualidade da defesa - a 5ª menos vazada na competição até aqui, com 34 gols sofridos.