Postado por - Newton Duarte

Comentaristas apontam mkt falho dos clubes para elevar torcida

Comentaristas apontam marketing falho dos clubes para elevar torcida

Belletti diz que os jogadores do Barcelona faziam sessão de autógrafos em todos os jogos fora de casa na Espanha. Ideia era aumentar os seguidores

Os clubes brasileiros não fazem grandes ações para aumentar o seu número de torcedores. A opinião é dos comentaristas do “Arena SporTV”, e foi motivada pela pesquisa realizada pelo Ibope em parceria com o jornal Lance!, que mantém Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco como os clubes de maior torcida do país.

– Quando joguei no Barcelona, havia sessão de autógrafos em todos os jogos, fora e dentro da Espanha, com dois jogadores do elenco. Além de agradar a torcida, trazia outros interessados, e o clube ia conquistando aquele cara – relata.

Segundo o levantamento, o Flamengo tem o maior número de torcedores no Brasil, com 16,2% de preferência, o que equivaleria a 32,5 milhões de rubro-negros, isso com base na estimativa do IBGE de 2013. O clube, porém, teve queda de um ponto percentual, em relação à pesquisa de 2010. O Corinthians cresceu 0,2%, atingindo 13,6% e 25,9 milhões de torcedores.

– O Corinthians chegou a Cuiabá com muita torcida na recepção. Será que o marketing fez alguma ação? Será que um jogador foi em alguma loja do clube, deu autógrafo. Há um potencial enorme que não é aproveitado. O jogador mal acena para o torcedor. Não foi treinado para isso – comentou Marco Antônio Rodrigues.

Belletti atuou no Barcelona, onde venceu a taça da Liga dos Campeões de 2006