Postado por - Newton Duarte

Comentaristas pedem mais rigor nas punições para brigas de organizadas

Comentaristas pedem mais rigor nas punições para brigas de organizadas

Neste domingo, torcedores do São Paulo entraram em confronto com a Polícia Militar, no Morumbi, durante clássico do Tricolor contra o Corinthians


Os casos de briga envolvendo torcedores em estádio de futebol continuam assombrando o esporte. Neste domingo, membros de uma torcida organizada do São Paulo entraram em confronto com a Polícia Militar, no Morumbi, no intervalo do clássico do Tricolor contra o Corinthians, após duas bombas estourarem no estádio. As imagens mostram confusão generalizada e até um homem carregando uma criança no colo para tentar fugir do tumulto enquanto outro é agredido por um policial, que quase atinge um menino com um golpe de cassetete.

Ocorreram conflitos também no estádio Independência, com briga entre cruzeirenses, e no Castelão, quando torcedores do Fortaleza promoveram atos de vandalismo após a eliminação do time na Série C.

Para o comentarista do SporTV Carlos Eduardo Lino, as torcidas organizadas devem ser responsabilizadas de forma civil e criminal, e os torcedores devem responder individualmente pelos seus atos. Além disso, na opinião dele, também se faz necessário que os clubes recebam punições esportivas.

Confira também:

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

- Não sou contra torcida organizada, até acho que elas deveriam ser mais organizadas, mas tem que ter responsabilidade civil, ser responsabilizada criminal e financeiramente. Ter punição é fundamental. Os clubes são coniventes, normalmente financiam torcidas organizadas. Na maioria dos casos, elas recebem ingressos e os caras que fazem confusão estão ali, muitas vezes, porque ganharam ingressos. Tem que individualizar os torcedores, dar responsabilidade civil e criminal para as organizadas, punição esportiva para os clubes, fazer um conjunto de ações. Nenhuma ação isolada vai ter um efeito diante de ação tão complexa no futebol. Isso é endêmico. Se nossa sociedade não souber punir, não vai mudar nada disso - afirmou.

Torcida organizada do São Paulo enfrenta polícia no Morumbi

O também comentarista André Rizek foi outro a bater na tecla de que os clubes deveriam ser punidos com maior rigor nos casos de briga envolvendo seus torcedores nas partidas.

- Muitas vezes quem está assistindo em casa acha que somos duros demais ao exigir dos clubes. Pega o exemplo do Corinthians. Um garoto morreu no estádio por conta de um sinalizador que muito provavelmente saiu da torcida do Corinthians em direção a torcida do San José, na Bolívia. O clube não foi punido, jogou um jogo de portão fechado e só. Não aconteceu nada. Os mesmos que brigaram e não foram presos, foram identificados brigando em Brasília (na partida contra o Vasco). A mesma organizada levou sinalizador de novo no jogo contra o Luverdense. Se realmente fossem punidos, será que os torcedores não pensariam duas vezes antes de fazer isso? Temos exemplos no mundo de que punição esportiva ao clube acaba funcionando, e no Brasil é muito raro de a gente ver isso - concluiu.

Torcedor carrega criança durante briga entre policiais e organizada do São Paulo


Fonte: Troca de Passes - SporTV

Foto: Reprodução SporTV