Postado por - Newton Duarte

Como surgiram os cartões no futebol?

Como surgiram os cartões no futebol?

Depois da confusão na Copa de 66, Ken Aston idealizou um dos maiores feitos da história do futebol.

Revista turça estampando em sua capa a primeira expulsão em uma Copa

Os cartões são utilizados hoje em vários esportes, no sentido de indicar ao jogador , através do árbitro, uma determinada punição pela sua conduta dentro do jogo. No futebol, o surgimento dessa regra trouxe mais organização e estabilidade para árbitro exercer sua função. Agora você sabe quando surgiu? Conheça aqui:

Como era antes dos cartões?

Antes dos cartões, quando o jogador realizava alguma penalidade, seja grave ou não, cabia ao juiz penalizar de forma interpretativa e verbal. Isso geralmente causava inúmeras confusões.

O grande estopim para o surgimento

Antonio-Rattin-006

Na Copa do Mundo de 1966, no jogo entre Inglaterra e Argentina, o capitão argentino Antonio Rattín começou a gesticular ao termino do primeiro tempo exigindo um interprete, pois o árbitro alemão Rudolf Kreitlein logo no início da partida já tinha advertido três jogadores argentinos (um deles o próprio Rattín). O árbitro pensou que os gestos do jogador fossem xingamentos e acabou pedido sua retirada de campo. Rattín não quis sair alegando não entender o juiz e a punição.

Essa atitude gerou uma grande confusão que acabou com o argentino retirado de campo a força.

mp_1061752

No detalhe, Ken Aston (que viria a ser o criador dos cartões) retirando o argentino dentro de campo

O idealizador dos cartões

image

O inglês Ken Aston já era um árbitro aposentado e que trabalhava na Comissão de Arbitragem da FIFA. Acompanhando o que aconteceu na Copa 66 entre ingleses e argentinos, ele propôs a entidade a adoção de dois cartões com a finalidade de aplicar uma punição de linguagem universal no futebol. Seriam eles, o cartão amarelo (para advertência) e cartão vermelho (Expulsão).

A FIFA acatou a ideia e em 1970, no mundial do México, capacitou os árbitros da competição para punirem os jogadores infratores com o uso dos cartões.

Quando foi aplicado o primeiro cartão amarelo em Copas?

1410817464798_wps_20_Two_Soviet_players_point_

Kurt Tschenscher (ao centro) foi o juiz que aplicou o primeiro cartão amarelo na história

Foi na Copa do Mundo de 1970, no jogo entre México e União Soviética no primeiro minuto do primeiro tempo. O árbitro alemão Kurt Tschenscher advertiu com cartões os jogadores Gustavo Pena (Méx) ,Givili Nodia e Gennadi Logofet (URSS) depois de uma discussão.

E o cartão vermelho?

O cartão vermelho só foi usado pela primeira vez em 1974. O árbitro Turco Dogan Babacan deu o cartão ao jogador chileno Carlos Caszely, durante o jogo entre Chile e Alemanha Ocidental.

Revista turça estampando em sua capa a primeira expulsão em uma Copa

Revista turca estampando em sua capa a primeira expulsão em uma Copa