Postado por - Newton Duarte

Complexo que abrigará sorteio da Copa é inaugurado

Complexo multiuso que abrigará sorteio da Copa do Mundo é inaugurado; conheça

Local exato do sorteio é que ainda não está definido. Não se sabe se será na própria Arena Costa do Sauipe ou nas três estruturas provisórias


Quando as bolinhas brancas começarem a girar no globo, mais de 2 bilhões de pessoas no mundo inteiro vão parar o que estiverem fazendo. De olho na TV, suas atenções se voltarão para o sorteio oficial das chaves para a Copa do Mundo de 2014, no dia 6 de dezembro. Parte do complexo multiuso que vai abrigar o evento foi inaugurado ontem, em Costa do Sauipe, no Litoral Norte.

É por isso que, para a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL), os cinco mil espectadores que estarão no espaço, batizado de Arena Costa do Sauipe, que custou R$ 14 milhões à iniciativa privada, serão “privilegiados”. Afinal de contas, pela primeira vez, um sorteio de Copa do Mundo acontecerá em um resort.

“Essa natureza exuberante que vocês têm aqui e a estrutura hoteleira fazem toda a diferença. Vai ser sensacional”, disse Ricardo Trade, diretor do COL, ressaltando que o evento será mais que um sorteio de grupos. “Será uma semana de atividades. Imaginem três mil pessoas no mesmo complexo, com praias maravilhosas, o aeroporto aqui do lado, em uma área extremamente segura. O mundo vai adorar”, acredita.

O local exato do sorteio é que ainda não está definido. Não se sabe se será na própria Arena Costa do Sauipe ou nas três estruturas provisórias que, daqui a 15 dias, começarão a ser construídas para compor o complexo. Apesar dos 5.125 m² de área construída, capacidade para 3 mil pessoas sentadas e 6 mil em pé, a Arena parece não ter tamanho suficiente pro sorteio.

“O evento do sorteio será para 5 mil pessoas. Então, a tendência é que seja na tenda principal, erguida em breve”, disse o titular da Secopa, Ney Campello. As obras das três tendas provisórias, que terão os custos divididos entre Fifa, Previ (acionista do complexo) e o governo da Bahia, devem ser iniciadas em setembro e concluídas em 45 a 60 dias. Segundo o COL, o local do sorteio será definido na semana que vem.

Ao que parece, muito mais que visar a Copa, a Arena Costa do Sauipe busca posicionar o complexo hoteleiro como um dos principais destinos corporativos no país. “Isso era uma lacuna. Agora, grandes eventos, como o do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) já estão confirmados”, destacou Guilherme Martini, diretor-presidente da Costa do Sauipe.

Ao menos a Fifa confirmou que a Arena vai abrigar o centro de mídia durante a Copa. “Já são mais de 3 mil pedidos de jornalistas do mundo inteiro. Precisa ser um local grande e aqui é o ideal. Isso já está fechado”, confirmou Fulvio Danilas, diretor do escritório da Fifa no Brasil.

Antes do sorteio, é preciso esperar até 20 de novembro, dia dos últimos jogos das eliminatórias para a Copa. Só aí saberemos as 32 seleções que terão seus nomes escritos nas bolinhas brancas.


Fonte: Alexandre Lyrio – Correio*

Foto: Divulgação/Reprodução