Postado por - Newton Duarte

Conexão Sul: Em busca de dias melhores

Em busca de dias melhores, Bahia faz três jogos no Sul em dez dias

Tricolor vai encarar Atlético-PR e Grêmio pelo Brasileirão, enquanto o duelo diante do Internacional é pela Sul-Americana

Não há tempo para lamentar. Em 18º na tabela do Brasileirão, o Bahia terá de buscar, distante de casa, a recuperação no campeonato. Serão dez dias na região Sul do país.

Nesse período, o tricolor fará três jogos, sendo dois pela Série A nos próximos dois finais de semana, diante de Atlético Paranaense e Grêmio, e entre eles um quarta-feira, contra o Internacional, na estreia da Copa Sul-Americana.

A primeira batalha, domingo, às 18h30, contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, tem um clima dramático para o Esquadrão. Isso porque os seus dois rivais abaixo na classificação, Vitória e Palmeiras, jogam em casa nas próximas duas rodadas. Em caso de mau resultado, a chance de segurar a lanterna é grande.

Depois do empate em 0x0 com o Criciúma, quarta, o técnico Gilson Kleina sabe da responsabilidade que terá pela frente. "São três jogos fora. Temos que pensar em um de cada vez. Primeiro temos o Atlético Paranaense. Eles perderam e virão com tudo para cima da gente. É um time que tem jogadores rápidos. Temos que neutralizar suas qualidades e fazer valer nossos pontos fortes", diz o comandante.

O Atlético foi derrotado pelo Santos por 2x0, na Vila Belmiro. Em 9º lugar, a equipe ainda jogará com portões fechados devido a uma punição pela briga de torcedores no jogo contra o Vasco, na última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado.

Quando joga fora dos seus domínios, o Bahia, surpreendentemente, tem um desempenho melhor do que quando atua como mandante. Se dentro de casa o aproveitamento é de 29%, fora aumenta um pouco: 33%. Foram sete confrontos como visitante, com uma vitória, quatro empates e duas derrotas.

Fahel e Pará - Para enfrentar o time paranaense, o Bahia terá a volta de dois jogadores considerados titulares. O volante Fahel, que cumpriu suspensão pelo terceiro amarelo, disputa posição com Uelliton. Já o lateral-esquerdo Pará, campeão do Torneio Internacional de Cotif, na Espanha, com a seleção brasileira sub-20, se reapresenta hoje pela manhã no Fazendão e pode embarcar para o Rio Grande do Sul junto com o elenco, à tarde. O meia Lincoln, em fase final de recuperação de uma lesão no joelho, está vetado.