Postado por - Newton Duarte

Confiante em sair do Z-4, Guilherme comemora salários quitados

Guilherme mostra confiança em sair do Z-4 e comemora salários quitados

Após cumprir suspensão na última rodada, lateral deve ser titular contra o Palmeiras

O momento é delicado. Há sete jogos sem vencer (seis pela Série A e um pela Copa Sul-Americana), o Bahia amarga a penúltima colocação do Campeonato Brasileiro, com apenas 30 pontos. A cada jogo, a cada derrota, o fantasma do rebaixamento bate à porta com cada vez mais força. O último triunfo do Tricolor no certame nacional, o 2 a 1 sobre o Flamengo, na Arena Fonte Nova, aconteceu no dia 28 de setembro, há exato um mês.

Para chegar aos 45 pontos, considerado o número mágico para escapar do rebaixamento, o Bahia precisa vencer cinco dos sete últimos jogos que restam para o fim da Série A. A situação é complicada, mas é preciso manter a esperança até o fim, como defende o lateral Guilherme Santos.

- Quando você está em uma situação desconfortável, isso atrapalha permanecer na Série A. Estando em uma zona de desconforto, atrapalha o psicológico no dia a dia do trabalho, e isso acaba deixando uma situação difícil de mudar. A gente tem que olhar para a tabela e ver que ainda faltam jogos. Temos que saber que, até a última chance, não podemos desperdiçar. Tem que encarar esse jogo como mais uma final, porque vai ser guerra até o fim. Essa zona de desconforto gera problema, desconfiança, mas o grupo vai se preparar para agarrar com unhas e dentes – afirma.

Guilherme Santos participa de treinamento do Bahia (Foto: Jayme Brandão/ Divulgação/ EC Bahia)

Após cumprir suspensão na derrota para o Internacional, no último final de semana, Guilherme Santos deve reaparecer no time titular para o duelo contra o Palmeiras, marcado para este domingo, às 19h (horário de Salvador), na Arena Fonte Nova. Autor de um gol no empate diante do Atlético-MG, o lateral tricolor reitera o discurso confiante e relembra momentos complicados pelos quais passou durante a carreira.

- Eu sempre acreditei em tudo o que eu fiz. Mesmo não estando num momento bom, é passando confiança que podemos mudar. Se ficar esperando circo, palhaço, não vai vir ninguém aqui para alegrar a gente. Todo dia eu acordo e sei que tenho que trabalhar. A confiança vem desse jeito. Já passei por várias coisas que só eu pude mudar. Foi assim que a minha confiança mudou.

Na semana em que se prepara para mais uma decisão no Brasileiro, dessa vez contra o Palmeiras, o elenco tricolor recebeu uma boa notícia: os salários atrasados foram quitados pela diretoria do clube. Guilherme ainda não conferiu o seu extrato bancário, mas comemorou. Para ele, embora a situação não interfira no desempenho dos atletas dentro de campo, estar com os vencimentos em dia é menos um problema com que se preocupar em um momento tão complicado.

- É muito favorável. Todo trabalhador tem seus compromissos do mês para cumprir. Eu não vi ainda, não falei com meu gerente, mas vou dar uma olhadinha, e, se tiver sido pago, graças a Deus. Se eles falaram e cumpriram, isso vai ajudar. É claro que, quando o juiz apita, a gente esquece. Não tem como chegar no jogo e lembrar do salário que falta. Você tem que esquecer aquilo e lembrar depois do jogo. Ajuda bastante. Mas a gente não pode pensar só no salário. O Bahia é maior que isso. O Bahia permanecer na Série A é mais importante que o nosso salário e para o nosso currículo – finaliza o jogador.