Postado por - Heitor Montes

Confira bons motivos para escalar Zé Rafael no seu time no Cartola FC

Titular absoluto do Bahia no Campeonato Brasileiro, Zé Rafael tem agradado torcedores do Tricolor e também de outros times. Isso porque o meia é um dos principais jogadores do Cartola FC. Além de ser o maior pontuador do Esquadrão, entrou na seleção do primeiro turno do game, com média de 6,55 por jogo, e foi o mito da rodada #4, com 21,10 pontos.

Quem acompanha o Cartola FC sabe que boas exibições dentro de campo nem sempre garantem uma pontuação alta no jogo. A relação “atuação x pontuação”, inclusive, já foi alvo de críticas de Zé Rafael, que no início do campeonato revelou ser mais um dos milhões de cartoleiros.

- Acho que às vezes desvaloriza muito o trabalho nosso. Sei que tem muita gente que joga e que acha divertido, mas acho que para nós é até insatisfatório às vezes, porque você dá o seu máximo no jogo e acaba pontuando de forma negativa. Isso faz parte da composição do jogo, e a gente tem que entender isso – disse o meia após ser o maior pontuador da rodada #4.

As boas pontuações de Zé Rafael, no entanto, não são por acaso. O meia acumula ótimos números em fundamentos cruciais para o jogo, como roubadas de bola e faltas sofridas. Esses números compensam até a falta de gols do jogador, que marcou apenas uma vez nas 20 rodadas que esteve em campo. Sem mais conversa, separamos quatro motivos para você escalar o meia e mitar nas próximas rodadas.

Faltas sofridas

Esse é o critério de avaliação em que Zé Rafael mais se destaca. Com 59 faltas sofridas, o meia foi o segundo jogador mais caçado no primeiro turno, perdendo apenas para Lucca, da Ponte Preta. Cada vez que o jogador é parado com falta, ele soma 0,5 pontos no Cartola FC.

Roubadas de bola

Uma das principais formas de pontuar no game é roubar bolas. Cada RB vale 1,7 pontos, e Zé Rafael vai bem no quesito. Apesar de ser um jogador com características mais ofensivas, o meia encerrou o primeiro turno com 47 bolas roubadas e foi o quinto melhor jogador no quesito.

Finalizações

Tudo bem que Zé Rafael só marcou um gol nesse Brasileirão, mas não podemos dizer que o número baixo seja por falta de tentativas. O jogador é quem mais acerta finalizações no Bahia e o quarto no Brasileirão. Após o encerramento da 21ª rodada, o meia acumula 18 finalizações certas e outras 16 para fora. Cada finalização defendida vale 1,0. Já as finalizações para fora valem 0,7.

Passes certos

Passe certo não vale ponto no game, mas, como cada passe errado custa -0,3 pontos para o jogador, melhor escalar alguém que erre pouco. É o caso de Zé Rafael. Com 505 passes certos até aqui, o meia é o quinto melhor passador do Bahia. Vale destacar que três desses passes foram assistência para gol, critério que representa mais 5,0 pontos na conta do cartoleiro.

Zé Rafael foi o mito da rodada #4 do Cartola (Foto: Globoesporte.com) Zé Rafael foi o mito da rodada #4 do Cartola (Foto: Globoesporte.com)

Fonte: Globo Esporte