Postado por - Heitor Montes

Confira os pontos fortes e fracos do Bahia, que irá disputar as semifinais do Baianão

Neste sábado (17), o Bahia irá enfrentar o Juazeirense, em Juazeiro, pela primeira partida das semifinais do Campeonato Baiano. O Tricolor busca conquistar seu 47º título estadual.

O Bahia teve um início ruim, mas cresceu ao longo da competição e chegou a disputar a liderança da primeira fase com o rival Vitória. Porém, o desempenho da equipe está abaixo do que se esperava e o treinador Guto Ferreira vem sendo alvo de muitas críticas da torcida. Confira abaixo os pontos fortes e fracos do Tricolor nesta fase final de estadual:

Pontos fortes

Elenco
O Tricolor conseguiu manter uma boa base do time campeão da Copa do Nordeste em 2017. O quarteto ofensivo com Allione, Régis, Zé Rafael e Edigar Junio se destacou na última temporada e mostra a força do elenco do Bahia. A torcida espera que estes jogadores voltem à boa forma neste final de Campeonato Baiano e também na Copa do Nordeste.

Folga na tabela
Por conta do título da Copa do Nordeste no ano passado, o Bahia conseguiu o direito de entrar na Copa do Brasil deste ano apenas nas oitavas de final. Com isso, o Tricolor consegue ter um calendário mais folgado e tem mais tempo para treinamentos, diferente do rival Vitória, por exemplo. No início da temporada, o treinador Guto Ferreira reclamou da grande sequência de jogos, mas agora o calendário da equipe está mais folgado.

Bola parada
A principal arma ofensiva tricolor. Dos 25 gols do Bahia neste ano, dez saíram de bola parada, o que corresponde a 40%. Dois dos gols foram de pênalti, marcados por Vinícius, dois de faltas diretas, marcados por Zé Rafael, além de outros surgidos em escanteios e faltas laterais. Um dos gols saiu após uma cobrança de lateral na área. Léo jogou a bola na área e Júnior Gaúcho, do Juazeirense, marcou gol contra.

Pontos fracos

Time engessado
Uma das principais críticas que se faz ao Bahia é a falta de repertório para conseguir furar a defesa adversária. Exceto em algumas partidas, como Jequié e Vitória da Conquista, o Tricolor tem dificuldades para criar chances de gols após tabelas e infiltrações. Isso pode explicar também o alto número de gols de bola parada. Na derrota para o Náutico em Recife pela Copa do Nordeste, o Bahia não conseguiu achar espaços na defesa alvirrubra e apelou para os cruzamentos na área, que não deram certo.

Má fase dos jogadores
Jogadores importantes do Bahia não estão em grande fase. Destaque tricolor na reta final do Brasileirão de 2017, Edigar Junio não vem tendo grandes atuações nesta temporada. Régis e Allione, importantes para a criação de jogadas, também não vêm empolgando, assim como atacante Kayke, que chegou para ser o homem-gol da equipe. Outro jogador que não tem rendido o que se espera é o zagueiro Tiago, que falhou em lances importantes que renderam gols a adversários.

Pressão
Com o início de temporada ruim, os torcedores vem criticando bastante a equipe durante as partidas e as vaias se tornaram comuns nas partidas na Arena Fonte Nova. Mesmo em triunfos, como contra o Atlântico, as más atuações não vêm convencendo a torcida. Desde o seu retorno, Guto Ferreira diz que precisa reconquista a confiança da torcida. A pressão por bons resultados e boas atuações pode atrapalhar o Tricolor, principalmente se a equipe não vencer em Juazeiro.