Postado por - Heitor Montes

Conheça cinco curiosidades sobre Talisca, cria do Bahia que chegou à Seleção

Nesta segunda-feira (12), o meia-atacante Anderson Talisca foi uma das surpresas da convocação de Tite para a Seleção Brasileira que faz dois amistosos contra Rússia e Alemanha no final de março.

Nascido em Feira de Santana, o jogador de 24 anos é cria da base do Bahia, e em 2014, foi vendido ao Benfica por R$ 12,4 milhões. Desde 2016, Talisca está Besiktas por empréstimo.

O site Globo Esporte juntou cinco curiosidades com o novo nome da Seleção Brasileira.

Quase mascote

Cristóvão Borges, ex-treinador do Bahia (Foto: Jayme Brandão/Divulgação/EC Bahia) Mascote do Bahia na Arena Fonte Nova (Foto: Will Vieira/Acervo pessoal)

Em 2009, aos 15 anos, Anderson Talisca chegou ao Bahia, onde ganhou o seu apelido por conta do corpo franzino. Quando o Tricolor subiu à Série A em 2011, o clube procurou um jogador das categorias de base para usar a fantasia do mascote nos jogos. Talisca foi a primeira opção, mas não coube na roupa confeccionada.

Em 2012, o lateral Railan, colega de Talisca na base e atualmente no Red Bull Brasil, falou sobre a situação:

Foi em 2011 que tudo começou. Precisavam que alguém da base se vestisse de Super-Homem e pegaram eu e o Anderson Talisca para experimentar a roupa. Era para ser ele, mas a fantasia ficou grande. Quando vesti, ela ficou certinha em mim. Depois me perguntaram se eu sabia fazer alguma patacoada. Comecei a dançar e balançar para os lados. Deu certo, saí no filme do Bahia e já tenho história para contar

Vaias e marra

Em 2013, Talisca foi promovido ao elenco profissional, mas, mesmo badalado na base, não conseguiu convencer a torcida e foi vaiado em algumas partidas na Arena Fonte Nova. A reação não foi apenas por conta das más atuações, mas também por conta da fama de marrento do jogador.

Talisca falou em 2014:

Eu estava sendo criticado por uma coisa que nunca fui. Quem me conhece sabe. Não sou marrento, mas não quero ser mais um no futebol. Quero fazer diferente. Faço sempre querendo acertar o melhor. Nunca fui de abaixar cabeça para ninguém. Quando tenho metas, procuro alcançar. Não tenho medo e faço tentando acertar. (...) Hoje em dia jogador de futebol faz tudo igual. A mesma coisa. Eu quero diferente, cara

Porém, logo depois, Talisca se tornou queridinho da torcida, que até hoje manda mensagens nas redes sociais do jogador com a hashtag #BBMP, que significa "Bora Bahêa Minha Porra".

Profecia de Cristóvão Borges

Cristóvão Borges, ex-treinador do Bahia (Foto: Jayme Brandão/Divulgação/EC Bahia)Cristóvão Borges, ex-treinador do Bahia (Foto: Jayme Brandão/Divulgação/EC Bahia)

Talisca disputou o seu primeiro Campeonato Brasileiro em 2013, e sob o comando do treinador Cristóvão Borges, atuou com regularidade na competição. No início, o jogador ainda não havia correspondido às expectativas por conta do seu destaque na base. Porém, o técnico pediu paciência e fez uma profecia após uma fraca partida do jogador contra a Portuguesa:

Eu já falei algumas vezes e vou repetir: não só com o Talisca, mas com outros jovens, nós temos que compreender e entender que nessa idade é natural essa alternância de performance. Ele é um jogador de Seleção. Ele vai jogar o que todo mundo sabe e espera que ele jogue, é só ter paciência

Logo no ano seguinte, o jogador recebeu a sua primeira convocação para a Seleção, substituindo Lucas, cortado após lesão, nos amistosos contra Turquia e Áustria. Porém, Dunga não o colocou em campo em nenhum dos dois jogos. Convocado novamente quatro anos depois, o jogador poderá estrear com a camisa da Seleção.

No ano seguinte, Talisca foi convocado pela primeira vez. Chamado por Dunga, ele substituiu Lucas Moura, cortado por lesão, nos amistosos contra Turquia e Áustria. Ele não atuou em nenhum dos dois jogos. Quatro anos depois, ele volta a compor a lista da Seleção, e agora tem a chance de estrear com a camisa amarela.

Pedido de casamento em festa do Baianão

Pedido de casamento de Talisca from Torcidabahia.com on Vimeo.

Destaque do Campeonato Baiano em 2014, Talisca levou o Bahia ao título estadual sendo escalado muitas vezes como o "falso nove" da equipe.

Escolhido como melhor jogador do torneio na festa de encerramento da competição, o jogador surpreendeu a todos no discurso de agradecimento, quando pediu a sua namorada, Anna Paula, em casamento.

Na época, o jogador afirmou:

Eu já planejava isso, mas ela não sabia de nada. Hoje foi só o pedido, depois entrego as alianças

Em 2016, o casal teve a primeira filha, Laura.

Jogador-cartola

Talisca cria clube de futebol na Bahia from Torcidabahia.com on Vimeo.

Em 2016, Anderson Talisca se tornou cartola ao fundar o Esporte Clube Olímpia, sediado no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

Em 2017, o jogador declarou:

Meu objetivo como presidente e dono do Esporte Clube Olímpia é revelar jogadores, revelar talentos, não só do Nordeste, da Bahia inteira, mas do Brasil também

O jogador pretendia preparar a equipe para disputar a segunda divisão do Campeonato Baiano. Porém, Talisca anunciou uma pausa nas atividades do Olímpia no início deste ano.

Ficamos todos sentidos com essa parada momentânea. Isso foi necessário porque preciso cumprir com obrigações previstas em cláusulas contratuais que influenciam diretamente no meu futuro como atleta de futebol. Meu sonho de ajudar a formar jovens atletas e cidadãos de bem permanece. Um dia vou realizá-lo. Ainda não foi dessa vez, porque tive que priorizar a minha carreira que, Graças a Deus, tem evoluído constantemente. Sou jovem e sei que tenho muito tempo de fazer todos os meus sonhos se tornarem realidade. Só tenho a agradecer todos os profissionais e atletas que vestiram a nossa camisa com tanto carinho e empenho, em especial ao meu amigo de tantos anos Ivan Conceição, que comandou o nosso departamento de futebol com extrema competência durante esse ano de atividade.