Postado por - Newton Duarte

Conheça o clube em que o torcedor é quem manda

Inovação: Doze Futebol Clube, o clube em que o torcedor é quem manda!

Sócio-torcedor? Nada disso! Doze FC já conta com mais de 100 sócios-diretores, os responsáveis por definir contratações e dispensas. O poder no clube capixaba é do torcedor

Doze debutará no futebol em 28 de fevereiro, pela Segundona do Capixaba (Foto: Divulgação)

Qual torcedor já não teve o desejo de agir como um dirigente, determinando dispensas e contratações do seu time? Tal poder, antes restrito, por exemplo, a diretores de futebol ou visto em jogos de computador agora é acessível para o torcedor de arquibancada. O clube que possibilita tal novidade é o Doze FC, que debutará no futebol disputado a Segunda Divisão do Campeonato Capixaba deste ano e tem a audaciosa meta de ser o principal clube do futebol brasileiro. Como o nome dá a entender, é o torcedor, como 12 jogador, que terá o poder das decisões.

A ideia que culminou com a criação do Doze surgiu em 2012, quando o carioca e vascaíno Israel Levi, idealizador, criador e CEO do clube começou a pensar em como poderia auxiliar o Vasco a superar os problemas de gestão que enfrentava na época e contribuíram, no ano seguinte, com a queda do time à Série B do Campeonato Brasileiro

– O novo rebaixamento foi como a motivação que me faltava para concluir o estudo. Pensei até em abandonar o futebol, mas queria ajudar o Vasco com um projeto de gestão. Fiz como um trabalho acadêmico, mesmo não sendo da minha área – disse Israel, que trabalha na Petrobras e mora em Belo Horizonte, ao LANCE!Net.

– Qual é o poder máximo que você dá a uma pessoa? O de decidir. Criei o conceito de crowdmanaging, que significa multidão gerenciando, pois no Doze não existe a figura do cartola, do especialista. Todos decidem. A multidão gera decisões mais assertivas que o especialista. É o compartilhamento do poder. Não pude levar a ideia ao Vasco, mas esse estudo será detalhado no livro que lançaremos após o Doze estrear no Estadual, em 28 de fevereiro – completou Israel ao citar o jogo contra o Cachoeiro, no Estádio Moreira Rabelo, em Cachoeiro de Itapemirim. O Doze mandará seus jogos no Estádio Salvador Costa, em Vitória.

O livro citado será apenas o primeiro, pois o plano é lançar um volume a cada objetivo alcançado. O volume 2 será comercializado quando o Doze for campeão estadual na elite capixaba, o terceiro virá após um título brasileiro e o quarto após uma conquista sul-americana, assim como destacou Israel.

Tudo que diz respeito ao time é mantido em sigilo, até mesmo o nome do técnico que será contratado. O certo é que o grupo contará com jogadores que jamais seriam cogitados no Espírito Santo. No dia 31 deste mês, haverá uma grande festa para a apresentação do elenco e dos uniformes do Doze. Acontecerá até um "Jogo das Estrelas" para promover o clube.

Esse é o Doze FC, o caçula do futebol capixaba e clube que promete revolucionar a gestão do futebol.

ENTENDA O DOZE FC

OS SÓCIOS-DIRETORES

O Doze tem sócios-diretores. Eles contribuem com determinado valor (não revelado) por mês e são os diretores de futebol do clube, aprovando possíveis contratações, dispensas de jogadores e integrantes da comissão técnica. Já são mais de 100 sócios-diretores.

......................

AS CONTRATAÇÕES

Existe um trabalho de campo, uma pesquisa de mercado. Os nomes selecionados são levados aos sócios-diretores, que aprovam, por ordem de preferência, os alvos.

......................

O TÉCNICO É QUEM ESCALA!

A escalação cabe apenas ao técnico, que terá tempo para trabalhar, mas também será avaliado pelos sócios-diretores.

RESORT DE LUXO E CT DE ALTO NÍVEL À DISPOSIÇÃO

CT anexo ao resort foi construído para o período de treinamentos da Copa (Foto: Divulgação)

Um dos parceiros do Doze garantirá uma estrutura de alto nível para o elenco. Os jogadores treinarão e ficarão alojados no luxuoso Hotel Fazenda China Park, localizado em Domingos Martins, na Região Serrana do Espírito Santo.

O CT que será utilizado pelo clube foi idealizado como opção de treinamento para a Copa de 2014. Austrália e Camarões escolheram o Espírito Santo, mas optaram por outras cidades. São dois campos (oficial e society), academia, vestiários, alojamentos e auditório. Todas as instalações são modernas.

– Os jogadores serão como hóspedes do hotel e ainda terão o CT. Tudo da melhor qualidade – garantiu Israel Levi, CEO do Doze.

SÍMBOLO NO ESCUDO TEM LIGAÇÃO COM A PROPOSTA DO CLUBE

Nada é por acaso no inovador Doze. O escudo do clube, além de contar com o número 12, conta com um animal de símbolo, um pássaro. Mas não é um pássaro específico e sim um pássaro que representa todas as aves migratórias e que vivem em grupo. Frágeis fisicamente, essas aves vencem grandes distâncias, deixando até mesmo um continente com destino a outro e sempre em grupo. A forma aerodinâmica de voo dessas aves – em "V" – as favorece. Sempre há um pássaro que toma a liderança do grupo, sofrendo maior resistência do vento, mas há um revezamento. Não existe, neste caso, um líder. São vários líderes, assim como no caso do Doze.

– Um estudo de uma universidade francesa destacou que o formato de voo das aves migratórias reduz em 70% o gasto de energia, o que é fantástico. O nosso símbolo representa essas aves que vivem em grupo. Não é uma águia, por exemplo, que é um animal de ataque e que vive sozinha. A nossa preocupação foi encontrar um animal que mostrasse a nossa ideia. E os pássaros migratórios são perfeitos – destacou Israel.

A SEGUNDONA CAPIXABA

APENAS SETE TIMES LUTARÃO POR DUAS VAGAS

A escolha do Espírito Santo como sede para o Doze FC pode ser explicada pelo número de rivais que o time terá para tentar o acesso: apenas seis. Os sete times lutarão por duas vagas no Capixaba-2016.

Além do Doze, a Segundona terá as presenças de Vilavelhense, GEL, Tupy-ES, Espírito Santo F.C, Cachoeiro e Esse. O Serra – cinco vezes campeão estadual –, desistiu por dificuldades financeiras.

Na primeira fase, os times se enfrentam em dois turnos. Os quatro melhores avançam para um quadrangular semifinal, disputado novamente em dois turnos. Os dois melhores garantem o acesso.