Postado por - Newton Duarte

Conheça os candidatos á Presidência do Bahia

Com surpresas, oito confirmam candidatura para eleições no Tricolor

Antonio Tillemont, Binha de São Caetano, Marcelo Sant’Ana, Marco Costa, Nelsival Menezes, Olavo Fonseca Filho, Ronei Carvalho e Rui Cordeiro concorrem no pleito

Oito candidatos confirmaram nesta segunda-feira participação nas eleições do Bahia, marcadas para o dia 13 de dezembro. Antonio Tillemont, Flávio Alexandre (Binha de São Caetano), Marcelo Sant’Ana, Marco Costa, Nelsival Menezes, Olavo Fonseca Filho, Ronei Carvalho e Rui Cordeiro entregaram a documentação necessária para concorrer ao pleito que elegerá o novo presidente do clube.

Eleição para o cargo de presidente do Bahia está marcada para dezembro (Foto: Raphael Carneiro)

O ex-jogador João Marcelo, que chegou a anunciar a pré-candidatura, não apareceu no Fazendão para se apresentar como candidato e está fora da disputa. Pedro Henriques, pré-candidato que representava o grupo de torcedores Revolução Tricolor uniu forças Marcelo Sant’Ana.

A comissão eleitoral do Bahia, presidida pelo advogado Milton Jordão, ainda analisa os documentos dos candidatos. Um parecer sobre a situação de cada um deve ser divulgado nesta terça-feira.

ANTONIO TILLEMONT

Sócio da Antoniu’s, empresa que administra a carreira de vários atletas, e radialista, Antônio Tillemont concorreu nas eleições do ano passado e foi derrotado por Fernando Schmidt, atual presidente do clube. Foi o primeiro a lançar pré-candidatura para o pleito de dezembro.

FLÁVIO ALEXANDRE

Famoso pelo fanatismo tricolor, Flávio Alexandre é mais conhecido pelo nome de Binha do São Caetano. Trabalhou como instrumentador industrial em empresas do Pólo Petroquímico de Camaçari e da Marinha Mercante.

MARCELO SANT'ANA

Jornalista, repórter especial e colunista do jornal Correio*, Marcelo Sant'Ana se lançou como candidato na última semana. Conta com o apoio do grupo de torcedores Revolução Tricolor, que retirou a pré-candidatura do advogado Pedro Henriques.

MARCO COSTA

Marco Costa é responsável pelo setor de Relações Internacionais e Esportiva da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa (Secopa), pasta que será extinta no final deste ano. Faz parte do grupo político intitulado “Nova Ordem Tricolor”.

NELSIVAL MENEZES

Tenente-coronel da Polícia Militar, Nelsival Menezes é graduado em educação física e foi preparador físico do Bahia na década de 1970, durante a conquista do heptacampeonato estadual. Foi professor da Universidade Católica do Salvador (Ucsal).

OLAVO FONSECA FILHO

Olavo Fonseca Filho é engenheiro civil formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e presidente do Grupo Sonar. Conta com o apoio da Associação Bahia Livre (ABL). Tem como vice-presidente na chapa o atual líder do conselho deliberativo do Bahia, Fernando Jorge.

RONEI CARVALHO

Presidente da torcida organizada Terror Tricolor, Ronei Carvalho, lançou a pré-candidatura no fim de semana da partida entre Bahia e Corinthians. Se espelha em Andrés Sanchez, que atuou na organizada Camisa 12 e foi mandatário do Corinthians entre 2007 e 2011

RUI CORDEIRO

Engenheiro e empresário, Rui Cordeiro participou da eleição do ano passado e foi derrotado por Fernando Schmidt, atual presidente do clube. Está ligado ao Bahia desde cedo. Aos 21 anos, já frequentava reuniões da diretoria como ouvinte. Realizou trabalhos na sede de praia do clube.