Postado por - Newton Duarte

Conselho Deliberativo: Adesão ou Autonomia?

Encontro definirá mesa da diretoria do Conselho Deliberativo

Remuneração do presidente e vice também será discutida em reunião

O processo eleitoral no Bahia não acabou após a escolha de Marcelo Sant'Ana como novo presidente. Nesta terça-feira, 23, os 100 conselheiros do clube, nomeados na última quarta, escolherão a mesa diretoria do Conselho Deliberativo. O pleito será no auditório do Centro Empresarial Iguatemi, a partir das 18h30.

Além disso, eles definirão "a fixação da remuneração e do regime de dedicação exclusiva do Presidente e do Vice-Presidente da Diretoria Executiva" e vão "apreciar proposta da Diretoria Executiva para emissão de novos títulos patrimoniais, bem como os respectivos valores da joia e mensalidade a serem pagas pelos sócios", informou o clube no edital de convocação publicado no site oficial. Dos 100 conselheiros, 46 são da situação e 48 da oposição. Seis não definiram.

A mesa é composta pelos cargos de presidente, vice-presidente e secretário-geral do Conselho Deliberativo. A tendência, sugerida pela maioria, é que os três cargos se dividam entre as três chapas mais votadas na eleição: Revolução Tricolor (RT), com 29 conselheiros, Integridade Tricolor (28) e A Voz do Campeão (20).

A Integridade Tricolor, no entanto, acredita que a RT não deve ter representantes na mesa, já que conseguiram a diretoria executiva (com Sant'Ana e Pedro Henriques), além da maioria dos cargos no Conselho Fiscal. Já a Voz do Campeão entende a divisão é justa, mas o presidente deve vir de outro grupo que não a RT.

Pela RT, o nome do candidato à presidência é Leonardo Vieira. Pela Integridade, o indicado é Henrique De La Torre. Já a Voz indicou dois nomes para a mesa, sem distinguir cargos: Marcus Verhine e André Joazeiro.

A última mesa era composta por Fernando Jorge (candidato a vice-presidente neste ano pela Voz do Campeão) como presidente, Jorge Maia (reeleito conselheiro pela Voz) como vice-presidente e Leandro Fernandes (reeleito pela Revolução) como secretário-geral.