Postado por - Newton Duarte

Conselho Deliberativo instaurou inquérito e criou comissão

Segunda Reunião do Conselho Deliberativo

Órgão instaurou inquérito e criou comissão


Deixando claro que agora será um órgão atuante, o Conselho Deliberativo do Bahia voltou a se reunir neste sábado (28), uma semana depois do primeiro encontro, quando formou a sua mesa diretoria e definiu uma série de medidas importantes para o clube.

Treze conselheiros justificaram suas ausências, enquanto o sócio Lucas Sanches – que era suplente – assumiu a vaga de Miguel Kertzman, que aceitou cargo na diretoria como novo superintendente da base.

Dando prosseguimento aos itens da pauta que haviam ficado pendentes, o diretor administrativo-financeiro Reub Celestino apresentou relatório da auditoria encomendada pela Justiça, durante o período da intervenção, e foi autorizada a realização de medidas cabíveis.

Além disso, o Conselho decidiu instaurar um inquérito para apuração de responsabilidade e de infração praticada por sócios no exercício da gestão passada do clube.

Também foi aprovada uma comissão para elaborar uma política de transparência sob a supervisão da Ouvidoria do Clube, com aplicação, no que couber, da lei federal nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), mediante instituição de regulamento próprio.

Foram escolhidos por unanimidade os seguintes nomes: Saul Quadros, Julio Travessa, Moacir Reis, Ney Castro, Diego Cabús, Adeilson Amâncio e Arx Thadeu.

Foi determinado que a comissão de regimento interno também fique responsável pela eleição dos membros do Conselho Fiscal.

Na parte “o que ocorrer” do encontro, o conselheiro Fernando Correia propôes que os ingressos pertencentes ao Bahia em caráter de cortesia sejam sorteados pela diretoria executiva para os sócios do clube devidamente em dia.

O conselheiro Ivan Carvalho fez proposta referente ao camarote destinado ao Conselho Deliberativo para que seja definido o seu destino.

O conselheiro Pedro Henriques reiterou proposta do conselheiro Tiago Cesar feita na reunião do dia 21 de setembro pela de criação de “trava” para novas associações visando principalmente impedir a reentrada de sócios excluídos e nova associação de sócios inadimplentes que deliberadamente optem por deixar de pagar mensalidades e possam obter novos títulos para gozar dos diretos estatutários.

O conselheiro Roberto Cabús sugeriu uma melhor organização e didática das próximas reuniões a fim de otimizar o tempo.

Os conselheiros Euclides Almeida e Danilo Gentil propuseram que o valor da mensalidade do Conselho retorne ao valor de R$ 40, o que foi aprovado por unanimidade.

A reunião então foi encerrada e marcada uma nova para o dia 19 de outubro, às 9h30.


Fonte e Foto: ECB