Postado por - Newton Duarte

Considerando o returno, Bahia tem apenas a 10ª Campanha; Vicetória é Vice... Lanterna

Dupla Ba-Vi amarga 2º turno frustrante na Série B

Fora do G-4, Bahia tem a 10ª campanha do returno; campeão do 1º turno, Vitória é o vice-lanterna - Foto: Raul Spinassé e Fernando Amorim l Ag. A TARDE

Fora do G-4, Bahia tem a 10ª campanha do returno; campeão do 1º turno, Vitória é o vice-lanterna - Raul Spinassé e Fernando Amorim l Ag. A Tarde

A tabela no final do primeiro turno deixou o torcedor baiano animado. A dupla Ba-Vi vinha de uma série invicta e alcançou a metade da Série B no G-4. Era o cenário perfeito. Mas, passados quatro jogos do returno, o que tem se visto de Tricolor e Rubro-Negro tem colocado a confiança no acesso em xeque.

Especialmente no Barradão. O time comandado por Vágner Mancini chegou à 19ª rodada com a melhor campanha: 37 pontos, com 11 triunfos, quatro empates e quatro derrotas. Vinha de três triunfos seguidos e cinco jogos sem perder. Foi o campeão simbólico do turno.

Nas quatro rodadas seguintes, o Leão conheceu o que é o fundo do poço: perdeu três jogos e empatou um. Vem de duas derrotas seguidas. Com um ponto de 12 disputados, o time que liderou o primeiro turno se tornou o vice-lanterna do returno. Só não é o último por conta do saldo de gols.

A queda drástica de desempenho repercutiu na tabela. Com 38 pontos, o Vitória caiu para 4º,  a quatro pontos do líder Botafogo. E pode piorar: se perder para o Criciúma, na terça-feira, 8, em Santa Catarina, às 19h, o Leão pode cair até para 7º. Basta que Bahia (5º) e Náutico (6º) vençam, respectivamente, Macaé e Ceará por qualquer placar e o América-MG vença o Sampaio Corrêa tirando a diferença de quatro gols de saldo para o Leão.

Tricolor mediano

Se o rival foi da ponta para a lanterna na comparação entre os turnos, o Bahia por sua vez não  tem tantos motivos para se orgulhar. No returno, o Tricolor tem campanha medíocre: está no meio da tabela, em 10º, com cinco pontos.

O time de Sérgio Soares venceu em apenas uma das quatro rodadas, e mesmo assim no sufoco, por 3 a 2, contra o CRB, com um gol nos acréscimos. Empatou dois jogos  e perdeu o mais recente, para o Paraná, por 1 a 0, em Curitiba.

Os 41% de aproveitamento fizeram que o Esquadrão não conseguisse aproveitar a queda dos concorrentes e se manter no G-4. Botafogo, que terminou o turno em 2º, e América-MG, 3º, fizeram apenas seis pontos seis e um pontos, respectivamente, no returno.

O Bahia, que chegou à metade do campeonato em 4º, agora é o 5º. Tem a mesma pontuação do Vitória, mas um triunfo a menos. Se vencer o Macaé, na terça, na Fonte Nova, às 19h, volta ao G-4; se perder, pode cair até para 8º e ser ultrapassado também pelo Santa Cruz, que enfrenta o Paysandu em casa.

Mudanças à vista

Com o returno ruim, Mancini promete mudar no time. "Temos perdido jogadores e os que tem entrado não proporcionaram um conforto tático. Vou ter que mexer na equipe, na estrutura dela", disse após a derrota para o Botafogo, por 2 a 1, sábado, no Barradão.

A principal será forçada: Escudero queixou-se de dores na coxa e não viajou para Criciúma. O atacante Élton continua se recuperando de uma entorse no tornozelo.

No Bahia, o meia Tiago Real, recuperado de dores no joelho, treinou normalmente na tarde deste domingo, 6, no Fazendão e deve ir para o jogo. Soares pode aproveitar a ausência de Zé Roberto, suspenso, para reforçar o meio-campo ou usá-lo no lugar de Souza ou Gustavo.