Postado por - Newton Duarte

Contagem regressiva para o gol mil

Bahia: Hélder, Cristóvão e contagem regressiva para o gol mil

Restam apenas oito gols para o Esquadrão atingir a marca em Brasileiros, coisa que apenas 15 clubes alcançaram

Hélder mira série de vitórias para o Bahia no Brasileirão


De longe, Hélder acertou o pé e iniciou a contagem regressiva para o milésimo gol do Bahia na Série A. Ainda deu tempo de marcar mais um diante do Náutico com a cabeçada de Fernandão. Agora, restam apenas oito gols e 22 rodadas para o Esquadrão se juntar ao grupo de 15 clubes que já alcançaram essa marca histórica. Antes, no entanto, o objetivo é outro: virar o primeiro turno com tranquilidade.

O próprio Hélder destacou após o triunfo de 2x0 sobre o Náutico, ontem, na Fonte Nova. “Queremos fazer, no mínimo, sete pontos nas próximas três partidas”. Nas contas do volante tricolor, são duas vitórias e um empate diante de Portuguesa (fora), Cruzeiro (casa) e Fluminense (fora). Caso o desejo se realize, seria uma pontuação e tanto para o tricolor. Nesta temporada, o clube alcançou um número de pontos que, pelas últimas campanhas desde que voltou à Série A, parecia inatingível.

São 23 pontos em 16 rodadas. Além disso, o tricolor está a quatro pontos do Atlético-PR, atual quarto colocado do Brasileirão. Em 2012, nos 19 jogos do primeiro turno, a equipe fez apenas 17 pontos, com três vitórias, oito empates e oito derrotas. No ano anterior, 20 pontos, com quatro triunfos, oito empates e sete derrotas. Em ambos o Bahia terminou em 16º. A evolução é tanta que, no ano passado, nesta mesma rodada, o time ocupava a 18ª posição, dentro da zona de rebaixamento e a 18 pontos do grupo dos quatro primeiros.

O técnico Cristóvão Borges, um dos responsáveis pelo momento do Bahia, faz questão de valorizar o grupo de jogadores que, mesmo com o momento político conturbado no clube, têm honrado a camisa. “Nossa equipe foi crescendo, amadurecendo no campeonato. A gente vê essa maturidade chegando agora. Já existe naturalmente uma pressão grande para jogar bem, ganhar. Não temos pressa para nada. Vamos tranquilos, pensando, nos organizando jogo a jogo”, afirmou o técnico, na sua tranquilidade característica.

Nesse ritmo, dá para acreditar que o Bahia seguirá sua caminhada sem maiores sustos. Em 16 rodadas, permaneceu entre os dez primeiros em dez, algo que não tinha alcançado em nenhuma rodada em 2011 e 2012. Que venham mais jogos. E que venha o gol 1000.


Fonte: Miro Palma – IBahia

Foto: Mauro Akin Nassor