Postado por - Newton Duarte

Contra a 'Raposa feroz', vale vaga na semifinal e invencibilidade

Há oito jogos sem perder, Bahia encara o Campinense pelas quartas do Nordestão

Lutando por uma vaga nas semifinais da Copa do Nordeste, time de Sérgio Soares vai até a Paraíba enfrentar a Raposa

O momento do Bahia não poderia ser melhor. O tricolor é o primeiro colocado geral no Campeonato Baiano, tem o terceiro melhor ataque do Brasil com  32 gols na temporada, está invicto (assim como Ceará e Salgueiro) na Copa do Nordeste e já não perde uma partida há oito jogos.

No entanto, nada disso será suficiente se o time do técnico Sérgio Soares não redobrar a atenção para o início do mata-mata da Copa do Nordeste. O torneio costuma ser traiçoeiro e apresentar surpresas. O adversário de hoje à noite é um grande exemplo disso.

Contra o Campinense, às 22h, no estádio Amigão, em Campina Grande, o Bahia terá que entrar ligado, já que em 2013, na mesma competição, o clube paraibano surpreendeu os favoritos Sport e Fortaleza e acabou sendo campeão em cima do Asa de Arapiraca.

Foto: Robson Mendes/Correio

“É um adversário duro, de boa qualidade técnica. Em seus domínios, é uma equipe forte. Na Fonte Nova, nos incomodou. Acho que todos que passaram têm condições de avançar. Estamos nessa turma brigando, com todo respeito”, afirmou Sérgio Soares.

Bater o Bahia, no entanto, não tem sido tarefa fácil para nenhum adversário. Na Copa do Nordeste foram seis jogos, três triunfos e três empates, o que rendeu ao tricolor a segunda melhor campanha geral, atrás apenas do rival Vitória. No retrospecto recente, a sequência de oito jogos invicto dá confiança ao grupo.

“A gente vai evoluindo. A cada jogo, a cada trabalho, vamos ajustando. Estamos nos aproximando do que queremos. A equipe está evoluindo bem e os resultados vão aparecendo”, considerou o capitão Titi.

Ainda que não antecipe a escalação que vai a campo contra o Campinense, o técnico Sérgio Soares deverá voltar a utilizar todos os considerados titulares. Poupados contra o Galícia, no último domingo, Tiago Real e Kieza têm retorno praticamente garantido.

Na lateral esquerda, Patric também volta ao time, já que o garoto Carlos, titular na última partida, sequer foi relacionado. Outra novidade é a aparição de Douglas Pires no gol tricolor. O goleiro, inclusive, atuou no empate em 1x1 contra o mesmo Campinense, na última rodada da fase de grupos do torneio, sendo um dos melhores jogadores em campo, apesar de um vacilo no gol levado pelo Esquadrão.

Douglas vai vestir a camisa 1 pelo menos nos dois jogos das quartas de final da Copa do Nordeste, já que o titular Jeanzinho está com a seleção olímpica e só tem retorno previsto para o dia 30 de março.

Demissão

Ainda ontem, a diretoria do Bahia anunciou a demissão do preparador de goleiros, Ricardo Palmeira, que estava no clube desde 2009. Desde a chegada de Eduardo Bahia, que veio para ser uma espécie de coordenador do departamento, a saída de Ricardo já estava sendo cogitada. A decisão teria sido motivada por uma mudança na metodologia de trabalho com todos os goleiros, além de questões financeiras.