Postado por - Newton Duarte

Contra o Criciúma, Bahia inicia sequência que o derrubou no primeiro turno

Bahia encara, nas próximas rodadas, Criciúma, Londrina, Tupi e Brasil de Pelotas No primeiro turno, equipe perdeu as quatro partidas e caiu da 3ª para a 9ª posição

O Bahia tem pela frente, a partir desta sexta-feira, uma sequência dura na Série B, na qual enfrenta três adversários diretos nas próximas quatro rodadas. O primeiro deles é o Criciúma, e o Tricolor precisa somar pontos para seguir firme na briga pelo acesso à elite do futebol nacional – os outros dois são Londrina e Brasil de Pelotas, com um jogo diante do Tupi entre eles. A lembrança dessa mesma sequência no primeiro turno, porém, não é nada agradável: foi exatamente ali que a equipe começou a tropeçar e degringolou na tabela de classificação. O duelo contra o Tigre, que acontece na Arena Fonte Nova, é então uma oportunidade de apagar esse roteiro e escrever uma nova história. A partida está marcada para 19h15 (horário de Brasília).

O Bahia enfrentou o Criciúma no dia 14 de junho, pela 9ª rodada da Segundona. Naquela ocasião, ocupava a 3ª posição na tabela, com 17 pontos, e permaneceu no mesmo lugar após a derrota por 3 a 2, no Heriberto Hulse. O problema mesmo foi a sequência negativa nos jogos seguintes, com derrotas para Londrina, em casa, e Tupi e Brasil de Pelotas, fora. Ao final da 12ª rodada, o Tricolor era o 9º colocado, com os mesmos 17 pontos. O time, então comandado por Doriva, só voltou a triunfar diante do Oeste, na 13ª rodada.

Outra curiosidade é que o Criciúma, ao derrotar o Bahia no primeiro turno, foi a 16 pontos e ficou apenas um atrás do rival. Hoje, baianos e catarinenses têm exatamente o mesmo número de pontos, 40, e estão novamente colados na tabela: o Tricolor é o 6º; o Tigre, o 7º - o Bahia leva vantagem por ter o saldo de gols superior. O confronto, portanto, é de suma importância para ambos.

Exatamente por isso o goleiro Muriel, em entrevista coletiva concedida durante a semana, ressalta a importância de manter o foco nessa partida e diz que, de agora em diante, é preciso encarar cada adversário como se fosse um jogo de mata-mata.

- Confronto direto tem um peso a mais, porque é a oportunidade de ampliar a diferença para os que estão atrás e poder buscar os que estão acima. Mas temos que fazer de cada jogo uma decisão. Tenho como princípio não ficar projetando muito a sequência, porque cada jogo vale três pontos. No último jogo em casa, vencemos e entramos no G-4. Faltam 11 jogos, temos que fazer de cada um deles uma decisão. Como se fosse um mata-mata, para, no final, conseguirmos nosso objetivo, mas tendo em mente que, quanto antes entrar no G-4, melhor – avalia.

Guto Ferreira também destacou a necessidade de somar três pontos diante do Tigre catarinense.

- Mais do nunca, cada jogo do Bahia, cada ponto disputado é muito importante, independente de ser contra A, B ou C. Quando você joga contra um concorrente direto, você impede ele de somar e você soma. Você tende a ter um acréscimo substancial em relação a ele. Todas as partidas são muito importantes. Você erra aqui, tem que corrigir ali. Nós estivemos oito pontos atrás, ninguém achava que ia conseguir chegar, chegamos, batemos na zona de pontuação. Hoje estamos dois pontos abaixo, temos que fazer resultado para voltar. O mais importante é que a última rodada nos glorifique. Já vi equipes que fizeram um campeonato fantástico e, na última rodada, não constavam na zona de classificação. Inclusive equipes que foram campeões no primeiro turno, aquele título simbólico. Adiantou o que se, no momento mais importante, você não está no final da festa? Eu quero estar no final da festa. Com certeza vai ser difícil, mas eu quero estar, e estamos trabalhando muito para isso - avalia.

Com o retorno de Eduardo, que cumpriu suspensão no empate contra o CRB, Guto deve mandar a campo a equipe considerada titular: Muriel; Eduardo, Tiago, Jackson e Moisés; Luiz Antônio, Juninho e Renato Cajá; Allano, Edigar Junio e Hernane.

ESCALAÇÕES
Bahia: Muriel; Eduardo, Tiago, Jackson e Moisés; Luiz Antônio, Juninho e Renato Cajá; Edigar Junio, Allano e Hernane. Técnico: Guto Ferreira.

Criciúma: Luiz; Paulo Cezar, Raphael Silva, Diego Giaretta e Marlon; Barreto, Felipe Guedes, Douglas Moreira e Caique; Roberto e Jheimy Técnico:

DESFALQUES

Bahia: O lateral João Paulo e o volante Gustavo Blanco estão no departamento médico. O atacante Mário se recupera de cirurgia.

PENDURADOS

Bahia: Jackson, Juninho, Hernane, Renato Cajá, Tinga, Éder e Muriel.

RELACIONADOS

GOLEIROS: Anderson, Jean e Muriel
LATERAIS: Eduardo, Moisés e Tinga
ZAGUEIROS: Eder, Jackson, Lucas Fonseca e Tiago
MEIO-CAMPISTAS: Feijão, Juninho, Luiz Antonio, Régis, Renê Júnior e Renato Cajá
ATACANTES: Allano, Edigar Junio, Hernane, Misael, Victor Rangel e Wesley

FICHA TÉCNICA

4-3-3 BAHIA clear-card CRICIUMA CRICIUMA 4-4-2
Muriel GOL GOL Luiz
 Eduardo LAD LAD P. Cezar
Tiago ZAD
ZAD
R. Silva
 Jackson ZAE
ZAE D. Giaretta cartao-amarelo
Moisés LAE LAE Marlon
bolinhaFutebol L. Antônio VOL
VOL
Barreto
Juninho VOL
MEC
D. Moreira
 R. Cajá
Régis
substituicao MEC
MEC
MEC
LAD
substituicao Caique
Ricardinho
Allano
Misael
substituicao ATA
ATA
ATA
Roberto
 E. Junio ATA
ATA
ATA
substituicao F. Guedes
A. Pitbull
clear-card
bolinhaFutebol
Hernane
V. Rangel
substituicao ATA
ATA
ATA
ATA
substituicao Jheimy
H. Paraíba
clear-card
G. Ferreira TEC TEC Roberto Cavalo
RESERVAS
 Anderson GOL GOL Edson
 Jean GOL ZAD Ferron
 Tinga LAD VOL Ruan
 Éder LAD MEC Clayton
 L. Fonseca ZAD MEC A. Maranhão
 Feijão VOL MEC T. Humberto
 R. Junior VOL
 W. Natã ATA
Campeonato Brasileiro Série B - 28ª Rodada
Local :  Fonte Nova
Data :  30/09/2016 Sexta
Horário :  19h15 (Brasilia)
Transmissão :  SporTV (menos BA), Premiere e PFCI (com Thiago Mastroianni e Jorge Allan)
Público : 
Árbitro :  Dyorgines Jose Padovani de Andrade (ES)
Assistentes :  Edson Glicério dos Santos (ES) e Fábio Faustino dos Santos (ES)

Fonte: Ge.com