Postado por - Newton Duarte

Copa do Brasil é mais que 'só uma vaguinha' para a Libertadores

Nada de atalho para Libertadores. Copa do Brasil vale bem mais que uma vaga

AFP PHOTO / Nelson ALMEIDA

Taça do Atlético-MG veio com jogaços, grana, vaga na Libertadores e consagrou timaço - EFE/Paulo Fonseca

A Copa do Brasil ganhou, com o passar dos anos, o slogan não-oficial de "caminho mais rápido para a Libertadores". Sim, a vaga para o torneio continental é um atrativo importante, mas o segundo maior campeonato nacional vai além disso. Nos últimos anos, concorrência, dinheiro, prestígio e a qualidade dos jogos e equipes colocou o mata-mata em um outro patamar.

Confira na lista abaixo por que a Copa do Brasil, que começa nesta quarta (veja a lista completa de jogos aqui), é mais do que um atalho para a Libertadores:

Os atrativos da Copa do Brasil

Julio Cesar Guimaraes/UOL

Força máxima

Há dois anos a Copa do Brasil deixou de excluir quem disputava a Libertadores. Desde 2013, quando o Flamengo levantou a taça contra o Atlético-PR, os times que jogam a competição continental entram no mata-mata nacional a partir das oitavas, dando outro status a quem vence a disputa no fim do ano.

Foto: Julio Cesar Guimaraes/UOL

Buda Mendes/Getty Images

Grandes jogos

Grêmio x Corinthians, com Pato perdendo um pênalti decisivo; Flamengo x Cruzeiro, com Elias marcando no último minuto; Atlético-MG contra Flamengo e Corinthians, virando jogos impossíveis. Alguns dos melhores duelos do futebol brasileiro nos últimos dois anos aconteceram no torneio mata-mata.

Foto: Buda Mendes/Getty Images

Gualter Naves/VIPCOMM

Dinheiro no bolso

Quem vai até o fim da Copa do Brasil tem lucro. As duas últimas finais do torneio estão entre as maiores rendas da história. Cruzeiro x Atlético-MG, em 2014, gerou R$ 7,8 mi. Flamengo x Atlético-PR, em 2013, R4 9,7 mi. As duas só perdem para Atlético-MG x Olimpia, final da Libertadores, com R$ 14,7 mi.

Foto: Gualter Naves/VIPCOMM

Almeida Rocha/Folha Imagem

Esquadrões

Quem dirá que o Corinthians de Ronaldo não foi o melhor time de 2009? E o Santos de Neymar em 2010? E o Atlético-MG de 2014, não briga com o Cruzeiro? Não é sempre, mas muitas vezes a Copa do Brasil forma times que estão pelo menos no mesmo nível do Campeonato Brasileiro, ou às vezes até melhores.

Foto: Almeida Rocha/Folha Imagem

AFP PHOTO / Nelson ALMEIDA

Vaga na Libertadores

Sim, a Copa do Brasil não é só um atalho para a Libertadores, mas também o é. Um time que está no torneio desde o início pode carimbar o passaporte em até 12 jogos. Quem já estava na competição continental e entra nas oitavas pode voltar a brigar pela América depois de oito partidas, contra 38 do Brasileiro.

Foto: AFP PHOTO / Nelson ALMEIDA