Postado por - Newton Duarte

Copa do Brasil Sub-15: Esquadrãozinho estreia dia 16 contra o Flamengo

Com novas regras, Copa Brasil de Futebol Infantil começa dia 15

Tradicional torneio sub-15 que chega à sua 20ª edição e já contou com algumas das principais estrelas do país, aboliu a realização de prorrogação. Confira grupos e tabela

Com novidades nas regras de disputa, a tradicional Copa Brasil de Futebol Infantil, competição sub-15 criada em 1991, começa no próximo dia 15, em Votorantim, cidade vizinha a Sorocaba, no interior paulista. O duelo que abre a 20ª edição do torneio é entre o atual bicampeão São Paulo e o Atlético-MG, no estádio Domênico Paolo Metidieri. A final será no dia 25 de janeiro, domingo.

São Paulo e Corinthians disputaram a final da edição 2014 da Copa Brasil Infantil (Foto: Divulgação / Secom Votorantim)

Os grupos do campeonato foram decididos por sorteio, tendo as quatro grandes equipes paulistas como cabeças-de-chave (confira abaixo os grupos e a tabela completa da primeira fase). Na edição 2015 da Copa Brasil, o Vasco da Gama, que participou do sorteio dos grupos, cedeu sua vaga para o Sport Recife. A equipe de São Januário optou por não participar alegando problemas de reestruturação devido ao período de transição de diretoria.

Sem prorrogação

Na Copa Brasil de Futebol Infantil, as regras do jogo não são iguais às do futebol profissional, mas as partidas são divididas em dois tempos de 30 minutos. Na fase de classificação, as equipes jogam entre si, dentro dos grupos, classificando-se para as quartas de final as duas primeiras colocadas.

A novidade do regulamento da 20ª edição é o fim da prorrogação a partir das quartas de final. Agora, em caso de empate a partir desta fase, as equipes decidem quem prossegue diretamente na cobrança de pênaltis.

– Isso [a prorrogação] causava um desgaste muito grande entre os meninos. Com essa mudança ganha o torcedor que terá um espetáculo com mais qualidade – afirma Carlos Guilherme Dalla Dea, técnico do São Paulo.

A Copa Brasil de Futebol Infantil já contou com a presença de equipes de 18 estados brasileiros, tendo recebido em seus gramados alguns dos então candidatos a estrelas do futebol brasileiro, como Neymar, Robinho, Alex (ex-Coritiba), Alexandre Pato, Denílson, Everton Ribeiro, Jô e o goleiro Rafael (Napoli-ITA).

Confira a tabela dos jogos: