Postado por - Newton Duarte

Copa do Brasil Sub-17: 17 promessas a serem observadas

17 talentos da Copa do Brasil Sub-17: veja promessa do seu time

Nicolas Careca é certeza de gols no Grêmio

Mal surgiu e a Copa do Brasil Sub-17 já se tornou, do ponto de vista técnico, a principal competição de base do futebol brasileiro. Com início neste sábado e transmissão da Espn Brasil, praticamente não tem desfalques para as equipes profissionais, como os torneios nacionais de juniores, o que torna o jogo quase sempre mais atrativo. Campeão em 2013, o São Paulo apresentou seus talentosos garotos nascidos em 1996, como Boschilia e Ewandro, justamente a partir da Copa do Brasil.

Para 2014, a expectativa é de ter novamente um nível técnico alto. Equipes como o Fluminense, atual campeão carioca da categoria, Corinthians, campeão paulista Sub-17, e também o Cruzeiro, vencedor da Copa Promissão Sub-17, se perfilam como candidatos. O Santos, com vários jogadores interessantes nascidos em 1997, também não fica muito atrás.

Além da disputa em campo, a Copa do Brasil Sub-17 também permite uma melhor observação dos jogadores nascidos em 1997, uma dificuldade frequente de todos os anos ímpares. O sistema de seleções Sub-15 e Sub-17 a cada dois anos faz com que a atenção normalmente esteja sobre os que nasceram em anos pares. Nomes como Caio Monteiro, Diogo Vítor, Gabriel Fernando, Paulinho e Malcom, entre outros, se apresentam de vez a partir de agora.

Caio Monteiro já integra juniores do Vasco

Caio Monteiro – atacante /97 – Vasco

Referência de sua geração no Vasco, em que chegou aos oito anos de idade, combina velocidade com boa conclusão. Inscrito até na última Copa São Paulo, chegou a se cogitar que ficaria de fora da Copa do Brasil Sub-17 e subiria aos juniores. Também passou pela Seleção.

David Neres – meia /97 – São Paulo

Em uma equipe sem tantas estrelas, como a que foi campeã da Copa do Brasil Sub-17 em 2013, alguns são os nomes de destaque. Entre eles, atenção para o meia David Neres, irreverente e bom boa chegada à frente. O versátil Lucas Fernandes (97) é outro que merece menção.

Diogo Vítor – lateral esquerdo /97 – Santos

Lateral esquerdo com muita força no apoio, habilidade e cruzamento preciso, Diogo é um dos nomes da extremamente promissora geração santista de nascidos em 1997. Na frente, os rápidos Nathan e Vitor Alex, também destaques, devem se beneficiar do trabalho do lateral.

Fernando Dinis – zagueiro /97 – Coritiba

Destaque na base coxa-branca, Fernando Dinis é zagueiro conhecido pela firmeza no aspecto defensivo, mas se sobressai mesmo é na frente. Pela qualidade técnica e oportunismo, Fernando costuma ser goleador do Coritiba – e a geração /97 já foi campeã da Copa do Brasil no Sub-15.

Gabriel Fernando – atacante /97 – Palmeiras

Destaque dos juvenis palmeirenses já na última temporada, com 13 gols no Paulista Sub-17, Gabriel tem tudo para se tornar protagonista da base em 2014. Observado por Gílson Kleina em jogo-treino no início do ano, contribuiu com assistência contra o Atlético Sorocaba.

Juliano – goleiro /98 – Atlético-PR

Destacado pela CBF como o principal goleiro de sua geração, Juliano terá oportunidade para ratificar suas qualidades agora entre os juvenis. No último ano, Alexandre Gallo chegou a convoca-lo entre os nascidos em 1996. Foi formado inicialmente pelo Prudentópolis.

Juninho – meia /98 – Figueirense

Após muitos problemas físicos no último ano, Juninho espera mostrar que é uma das principais promessas brasileiras de seu ano. Para isso, deve ter oportunidades nos juvenis do Figueirense já em seu primeiro ano de Sub-17. Para muitos, seu estilo se assemelha bastante ao de Kaká.

Júnior – volante /98 – Bahia

Vice da Copa Votorantim Sub-15 em 2013, o Bahia prioriza os jogadores de primeiro ano nos juvenis. Quem merece destaque é o volante Júnior, já lembrado pela Seleção. Canhoto, tem boa técnica e qualidade na saída de bola. Já chamou a atenção do técnico Edson Fabiano.

Lyanco – zagueiro /97 – Botafogo

Um dos mais experimentados entre os botafoguenses nascidos em 1997, Lyanco conquistou a titularidade nos juvenis já durante 2013. Além das qualidades defensivas, se destaca pelo bom índice no ataque. A título de curiosidade, Lyanco tem sobrenome croata: Vojnovic.

Malcom – atacante /97 – Corinthians

Um dos principais jogadores da última Copa São Paulo, Malcom chegou a treinar entre os profissionais, mas ganhará ritmo entre os juvenis. Tem muita habilidade, bom drible e também a parte técnica apurada. Será acompanhado do lateral esquerdo Guilherme Arana (97).

Marcelo é promessa cruzeirense

Marcelo – atacante /98 – Cruzeiro

O ano começou promissor para os juvenis cruzeirenses, campeões da Copa Promissão Sub-17. A expectativa fica por conta do uso de Marcelo, já de contrato profissional. Mescla velocidade, habilidade e bastante oportunismo. Tem tudo para ser o extraclasse no time Sub-17.

Michel – meia /97 – Flamengo

Organizador de jogo, Michel já é titular do Flamengo desde o último Carioca Sub-17. Alto e inteligente, se destaca pela técnica e bons lançamentos, mesmo que às vezes falte velocidade. Deve ser o responsável por municiar o centroavante Felipe Vizeu (97), muito bom finalizador.

Nicolas Careca – atacante /97 – Grêmio

Ele poderia estar nos juniores, mas vai para a Copa do Brasil Sub-17 com a missão de liderar a equipe gremista na competição. Centroavante com gol marcado já no Sub-20, Nicolas tem força física, bastante habilidade e faro de gol. Deve ter o auxílio de Lincoln (98), meia canhoto.

Nixon – meia /97 – Vitória

Ex-Palmeiras e Sport, o meia Jackson deixou legado mesmo foi para o Vitória. Nixon, filho do agora ex-jogador, é uma das principais figuras nos juvenis. Jogador bastante dinâmico, ele tem a melhor bola parada de toda a base rubro-negra e se destaca em faltas e escanteios.

Pablo – atacante /97 – Atlético-MG

Destaque nos juvenis atleticanos já na última temporada, Pablo tem bom faro de gol e já acumulou experiência na Copa do Brasil Sub-17 em 2013. Sua missão será subir de produção na edição seguinte, agora como um dos protagonistas.

Paulinho – meia /97 – Fluminense

Ora meia, ora atacante, há tempos se destaca entre os nascidos em 1997. Já que Gerson (97) serve os juniores, terá a incumbência de liderar a equipe juvenil na Copa do Brasil. Rápido e bastante vertical, tem estilo semelhante ao de Lucas. É oriundo do futsal do Fluminense.

Ronald – meia /97 – Internacional

Depois de muitas promessas entre os nascidos em 1995 e 96, o Internacional tenta emplacar os que vêm logo na sequência. Os resultados, porém, têm sido ruins com essa geração. Destaque para o meia Ronald (97), com bom poder de finalização, e o volante Alan (97).

Saullo – atacante /97 – Náutico

Um dos raros casos de nascidos em 1997 que jogaram profissionalmente, Saullo fez dois jogos da última Série A. Na Copa do Brasil Sub-17, precisará provar que tem virtudes técnicas além de físicas, já que se sobressai por 1,87 m de estatura. Tem menos de dois anos de Náutico.

Malcom foi relacionado pelo Corinthians para a Copa do Brasil Sub-17

Fonte: Dassler Marques - Terra

Foto: Fernando Martinez/Divulgação - Carlos Gregório Júnior - Divulgação e Rodrigo Coca/Agência Corinthians.