Postado por - Newton Duarte

Copa do Brasil sub-20: Técnicos exaltam clássico Ba-Vi na semifinal

Técnicos exaltam clássico Ba-Vi na semifinal da Copa do Brasil sub-20

Haroldo Moreira e Carlos Amadeu celebram feito do futebol baiano na competição nacional. Técnico rubro-negro pede paciência com os jovens da base

Bahia bateu o São Paulo e agora enfrenta o Vitória (Foto: Divulgação/EC Bahia)

A Copa do Brasil sub-20 reservou para as semifinais um confronto entre os dois maiores rivais do futebol baiano: Bahia e Vitória. O confronto entre tricolores e rubro-negros vai definir um finalista da competição nacional. Em 2012, as duas equipes também foram semifinalistas da competição, mas em chaves diferentes. Na ocasião, o Bahia perdeu para o Galo, enquanto o Vitória avançou para a decisão e ficou com o título.

Em 2014, os treinadores das duas equipes trataram de considerar o embate como algo importante para o futebol baiano. Para o tricolor Haroldo Moreira, a semifinal revela a força baiana nas categorias de base.

- Agora temos pela frente o nosso maior rival. É um jogo diferente, é um clássico.  Um rival que é muito bem dirigido, então esperamos dois jogos difíceis. Mas o mais importante em tudo isso é que entre os quatro melhores do Brasil, temos dois times da Bahia, e um finalista será baiano – disse Haroldo Moreira ao GloboEsporte.com.

Carlos Amadeu vê motivos para comemorar na campanha da dupla Ba-Vi (Foto: Raphael Carneiro)

Treinador do Vitória, Carlos Amadeu diz que o embate é algo a se comemorar. Com o currículo de quem já venceu uma Copa do Brasil sub-20 em 2012 e tem chegado em decisões de outras competições de base, o treinador do Vitória pede mais reconhecimento ao trabalho feito nas categorias inferiores do futebol baiano por parte do público do futebol da Bahia, uma vez que vê mais reconhecimento vindo de fora e até do exterior.

- Eu acho que temos que comemorar sim. Está na hora de nós baianos, todos, torcida, imprensa, e demais envolvidos no futebol, valorizarmos muito o que tem sido feito aqui na Bahia. Muitas vezes somos mais valorizados pelo resto do país e até fora, mas ficamos triste quando dizem aqui, que Bahia e Vitória não revelam jogadores. O trabalho está sendo muito bem feito. Os nosso clubes tem chegado bem em torneiros e dado bons jogadores para equipe profissionais. O problema é a impaciência e precipitação porque querem resultado de forma imediata. Esses jogadores só vão dar resposta se o time estiver equilibrado - disse ao GloboEsporte.com.

- Se você parar para analisar, em 2012, fomos campeões da Copa do Brasil sub-20 e terceiros da Taça BH. Em 2013, fomos segundos da BH. Isso demonstra que temos jogadores, e que o trabalho está sendo bem feito, mas é preciso ter um pouco mais de paciência com esses garotos. O Cruzeiro está num bom momento, aí você tem no time o Mike, o Souza, jogadores que perderam para o Vitória em 2012. Tem o Atlético-MG que hoje tem o Lucas Candido, o Carlos, jogadores que perderam a final para o Vitória em 2013. Nosso jogadores também estão aí no mercado. Leo está no flamengo, Gabriel Paulista no exterior, o Maia cotado no Flamengo. Assim como o Bahia negociou o Talisca, negociou o Gabriel antes. É preciso ter paciência, mas o momento é de comemorar – completou.

Para o treinador tricolor, Haroldo Moreira, a campanha do time, que já deixou para trás gigantes da base como Cruzeiro e São Paulo, não é surpresa. Moreira vê o Tricolor em uma crescente e destaca a experiência dos seus jovens.

- Parece surpresa paras pessoas a nossa campanha, mas para nós não é. Esse ano fizemos um boa Copa BH, apesar de termos saído para o Atlético-MG, que foi finalista, mas fizemos uma competição equilibrada. E na Copa do Brasil estamos dando sequência. Nós acreditávamos numa campanha boa. Fizemos um jogo para classificar com o Icasa lá, mas tomamos um gol no final. Passamos com tranquilidade aqui. Depois fizemos jogos equilibrados contra o Cruzeiro, mas ao meu ver, o Bahia foi melhor, e contra o São Paulo também. Estamos numa crescente e temos um grupo com muita experiência – disse Haroldo Moreira.

Nas quartas de final da Copa do Brasil sub-20, o Vitória eliminou o Atlético-PR (Foto: Divulgação/ Site oficial Atlético-PR)

Já o rubro-negro Carlos Amadeu admite que a campanha dos seus garotos é surpreendente devido ao amadurecimento precoce de um time que era programado para dar frutos em um futuro próximo.

- Na realidade, nossa campanha tem surpreendido até a nós mesmo. Porque estávamos vivendo um processo de transição. Estávamos com uma safra muito boa até 2013, mas tivemos problema na safra 2013/14, porque era uma safra não tão qualificada. Esperávamos reverter em um ano e meio, dois anos, mas em oito meses conseguimos fazer uma reversão como a subida de jovens que começaram a dar resposta mais cedo do que esperávamos. Chegamos entre os oito da Taça BH, eliminados pelo América-MG, que terminou campeão. Lógico que esperamos passar do Bahia para chegar à final e repetir 2012, mas naquela ocasião, tínhamos um time mais maduro e que já estava junto comigo tinha três anos e com alguns que já atuam nos profissionais – disse.

As partidas das semifinais da Copa do Brasil sub-20 estão marcadas para os dias 11, na próxima terça, às 17h30 (horário de Salvador), no Barradão, e 19 deste mês, em Pituaçu.