Postado por - Newton Duarte

Copa do Mundo de Basquete: A bola vai subir

Brasil esperançoso, Espanha sedenta e EUA invictos: as atrações do Mundial

Time verde e amarelo de olho em medalha, astros da NBA em ação e anfitriões sonhando com o bi: confira estas e outras razões para acompanhar a Copa do Mundo

Vai subir a bola para a Copa do Mundo de basquete. Neste sábado, 24 seleções, divididas em quatro grupos de seis, começam suas campanhas na 17ª edição do segundo torneio mais importante da modalidade, somente atrás dos Jogos Olímpicos. De 30 de agosto e 14 de setembro, seis cidades do país ibérico receberão grandes times do basquete mundial, entre eles os sempre favoritos EUA e suas estrelas, além do Brasil, que chega almejando subir ao pódio. Dona da casa, a Espanha sonha repetir 2006 e conquistar o título.

Mesmo com as ausências de LeBron James, Kevin Durant, Carmelo Anthony, Chris Paul, Kevin Love, algumas das principais estrelas da NBA, a competição terá nomes de peso como Derrick Rose, James Harden, Pau Gasol, Ricky Rubio, Pablo Prigioni, Luís Scola, Tiago Splitter, Nenê, Nicolás Batum, Boris Diaw, JJ Barea, Goran Dragic entre outros, que prometem levantar o público com grandes jogadas.

Além disso, existem outras razões para o torcedor não perder um só momento da competição. Confira cinco delas abaixo:

Tiago Splitter, James Harden, Pau Gasol e Luís Scola são alguns dos destaques do Mundial

BRASIL E O SONHO DA MEDALHA

Huertas e Magnano durante a preparação para a Copa do Mundo 

Treinando junto há mais de um mês, o Brasil traçou a conquista da medalha como objetivo principal. Sem desfalques e contando com um geração entrosada e "comprometida", como ele mesmo gosta de afirmar, Rubén Magnano espera fazer uma boa primeira fase, mesmo em um grupo muito difícil (veja a tabela abaixo). Vitória no começo trará confiança para a sequência do torneio. Dentro da delegação existe o consentimento de que uma boa colocação entre os quatro primeiros originará um cruzamento desejável e a confiança necessária para evoluir dentro do campeonato.

- A ambição, a motivação do Brasil é uma medalha. Nós sabemos como o nosso grupo é difícil, da qualidade do Mundial, por isso temos que estar equilibrados - declarou Tiago Splitter, atual campeão da NBA pelo San Antonio Spurs.

EUA DEFENDEM SUA INVENCIBILIDADE

Derrick Rose: destaque dos EUA na Copa do Mundo

Com apenas uma derrota em 44 jogos à frente dos EUA em jogos oficiais - para a Grécia, na semifinal do Mundial de 2006 - e 100% de aproveitamento nos 23 amistosos desde então, Mike Krzyzewski sabe que todos os 23 rivais querem desbancar sua seleção. Por isso, os americanos precisarão muito de seus talentos para conquistar seu primeiro bicampeonato de maneira consecutiva. O tetracampeão tem como pontos fortes as individualidades e a precisão de James Harden (Houston Rockets), Derrick Rose (Chicago Bulls), Stephen Curry (Golden State Warriors) e Kyrie Irving (Cleveland Cavaliers) do perímetro. Todos jogadores leves com muito poder de improviso.

DONOS DA CASA SONHAM DESBANCAR OS EUA

Irmãos Gasol: trunfos da Espanha na luta pelo título

Campeã mundial em 2006, a Espanha sonha com o bicampeonato. Número dois do mundo, é apontada como a principal rival dos americanos e contará com o apoio de sua fanática torcida, que já comprou todos os ingressos para a primeira fase em Granada. Apresenta em seu plantel nomes de peso como os irmãos Gasol, além de Serge Ibaka, Ricky Rubio e outros tarimbados como Sergio Rodríguez, Rudy Fernández e Juan Carlos Navarro. A combinação de um garrafão forte e um perímetro calibrado promete dificultar a vida americana em caso de encontro.

NOVA ZELÂNDIA E O HAKA

Com um time sem muitas pretensões na Copa do Mundo, a Nova Zelândia promete chamar a atenção com o Haka, dança típica do povo Maori, que mostra a força do sexo masculino e a identificação com a raça. Antes das partidas, será possível ver os jogadores perfilados no meio da quadra, encarando os adversários, fazendo os tradicionais gestos. Assista aqui a um exemplo disso durante um amistoso de preparação para o Mundial contra a Sérvia.

JOGADAS ESPETACULARES

A competição vai proporcionar jogadas espetaculares como ponte-aéreas, cravadas, tocos e belas assistências. Imbatíveis no quesito habilidade, os americanos devem ser os protagonistas das jogadas mais bonitas. Mas outras atletas promete brilhar em grandes performances.

GRUPOS E REGULAMENTO

A seleção brasileira está no grupo A, com sede em Granada, ao lado da anfitriã Espanha, França, Sérvia, Egito e Irã e estreia no chamado grupo da morte contra os franceses, dia 30, às 13h (horário de Brasília), com transmissão do SporTV e cobertura em Tempo Real do GloboEsporte.com. Os quatro primeiros colocados avançam à segunda fase em Madri, onde enfrentarão um dos quatro melhores da chave B, em cruzamento olímpico e eliminatório (1ºx4º e 2ºx3º).

- Sabemos que é um grupo muito duro, temos muita esperança de fazer um bom trabalho na primeira fase e classificar da melhor maneira que puder. Esse Mundial tem uma curiosidade: parece que são dois em um só. As chaves A e B jogam um Mundial e as chaves C e D jogam outro Mundial. Muito curioso, mas como temos que jogar, temos que jogar o fino - disse Rubén Magnano, técnico da seleção brasileira.

Grupo e jogos do Brasil na primeira fase do Mundial

Do outro lado estão seleções de respeito como a arquirrival Argentina, algoz dos brasileiros no último Mundial da Turquia, mais Croácia, Grécia, Porto Rico, Filipinas e Senegal. Os dois últimos são considerados os times mais fracos da chave, que será jogada em Sevilha.

A sempre favorita seleção dos EUA se encontra no grupo C, em Bilbao, e não deve ter muitas dificuldades para terminar em primeiro. Seus oponentes serão Finlândia, República Dominicana, Nova Zelândia, Ucrânia e Turquia, adversário da final passada, quando os americanos sagraram-se campeões.

Completam o torneio os times do grupo D, que tem a Lituânia como cabeça de chave. Além dos europeus, Angola, Austrália, Coreia do Sul, Eslovênia e México lutarão por uma das quatro vagas na bela Grã Canária. Os classificados de C e D seguem para Barcelona, local onde farão mata-mata, também em cruzamento olímpico. A decisão será em Madri no dia 14 de setembro.