Postado por - Newton Duarte

Copa do Nordeste 2016 começa neste sábado: O que esperar dos clubes Baianos

Bahia luta pelo tri e times do interior tentam surpreender

O último título do Tricolor no principal torneio regional do país aconteceu em 2002 - Foto: Carlos Casaes l Ag A TARDE l 05.05.2002

O último título do Tricolor no principal torneio regional do país aconteceu em 2002 - Foto: Carlos Casaes l Ag A Tarde

Dividindo a condição com Pernambuco, a Bahia tem na Copa do Nordeste três representantes. Em 2016, o estado vai contar com Bahia, Juazeirense e Vitória da Conquista. Único representante baiano na Série A, o Vitória ficou de fora do Nordestão após campanha ruim no Baiano do ano passado.

Principal representante do estado, o Bahia busca repetir os acertos e corrigir os erros que custaram a derrota na final  em 2015, em confronto com o Ceará, que conquistou o título inédito.

Apesar de ter perdido o título, a edição anterior do Nordestão significou o retorno do Tricolor às fases decisivas. Em 2013, quando o torneio voltou ao calendário, e em 2014 o time acabou eliminado ainda na 1ª fase.

Nordestão 2016 tem sua rodada de abertura neste sábado

Antes da final do ano passado, a última decisão regional disputada pelo Bahia havia sido em 2002, quando conquistou o bi, batendo seu maior rival, Vitória, na decisão. Destaque para o atacante tricolor Nonato, que marcou três gols nos dois jogos.

Surpresa

Ainda sem vencer no estadual, Vitória da Conquista e Juazeirense tentam melhorar o histórico recente das equipes do interior baiano na Copa do Nordeste.

Nas últimas três edições, Feirense, Conquista e Serrano terminaram em último nos seus grupos. A melhor campanha de um time do interior foi em 2003, quando o Fluminense de Feira foi vice-campeão, perdendo para o Vitória.

Vice estadual em 2015, o Vitória da Conquista tenta se sair melhor do que em 2014, quando teve apenas um ponto nas seis partidas disputadas. Na estreia contra o Ceará, amanhã, o Bode vai jogar no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, devido às reformas no Lomanto Júnior.

Sorteado no mesmo grupo do Bahia, a Juazeirense, que completa 10 anos em 2016, faz sua estreia em torneios regionais amanhã, na partida contra o Confiança. Também devido às reformas, o Cancão de Fogo vai atuar fora de sua cidade, recebendo a equipe sergipana no Pedro Amorim, em Senhor do Bonfim.

Confira os jogos da primeira rodada da competição:

Sábado

19h30 ABC x Campinense

19h30 Imperatriz x Salgueiro

17h Coruripe x América-RN

17h Fortaleza x River-PI

22h Estanciano x CRB

Domingo

17h Santa Cruz x Bahia

17h Vitória da Conquista-BA x Ceará

17h Botafogo-PB x Sport

19h30 Juazeirense x Confiança

19h30 Flamengo x Sampaio Correa

Relembre a campanha do Bahia em 2015: