Postado por - Newton Duarte

Copa do Nordeste: Conheça os participantes

Paixão, tradição e rivalidade: começa mais uma Copa do Nordeste

Realizada pelo terceiro ano seguido, competição premia melhor equipe da região. Sport, o atual campeão, é o único participante que também está na Série A nacional

Torcidas apaixonadas, tradição e rivalidade com tempero nordestino voltam à ação a partir desta terça-feira, quando começa mais uma edição da Copa do Nordeste - a terceira consecutiva, após repetidas interrupções em outros formatos. O atual campeão, o Sport, é o único clube do torneio que também figura na Série A do Brasileiro - depois do rebaixamento de Bahia e Vitória no ano passado.

A competição tem 20 equipes e começa com o duelo entre Botafogo-PB e River-PI, nesta terça-feira, em João Pessoa. Na rodada de abertura, destaque para o clássico entre Ceará e Fortaleza, na quarta, no Castelão.

São cinco chaves de quatro times cada. No Grupo A, estão América-RN, Confiança, Serrano e Vitória; no Grupo B: Coruripe, Sampaio Corrêa, Socorrense e Sport; no Grupo C: Moto Club, Náutico, Piauí e Salgueiro; no Grupo D: Botafogo-PB, Ceará, Fortaleza e River; no Grupo E: Bahia, CRB, Campinense e Globo FC.

O campeão da Copa Nordeste assegura uma vaga na Copa Sul-Americana deste ano.

Confira abaixo informações sobre os clubes participantes.

O América-RN chegou às semifinais da Copa do Nordeste de 2014 e foi eliminado pelo Ceará na Arena das Dunas. Rebaixado à Série C do Brasileiro, o Alvirrubro perdeu jogadores importantes da última temporada, como o atacante e artilheiro do time, Rodrigo Pimpão, que acertou com o Botafogo, e o meia Arthur Maia, contratado pelo Flamengo. Mantido no cargo, o técnico Roberto Fernandes recebeu como reforços o goleiro Busatto, ex-Grêmio e Icasa, e o experiente meia Cascata. Na estreia pelo estadual, o time bateu o Potiguar de Mossoró por 2 a 0.

Time-base: Busatto; Walber, Flávio Boaventura, Zé Antônio Potiguar e Magalhães; Judson, Maguinho, Thiago Potiguar e Arthur Henrique; Cascata e Alfredo. Técnico Roberto Fernades

Destaque: Cascata, de 32 anos, está em sua terceira passagem pelo América-RN.

Estádio: Arena das Dunas (31.375 torcedores).

O Bahia vem de dois anos com participações decepcionantes na Copa do Nordeste - não passou da fase de grupos - e tenta reassumir o posto de protagonista apostando em jogadores formados no clube. O argentino Maxi Biancucchi, de desempenho ruim em 2014, ganhou voto de confiança e permaneceu no Fazendão. Por uma redução da folha salarial, o goleiro Marcelo Lomba foi emprestado para a Ponte Preta e substituído por Omar. O time foi bem nos amistosos de preparação (venceu Shakhtar Donetsk e Bahia de Feira), mas perdeu por 2 a 0 para o Vitória da Conquista na estreia no Baiano (veja no vídeo acima).

Time-base: Omar; Railan, Titi, Chicão e Raul; Feijão, Bruno Paulista, Tiago Real e Tchô; Willians Santana e Kieza. Técnico: Sérgio Soares.

Destaque: Bruno Paulista foi promovido aos profissionais em 2014 e tem mostrado regularidade.

Estádio: Arena Fonte Nova (51.708 torcedores).

Atual bicampeão paraibano e com a saúde financeira em dia, o Botafogo-PB promete muito para a Copa do Nordeste. O Belo manteve boa parte da base do ano passado e conseguiu se reforçar bem. O técnico Marcelo Vilar vai para a sua terceira temporada à frente do clube, apostando num esquema novo, que agora varia do 3-5-2 para o 4-5-1. O time tem em seu elenco três jogadores que já sentiram o gostinho de levantar a taça do Nordestão: o zagueiro Roberto Dias, o lateral Glaybson e o meia Bismarck, todos campeões com o Campinense em 2013. O time largou no estadual com vitória de 2 a 0 sobre o Miramar.

Time-base: Genivaldo; Toty, Carlinho Rech, Roberto Dias e Alex Cazumba; Zaquel, Guto, Chapinha, Bismarck e Doda; Rafael Oliveira. Técnico: Marcelo Vilar

Destaque: Rafael Oliveira, ex-Treze, foi contratado para substituir o argentino Frontini e ser o homem-gol.

Estádio: Almeidão (30 mil torcedores).

Fora da edição do ano passado, o Campinense entra na disputa para "defender o título" de 2013. E a fórmula de sucesso é a mesma: apostar em jogadores desconhecidos, mas que possam formar um bom conjunto. A missão de organizar o time ficou a cargo do experiente técnico Francisco Diá. Além da motivação natural de disputar a Copa do Nordeste mais uma vez, a Raposa tem uma razão particular para ir bem em 2015: é o ano do centenário do clube. A largada no Paraibano teve vitória de 2 a 1 no CSP.

Time-base: Marcão; Edy, Jairo, Joécio e Jéferson Recife; Leandro Santos, Negretti, Paulinho e Gabriel Pimba; Felipe Alves e Reginaldo Júnior. Técnico: Francisco Diá.

Destaque: o versátil Paulinho tem tudo para se transformar no ídolo da torcida raposeira em 2015.

Estádio: Amigão (30 mil torcedores).

Renovado, o atual tetracampeão cearense e vice-campeão da Copa do Nordeste chega embalado para a disputa deste ano. Sob o comando do jovem Dado Cavalcanti (33 anos), o Ceará vai bem no estadual, com cinco vitórias nas seis primeiras rodadas, e conta com a boa fase do atacante Assisinho (veja o jogador em ação no vídeo acima) e a experiência do veterano Magno Alves. A estreia no Nordestão é complicada, diante do principal rival, o Fortaleza.

Time-base: Luís Carlos; Tiago Cametá, Charles, Sandro e Eusébio; João Marcos, Ricardinho, Eloir e Wescley; Assisinho e Magno Alves. Técnico: Dado Cavalcanti.

Destaque: após a seca de gols em 2014, Assisinho começou 2015 com seis gols em seis jogos.

Estádio: Arena Castelão (67.037 torcedores).

O Confiança iniciou 2015 com status de time a ser batido em Sergipe. Após o acesso para a Série C do Brasileiro, a meta é uma classificação melhor na Copa do Nordeste. Nas últimas duas edições, o time azulino não passou da primeira fase - em 2014, fez apenas dois pontos. Se vai bem em campo, fora dele o clube vive crise econômica. Mesmo assim, conseguiu manter a base do ano passado, inclusive o treinador Betinho. O Confiança tem 100% de aproveitamento em três rodadas no Seripano e lidera o Grupo A.

Time-base: Everson; Diogo, Valdo, Heverton e Altemar; Flávo, Richardson, Everton Santos e Wallace Pernambucano; Leandro Kível e Bibi.

Destaque: o atacante Leandro Kível foi o artilheiro dos dois últimos Sergipanos.

Estádio: Batistão (15 mil torcedores)

O Coruripe, atual campeão alagoano, disputa pela primeira vez a Copa do Nordeste. A direção apostou na permanência do técnico Jaelson Marcelino e em jogadores promissores, mas pouco conhecidos no cenário regional. O time perdeu o atacante Denílson, uma das referências na Série D de 2014, mas buscou o centroavante Casagrande, destaque do Jacuipense-BA. Sem muitos recursos, o Hulk entra no Nordestão com a missão inicial de passar de fase. No estadual, só fará sua estreia no segundo turno.

Time-base: Carlos; Denilson, Williames José, Roni e Antônio Carlos; Léo, Jota, Thiago Lima e João Paulo; Furlan e Casagrande. Técnico: Jaelson Marcelino.

Destaque: o xerife Williames José é irmão do atacante Willian José, ex-São Paulo e Grêmio.

Estádio: Gerson Amaral (6 mil torcedores).

O CRB, que chegou às quartas do Nordestão de 2014, aposta em jogadores experientes e na base que conquistou o acesso para a Série B do Brasileiro. Saíram os meias Clebinho e Eder, destaques do ano passado, e chegaram o meia Morais (ex-Vasco e Corinthians) e o centroavante Lima (ex-Joinville e Ceará). O técnico Ademir Fonseca (confira entrevista com ele no vídeo acima) e o sistema defensivo foram mantidos. Com o caixa equilibrado, a diretoria do Galo avisa que o objetivo é conquistar o regional. No Alagoano, só fará sua estreia no returno.

Time-base: Julio Cesar; Paulo Sérgio, Gabriel, Daniel Marques e Pirão; Johnnattan, Glaydson, Morais e Douglas Packer; Fernando e Lima. Técnico: Ademir Fonseca.

Destaque: o alagoano Morais, aos 30 anos, volta ao CRB após sofrer com série de lesões.

Estádio: Rei Pelé (18.801 torcedores).

O Leão do Pici foi semifinalista da Copa do Nordeste em 2013, mas ficou fora da edição do ano passado. A equipe comandada pelo técnico Nedo Xavier chega a esta temporada reformulada. Com o experiente Dudu Cearense no elenco e o faro de gol de Lúcio Maranhão, o Tricolor espera surpreender no regional. No início do Cearense, o time tem campanha irregular e acumula duas vitórias, três empates e uma derrota, com o segundo aproveitamento do Grupo A1.

Time-base: Deola; Pio, Genílson, Adalberto e Wanderson; Vinícius Hess, Corrêa, Dudu Cearense e Everton; Maranhão e Lúcio Maranhão. Técnico: Nedo Xavier.

Destaque: ex-Palmeiras, o goleiro Deola chega para tentar dar segurança à questionada meta tricolor.

Estádio: Arena Castelão (67.037 torcedores).

Estreante na competição, o Globo FC venceu o primeiro turno do Campeonato Potiguar de 2014 e se credenciou para disputar a Copa do Nordeste em 2015. Quem comanda o time de Ceará-Mirim é o ex-jogador Leandro Sena, que chegou em novembro para substituir Higor César. A Águia manteve a base, mas perdeu o atacante Ricardo Lopes, principal jogador em 2014. Como reforços, Sena recebeu o atacante Fábio Silva, os zagueiros Jamerson e Marcelo, o meia-atacante Marcel e o volante Joelzinho. Nesse domingo, a equipe fez 1 a 0 no Baraúnas na estreia no Potiguar.

Time-base: Rafael; Geovane, Marcelo, Robson e Nininho; Ramon, Jozicley, Renatinho e Miller; Romarinho e Marcel. Técnico Leandro Sena.

Destaque: aos 37 anos, o zagueiro Robson assumiu o comando interino do time no fim de 2014.

Estádio: Barretão (10 mil torcedores).

Estreante na Copa do Nordeste, o Moto entra no torneio sem tê-lo como prioridade em seu calendário. Com a maior parte das atenções voltadas para o Campeonato Maranhense, no qual quer encerrar o jejum de sete anos sem conquistas, o Rubro-Negro maranhense contará com o comando do técnico Eugênio Souza para realizar uma boa campanha no torneio. Entre os reforços, o atacante Pedro Gusmão é a principal novidade. O jovem Henrique, remanescente de 2014, segue como um dos líderes do elenco.

Time-base: Raniere; Diego Renan, Ícaro, Luís Fernando e Wanderley; Felipe Dias, Cesinha, Kléo, Rayllan e Henrique; Pedro Gusmão. Técnico: Eugênio Souza.

Destaque: Henrique, atacante de 21 anos, é veloz e driblador.

Estádio: Castelão (40 mil torcedores).

O Náutico passou por mais um processo amplo de reformulação. Dos 47 jogadores contratados no ano passado, só ficou com três. Este ano, já chegaram 10, além do novo treinador: Moacir Júnior, que comandou ABC e América-MG em 2014. O Timbu chega à Copa do Nordeste com um elenco formado, em sua maioria, por jogadores pratas da casa e uma folha de pagamento mais enxuta. O desafio é melhorar o desempenho de 2014, quando foi eliminado ainda na primeira fase. Fora de campo, a crise financeira é o maior obstáculo (saiba mais no vídeo acima). Desde 2013, o clube tem convivido com o atraso de salários.

Time-base: Júlio César; David, Leandro Euzébio, Elivélton e Gaston Filgueira; João Ananias, Fillipe Soutto e Jefferson Renan; Bruno Alves, João Paulo e Josimar. Técnico: Moacir Júnior.

Destaque: o zagueiro Leandro Euzébio, ex-Fluminense, é o mais experiente do grupo - com 33 anos - e já teve uma boa passagem pelo clube.

Estádio: Arena Pernambuco (46 mil torcedores).

Para participar pela primeira vez da competição, o Piauí manteve 70% dos jogadores do vice-campeonato no Estadual e trouxe sete reforços: três zagueiros, dois meias, um lateral e outro atacante. Sem muito dinheiro em caixa, a solução caseira foi promover o auxiliar técnico Marcão ao cargo de treinador. No sábado, no último amistoso antes de estrear no Nordestão, vitória de 3 a 2 sobre o Altos.

Time-base: David; Jorginho, Rafael Negão, Sadan e Tiaguinho; Marcos Gasolina, Vitor Recife, Leto e Leís; Agostinho e Fabiano. Técnico: Marcão.

Destaque: o atacante Fabiano é apelidado de Trator.

Estádio: Albertão (23.900 torcedores).

Com folha salarial próxima dos R$ 200 mil, o River-PI apostou alto em seu primeiro ano na Copa do Nordeste. A maior das 11 contratações para a temporada é o treinador Flávio Araújo, que tirou o Sampaio Corrêa da Série D do Brasileiro e o levou até a segunda divisão nacional. Dos novatos, o meia Júnior Xuxa e o lateral Tote são os expoentes. O Tricolor manteve 16 jogadores que atuaram no Estadual e/ou na Série D do Brasileiro, com destaque para a dupla de ataque, formada por Eduardo e Warley.

Time-base: Naylson; Tote, Paulo Paraíba, Índio e Hugo Figueredo; Amarildo, Kássio, Xuxa e Esquerdinha; Eduardo e Warley. Técnico: Flávio Araújo.

Destaque: Eduardo e Warley têm experiência em clubes do Brasil e da Europa.

Estádio: Albertão (23.900 torcedores).

Em sua segunda participação na Copa do Nordeste, o Salgueiro tem como meta superar a campanha de 2013, quando foi eliminado ainda na primeira fase. Para isso, o clube aposta na formação de um elenco jovem, comandado pelo técnico Sérgio China, ex-treinador do sub-20 do Náutico. Destaques em 2014, o atacante Fabrício Ceará e o meia Anderson Paraíba deixaram o Carcará. Assim, a dose de experiência do grupo fica por conta do goleiro Luciano e dos laterais Marcos Tamandaré, com passagens por Santa Cruz e Corinthians, e Lúcio, que já defendeu Palmeiras, São Paulo e Grêmio.

Time-base: Luciano; Marcos Tamandaré, Ranieri, Luiz Eduardo e Michel; Moreilândia, Rodolfo Potiguar, Vitor Caicó, Lúcio e Valdeir; Kanu. Técnico: Sérgio China.

Destaque: aos 35 anos, o lateral-esquerdo Lúcio, que também atua como meia e tem passagens por Palmeiras, São Paulo e Grêmio, é o principal reforço.

Estádio: Salgueirão (10.240 torcedores).

Disputando pela primeira vez a competição, o Sampaio aposta em um treinador que já venceu a Copa do Nordeste nessa nova fase: Oliveira Canindé, campeão pelo Campinense em 2013. Porém, ao contrário de temporadas anteriores, a direção do Tricolor mexeu muito no elenco, que perdeu praticamente toda a base. Nomes como Rodrigo Ramos, Jonas, Eloir, Uillian Corrêa, Márcio Diogo, Cascata e Pimentinha deixaram a equipe. Foram contratados 13 jogadores. Destaque para o atacante Robert, que marcou 30 gols em 2014 com a camisa do Fortaleza.

Time-base: Milton Raphael; Daniel Damião, Mimica, Luis Otávio e Willian Simões; Robson Simplício, Curuca, Gil Mineiro e Raí; Válber e Robert. Técnico: Oliveira Canindé.

Destaque: Robert foi o terceiro maior artilheiro do futebol brasileiro em 2014, com 30 gols.

Estádio: Castelão (40 mil torcedores).

Para a primeira participação na Copa do Nordeste, o Serrano tem ambições modestas. Classificado para o torneio por ter sido o líder da primeira fase do Baianão 2014, o clube do interior busca, a princípio, chegar à fase de grupos, embora tenha que derrubar clubes de maior tradição para tanto. A estreia no Campeonato Baiano foi promissora: 2 a 0 sobre o Feirense fora de casa.

Time-base: Isaías; Léo, Marcelo, Willian e Masquerano; Fábio, Rogério, Narcíso e Otacílio; Deon e Alemão. Técnico: Ricardo Silva.

Destaque: o técnico Ricardo Silva tem passagens por Vitória e Jacuipense.

Estádio: Lomanto Júnior (15.728 torcedores).

O Socorrense debuta em torneios interestaduais. Em 2014, o Siri surpreendeu o Sergipe na casa do rival, chegou à final do Sergipano e conseguiu a vaga na Copa do Nordeste. Clube de estrutura modesta, manteve a filosofia de revelar jogadores em 2015. Seu grande nome está no banco: o técnico Edmilson Santos, que vem fazendo grandes trabalhos nos últimos anos. Esta será sua quarta temporada à frente do Siri. A equipe manteve a base vice-campeã estadual e reforçou a defesa com a contratação dos zagueiros Léo e Cláudio Baiano, ambos ex-Sergipe.

Time-base: Marcelo; Jorginho, Léo, Cláudio Baiano e Saci; Dácio, Thomas, Henrique e Juninho; Daniel Caiçara e Joeverton. Técnico: Edmilson Santos.

Destaque: o técnico Edmilson Santos está em sua quarta temporada no cargo.

Estádio: Batistão (15 mil torcedores).

Se os demais clubes que disputam a Copa do Nordeste sonham conseguir uma vaga na Sul-americana, o caso do Sport é diferente. O Leão já conquistou o feito pela Série A do Brasileiro e agora entra no Nordestão com a meta de defender o título de 2014. O sucesso no ano passado, com a conquista também do Pernambucano e a campanha segura na Série A, fez a diretoria manter a grande maioria do elenco. O técnico Eduardo Baptista permaneceu, e o principal reforço foi a renovação com o meia Diego Souza.

Time-base: Magrão; Alex Silva, Ewerton Páscoa, Durval e Renê; Rithely, Rodrigo Mancha, Danilo, Diego Souza e Élber; Samuel (Joelinton). Técnico: Eduardo Baptista.

Destaque: Diego Souza renovou contrato por um ano e seguirá como grande referência da equipe em 2015.

Estádio: Ilha do Retiro (36 mil torcedores).

A virada de ano foi de grandes mudanças no Vitória. Ricardo Drubscky assumiu o time, que ganhou nova cara. Da equipe titular de 2014, poucas peças restaram. Juan negocia rescisão, enquanto outros atletas, como Dinei, Marcinho e Edno, não renovaram. Escudero permanece como grande promessa de criatividade no meio, aliado agora a Jorge Wagner, reforço que deve estrear no decorrer da competição. Para a Copa do Nordeste, o Rubro-Negro terá uma equipe com média de idade de aproximadamente 23 anos. A meta é superar o desempenho das últimas duas temporadas, quando parou nas quartas de final. No Baiano, a estreia teve empate por 0 a 0 com o Bahia de Feira.

Time-base: Fernando; Nino, Ednei, Kadu e Mansur; José Wellison, Amaral, Escudero e Jorge; Elton e Neto Baiano. Técnico: Ricardo Drubscky.

Destaque: o atacante Neto Baiano retornou para a terceira passagem pela Toca do Leão.

Estádio: Barradão (35.632 torcedores).

REGULAMENTO

Os 20 times estão divididos em cinco grupos de quatro. Ao final da primeira fase, em que os times se enfrentam dentro de seus grupos em turno e returno, classificam-se os cinco primeiros colocados mais os três segundos colocados de melhor campanha.

Em caso de igualdade em número de pontos, os critérios de desempate são: 1) vitórias; 2) saldo de gols; 3) gols pró; 4º) confronto direto (se for apenas entre dois times); 5) cartões vermelhos; 6) cartões amarelos; 7) sorteio.

A partir da segunda fase, os times se enfrentam em mata-mata, sempre com jogos de ida e volta. Não há vantagem do empate. Se houver igualdade no saldo de gols e em gols na casa do adversário (exemplo: dois empates por 1 a 1), a decisão sairá na disputa por pênaltis.

Os confrontos das quartas de final serão estabelecidos a partir de sorteio. Os quatro primeiros colocados de melhor campanha formarão o bloco 1, e os três segundos colocados mais o primeiro de pior campanha formarão o bloco 2.