Postado por - Newton Duarte

Copa do Nordeste gera briga entre torcida e TV

Nordestão gera briga entre torcida e TV


Os mais de 9 mil pagantes de Náutico com o Guarany fazem do Nordestão o regional de melhor público


Não importa o dia nem a hora. Sequer a imagem ou assunto da postagem. Basta a página oficial da Sky, maior operadora de TV por assinatura do Brasil, postar algo que a enxurrada de comentários começa. São centenas de pedidos, reclamações e protestos para que a Sky coloque o Esporte Interativo em sua grade.

Este é mais um dos indícios da popularidade da Copa do Nordeste. Isso porque o Esporte Interativo é o canal que detém os direitos de transmissão da competição até 2022.

Como exemplo para mensuração, a reportagem de A TARDE entrou na Sky Brasil, página oficial da operadora no Facebook, por volta das 15h de ontem e pegou os três posts mais recentes para averiguação.

O mais recente, postado às 10h30, fazia propaganda do filme infantil 'A Origem dos Guardiões'. Dos 98 comentários postados àquela altura, 91 eram para pedir a inclusão do Esporte Interativo na Sky.

As duas postagens imediatamente anteriores, que foram ao ar na terça às 19h e às 17h30, faziam propaganda do filme 'Uma Saída de Mestre' (84 comentários até então) e da série 'Mayday! Desastres Aéreos' (106 comentários até então). Assim como o primeiro, elas tinham mais de 90% dos comentários dos internautas cobrando o Esporte Interativo na grade.

As duas principais hashtags têm sido #esporteinterativo #nordesteja e #sounordestinomeuclubetambém.

Qualquer observação nos posts anteriores em pelo menos uma semana encontra o mesmo resultado. Alguns comentários chegam a ser mais rudes, como os que contém a frase "Sky, vergonha do Nordeste". A afirmação foi vista em uma faixa com destaque no jogo CSA 4x1 Bahia, domingo, em Maceió.

Isso fora campanhas de cancelamento de assinantes nordestinos da Sky e ao menos três fan pages no Facebook pedindo a inclusão do Esporte Interativo nas grades das principais operadoras do país. A principal possui na faixa de 5 mil fãs. As outras duas, cerca de 2 mil.

A questão fica ainda mais forte porque, atualmente, não há indícios de que a Sky, que já conta com a linha de canais Sportv e ESPN, além do canal FOX Sports, vá fechar com o Esporte Interativo nos próximos meses. Enquanto isso, a concorrência fica ainda mais acirrada. Acabou de ser lançado o FOX Sports 2, que, segundo matéria da agência Folha Press, estaria com negociação em andamento com a Sky e a Net.

Luiz Eduardo Baptista, presidente da Sky, informou, por meio de sua assistente, que, devido a uma série de reuniões, não conseguiria atender à reportagem de A TARDE.

Já Edgar Diniz, presidente do Esporte Interativo, declarou: "Nós nos vemos como parceiros das operadoras de TV para ampliar a penetração do público de assinantes no Nordeste. Nada é mais forte do que o futebol local. Hoje, a Copa do Nordeste é a competição regional mais bem sucedida do país, tanto em público no estádio quanto em audiência na TV".

Fla pede para entrar

Enquanto isso, a popularidade do Nordestão vai ficando evidente. Assim, o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, admitiu seu desejo de incluir o clube na competição.

"Se, de algum modo pudermos... Mas isso requer um planejamento mais detalhado e criatividade para se conseguir viabilizar", afirmou o dirigente à Folha de São Paulo. Curiosamente, o Flamengo tem como vice de marketing justamente Luiz Eduardo Baptista, presidente da Sky.

Alexi Portela, presidente da Liga do Nordeste, emendou: "Ele perguntou se havia possibilidade. Por enquanto, não. No futuro, podemos pensar".

O principal número que comprova a popularidade do Nordestão é que os oito jogos de sua primeira rodada geraram uma média de público pagante nos estádios de 7.335 por partida. É a melhor média das competições do país até aqui. O Paulistão, em segundo, tem média de 5.083 pagantes por jogo.


SAIBA MAIS

Tabela completa União Tricolor Bahia da Copa do Nordeste 2014

Tabela completa União Tricolor Bahia Copa São Paulo Jr

Tabela completa União Tricolor Bahia do Campeonato Baiano 2014

Confira

Muito prazer: Priscila Ulbrich!

Fogueira das vaidades; Uma inquisição Democrática


Fonte: Ricardo Palmeira | A Tarde

Foto: Alexandre Gondim | Estadão Conteúdo