Postado por - Newton Duarte

Copa São Paulo 2016 :: Bahia arranca empate heroico, mas perde nos pênaltis; Veja

Fla vence Bahia nos pênaltis, mas Tricolor mantém chances na Copinha

Rubro-Negro entra em campo classificado, abre 2 a 0, mas Bahia reage, leva a partida para as penalidades e segue com possibilidades mesmo após vitória do time carioca

Não faltou emoção na partida entre Flamengo e Bahia, pela quarta fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, neste domingo. O Rubro-Negro entrou em campo classificado, chegou a abrir 2 a 0, mas o Tricolor baiano empatou, e o jogo só foi definido nos pênaltis. Melhor na penalidades, o Fla venceu por 5 a 4. Ao Bahia resta torcer para o São Paulo contra o Rondonópolis para seguir na competição como a equipe de melhor campanha eliminada.

Mais eficiente que o adversário no início, o Fla perdeu um pênalti com Cafu logo no início da partida, mas contou com a boa presença de área de Felipe Vizeu para abrir 2 a 0 ainda no primeiro tempo. O Bahia, que disputa a competição com sua equipe sub-17, melhorou na segunda etapa, mandou bola no travessão, teve gol anulado, mas só iniciou a reação aos 38, com dois gols em sequência de Geovane Itinga, que levou a decisão para as penalidades.

Nos pênaltis o Fla perdeu com Léo Duarte e Michael e marcou com Thiago Ennes, Alan, Luã, o goleiro Thiago e Lucas Paquetá. O Bahia desperdiçou com Alisson e Júnior e converteu com Thiago, Geovane Itinga, Sebastian e Jaques. Na sétima cobrança, Clayton chutou para fora, e o Fla venceu por 5 a 4.

Nas quartas de final, o time do Rio de Janeiro vai enfrentar o vencedor do duelo entre São Paulo e Rondonópolis, que jogam na noite deste domingo, em Mogi das Cruzes. O Bahia precisa de uma vitória do São Paulo para ficar com a vaga como o time de melhor campanha eliminado e enfrentar o América-MG nas quartas.

O JOGO

Apesar de entrar em campo classificado, o Flamengo começou a partida buscando o ataque, mas viu o Bahia responder da mesma forma. Aos 14 minutos, Cafu teve a chance de abrir o placar em cobrança de pênalti depois de a bola ter batido na mão do zagueiro Caio, do Bahia. O meia rubro-negro bateu mal, e Deijair fez a defesa.

O primeiro gol do jogo só saiu aos 39 minutos, após jogada de Lucas Paquetá pela esquerda, que encontrou Felipe Vizeu sozinho na área para empurrar para o fundo da rede. O segundo do Fla saiu cinco minutos mais tarde. Uma boa triangulação pela direita terminou no cruzamento de Thiago Ennes na cabeça de Vizeu, que finalizou com categoria.

No segundo tempo o Bahia cresceu no jogo e passou a dar mais trabalho para a defesa rubro-negra. Júnior chegou a acertar o travessão em um chute de longe, aos 13 minutos. Logo na sequência a equipe teve um gol anulado, após o assistente marcar impedimento. A insistência foi recompensada aos 38, depois que o artilheiro Geovane Itinga aproveitou o cruzamento preciso de Alisson pela esquerda.

No lance seguinte, o atacante voltou a marcar. Ele roubou bola na intermediária e acertou um belo chute no ângulo de Thiago, deixando o jogo empatado. O 2 a 2 levou a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, cada equipe perdeu dois nas primeiras cinco cobranças. A partida só terminou na sétima série, quando Lucas Paquetá marcou para o Fla, e Clayton, do Bahia, chutou para fora.