Postado por - Newton Duarte

Coritiba x Bahia :: Handicap

Inter é favorito para Libertadores, Grêmio, para Copa do Brasil. Vitória pressiona

E por pontos corridos, o Brasileirão chega à última rodada com jogos valendo o futuro das equipes. Corinthians e Internacional jogam pela classificação direta para a Libertadores, escapando do São Paulo na fase de grupos. O Inter leva vantagem. Bahia, Palmeiras e Vitória lutam contra o rebaixamento. E o Vitória vem sendo forte em casa. E Grêmio e Fluminense buscam uma vaga direta para as oitavas de final da Copa do Brasil do ano que vem. E o Grêmio é muito forte em casa para ficar com essa vaga. Veja os confrontos. Bom jogo.

Corinthians x Criciúma - Em jogo a passagem direta para a Copa Libertadores sem necessidade de disputar a seletiva. E o corintiano não podia escolher um adversário melhor. O Criciúma quando visitante não venceu qualquer adversário neste Brasileirão. Robin Hood vai ter um trabalho e tanto para prejudicar o Corinthians com sua síndrome. Timão é favorito absoluto, mas com duas vitórias a menos do que o Inter, seu concorrente direto pela vaga, não depende de si para escapar do São Paulo na primeira fase da Libertadores-2015.

Figueirense x Internacional - O Internacional precisa vencer para não depender do resultado do Corinthians. O Figueirense é o quarto pior mandante, e o Inter, o quinto melhor visitante. Difícil acreditar em uma zebra nesse caso.

Botafogo x Atlético-MG - Chega a ser difícil de entender que o Botafogo chegue à última rodada como o sexto pior mandante depois de um início de campanha tão bom. Simplesmente não perdeu com o mando de campo no primeiro turno, com cinco vitórias e três empates. Depois... enfim. Se despede da Série A contra o sexto melhor visitante, que no entanto só venceu um dos últimos seis jogos fora (dois empates e três derrotas).

Sport x São Paulo - Além da responsabilidade em si, o Sport pode acabar o Brasileirão entre os dez melhores. Só que décimo melhor mandante, recebe o segundo melhor visitante, que se vencer, acabará a competição como o melhor visitante. Por enquanto, tem dois pontos a menos que o campeão Cruzeiro. Evidentemente, um simbolismo, apenas. Mas um indicador de que o São Paulo montou uma equipe extremamente competitiva, mas que perdeu em casa a chance de lutar pelo título. (O São Paulo é o sexto mandante.)

Palmeiras x Atlético-PR - Não surpreende tanta discussão sobre onde o Palmeiras mandaria a partida. O Verdão é o terceiro pior mandante da competição, com sete vitórias, três empates e oito derrotas, sendo três derrotas (Santos, Atlético-MG e Sport) e um empate (Corinthians) nos últimos quatro jogos. O Atlético-PR vem de três vitórias (Criciúma, Botafogo e Bahia) e uma derrota (Fluminense) nos últimos quatro jogos como visitante, condição em que tem o nono melhor retrospecto da competição. Em condições normais, o Atlético-PR seria favorito, mas como o Palmeiras joga um ano em uma partida... Difícil. É muita pressão, mas o Palmeiras tem condições de dar a volta por cima.

Coritiba x Bahia - O Coritiba se garantiu na Série A em casa, com sete vitórias, um empate (Grêmio) e uma derrota (Cruzeiro) no segundo turno. Como se trata da despedida de Alex como jogador profissional, o time deve buscar a vitória para presenteá-lo. E ele merece muito. O Bahia venceu o último jogo como visitante (Criciúma) e está cheio de confiança, apesar das seis derrotas no segundo turno fora de casa em nove jogos (duas vitórias - a outra foi contra o Botafogo - e um empate com o Fluminense). Coritiba é favorito. Bahia tem de vencer e torcer contra Palmeiras e Vitória.

Vitória x Santos - O Vitória tem de vencer e torcer contra Palmeiras e Bahia. Em casa, o Vitória tem o segundo pior desempenho do Brasileirão, melhor apenas do que o do Bahia, mas é preciso destacar que isso se deve principalmente ao péssimo primeiro turno (em casa, uma vitória, três empates e cinco derrotas). No segundo turno foi melhor (cinco vitórias, dois empates e duas derrotas - Cruzeiro e São Paulo, os dois melhores visitantes). Ou seja: o Vitória tem boas chances de derrotar o Santos, que tem desempenho de meio de tabela como visitante. No segundo turno melhorou bem pouco (duas vitórias três empates e quatro derrotas contra duas vitórias, dois empates e cinco derrotas no primeiro turno fora de casa).

Cruzeiro x Fluminense - O Fluminense está lutando por uma vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil. Poupar a equipe de longas viagens não é pouca coisa. É o quarto melhor visitante da competição, mas vai endrentar o melhor mandante. Jogaço. A questão é como o Cruzeiro vai buscar inspiração. Provavelmente, no fato de ser a despedida frente a sua torcida em um grande ano. Uma vitória para apagar a perda da Copa do Brasil, talvez. Imprevisível.

Grêmio x Flamengo - É o Grêmio o adversário do Flu por essa vaga direta nas oitavas da Copa do Brasil. O Grêmio é o terceiro melhor mandante, empatado com o Corinthians. Apesar da derrota para o Cruzeiro na rodada 35 e também para o São Paulo na 26 (os dois melhores visitantes do país), o Grêmio é duríssimo em casa, com seis vitórias e um empate (Santos) no segundo turno como mandante, além das derrotas citadas. O Flamengo foi irregular na competição como visitante, com desempenho de meio de tabela. No segundo turno, venceu uma (Figueirense), empatou três e perdeu cinco quando foi visitante.

Goiás x Chapecoense - O Goiás é o sétimo pior mandante. No segundo turno venceu cinco, empatou uma e perdeu três em casa. Recebe o quarto pior visitante, que venceu duas (Bahia e Fluminense), empatou uma (Corinthians) e perdeu cinco longe de casa. O Goiás tem mais chances de vencer, principalmente porque a Chapecoense já deixou o rebaixamento para trás.