Postado por - Newton Duarte

CPI encontra indícios de caixa dois em campanha de vice-presidente da CBF

Comissão aponta repasses a Gustavo Feijó, vice do Nordeste e prefeito de Boca da Mata-AL. CPI também cita transações financeiras envolvendo o COL em paraíso fiscal

Depois de ouvir o presidente em exercício da CBF, Antônio Carlos Nunes de Lima, a CPI do Futebol continuou os trabalhos nesta terça-feira. Durante a reunião, os senadores mostraram indícios de que a CBF pode ter usado dinheiro de caixa dois na campanha de Gustavo Dantas Feijó, prefeito de Boca da Mata, no estado de Alagoas. Feijó também acumula o cargo de vice-presidente da CBF para a Região Nordeste e foi chefe da delegação brasileira durante a Copa das Confederações, em 2013. Além disso, os parlamentares citaram transações financeiras envolvendo o COL e uma conta nas Ilhas Canárias e outra em um banco nos Estados Unidos.

SAIBA MAIS:
> Coronel Nunes fala pouco na CPI, em reunião com irritação de Romário

Em um dos momentos da reunião, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL/AP) citou um diálogo feito por e-mail entre o então presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, e o vice-presidente Gustavo Dantas Feijó. Na mensagem, Feijó relembra Del Nero sobre um possível repasse de recursos para sua campanha. Ele acabaria eleito prefeito de Boca da Mata posteriormente. Diante dos documentos, o senador Randolfe Rodrigues colocou o prefeito do município alagoano no radar da comissão. 

– As informações, os primeiros documentos que começam a ser folheados aqui mostram que têm elementos gravíssimos para o aprofundamento de investigações. Eu queria sugerir a vossa excelência, quero logo antecipar aqui, pelo que aqui já vejo, eu acho urgente e necessário, por exemplo, convocar o Sr. Gustavo Dantas Feijó, que hoje é prefeito do Município de Boca da Mata, em Alagoas, para prestar explicações – declarou. 

Após o encerramento da sessão, Randolfe garantiu que irá apresentar mais requerimentos à comissão com base nos documentos obtidos até o momento pelos parlamentares. O senador citou dados levantados que indicam que o presidente licenciado da CBF, Marco Polo Del Nero, possui contas no exterior, o que foi veementemente negado por ele em seu depoimento à comissão, em dezembro do ano passado.

– Os documentos aqui são muito fortes. Mostram, primeiro, que o senhor Marco Polo Del Nero mentiu (quando negou, em dezembro, que tivesse contas no exterior), e isso é falsidade testemunhal. E mostra o que eu considero uma das mais graves revelações, que é o depósito para o senhor Gustavo Dantas Feijó, candidato a prefeito de Boca da Mata. Temos, pelo menos, aqui, um e-mail que foi interceptado entre o senhor Marco Polo Del Nero e o senhor Gustavo Dantas Feijó que indica, sugere, que a CBF fez caixa dois para uma campanha – relatou.

O GloboEsporte.com entrou em contato com Gustavo Dantas Feijó, que não foi encontrado. Por telefone, seu assessor informou que o prefeito de Boca da Mata e vice-presidente da CBF estava em reunião com a secretária de saúde do município e que não havia informações sobre o teor das denúncias feitas durante a reunião da CPI.

De posse de uma síntese dos documentos que já foram levantados até o momento pela investigação, os senadores traçaram um plano para a próxima reunião da comissão. Ficou decidido que os parlamentares se encontrarão na próxima terça-feira, dia 29, quando analisarão os documentos e, eventualmente, criarão novos requerimentos referentes, por exemplo, à convocação de pessoas e quebras de sigilos.