Postado por - Newton Duarte

Cristóvão decidirá entre Brasileirão e Sul-americana

“Sem pressa”, Cristóvão decidirá entre Brasileirão e Sul-americana

Ocupando posição intermediária na tabela do Campeonato Brasileiro, o Bahia agora tem de dividir as atenções do torneio nacional com a Copa Sul-americana. O Tricolor estreou na competição batendo a Portuguesa por 2 a 1 em pleno Canindé na última quinta-feira e, se mantiver campanha regular na Série A, poderá entrar com força máxima na briga por um título continental.

Caso volte a emplacar boa sequência no Brasileirão, a ponto de entrar na briga por uma vaga no G-4, o técnico Cristóvão Borges não hesitará em mandar apenas reservas para a Sul-americana. A decisão sobre qual campeonato priorizar neste segundo semestre, entretanto, não será tomada de maneira precipitada.

“Essa ainda é a primeira fase, então tem a possibilidade de administrar melhor. Se passarmos, a logística é outra, com viagens longas e desgastantes, como temos no Brasileirão. Teremos que rever o planejamento com a diretoria, mas eu que decido qual priorizar. E não tenho pressa para isso. Vamos administrar jogo a jogo, porque só mais para frente é que não vai ter jeito. Teremos que jogar para valer uma das duas”, afirmou o comandante.

Cristóvão Borges garante que terá plena autoridade para decidir qual competição será prioridade no Bahia

Se em um futuro um torneio pode atrapalhar o outro, no momento a Sul-americana será usada para resgatar o moral do Bahia no Campeonato Brasileiro. O time não vencia há quatro partidas, desde que bateu o Flamengo por 3 a 0 na Arena Fonte Nova, e saiu de campo empolgado por derrotar a Lusa fora da casa.

“Estávamos há quatro jogos sem vencer e tínhamos que quebrar isso. A vitória serve para largarmos bem na competição e embalar para domingo”, destacou Cristóvão, projetando a partida contra o Náutico pela 16ª rodada da Série A, marcada para as 16 horas (de Brasília), em Salvador.

Cristóvão vibra com redenção de Obina e prepara proteção a Talisca

Sem espaço entre os titulares do Bahia devido ao bom momento vivido por Fernandão, Obina agarrou com as duas mãos a chance dada por Cristóvão Borges na estreia do time na Copa Sul-americana. O centroavante teve boa movimentação no Canindé e marcou o gol da vitória do Esquadrão de Aço por 2 a 1 já aos 45 minutos do segundo tempo.

O técnico tricolor fez poucas alterações na equipe que não vencia a quatro partidas no Campeonato Brasileiro, poupando justamente Fernandão, além do volante Fahel e do meia Marquinhos Gabriel. Após a partida na capital paulista, Cristóvão afirmou que a atuação decisiva do atacante não fez bem apenas para o próprio Obina

“Ele estava precisando de oportunidades. Estava trabalhando bem há um bom tempo e merecia. Foi bom ele ter jogado bem e decidido o jogo. Temos um grupo unido, que é a base de nossa força, por isso ficamos felizes com o gol dele. Também temos que destacar o Feijão, que tem entrado mais e novamente foi muito bem”, elogiou.

Atuação de Obina foi festejada pelos companheiros no gramado e exaltada por Cristóvão Borges

Se o comandante do Bahia exaltou a partida feita pelo meio campista Feijão, o desempenho de outro garoto criado nas categorias de base do clube causa preocupação. O meia-atacante Anderson Talisca foi displicente em alguns lances e foi vaiado pela torcida que compareceu em bom número ao Canindé quando foi substituído pelo norte-americano Freddy Adu.

“Já aconteceu outras vezes essa situação de vaias. Ele é jogador de destaque, de Seleção Brasileira, e por isso é mais exigido. Ele precisa ser orientado, pois é natural que ele tenha oscilação. É talentoso, o futuro do clube e temos que tomar cuidado com ele para que possa desenvolver o futebol, porque ele tem um futuro muito promissor”, alertou, garantindo apoio total à revelação tricolor.


Fonte: Bruno Grossi, especial para a GE.net

Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press