Postado por - Newton Duarte

Cristóvão explica tática de rodízio

Cristóvão explica tática de rodízio: ‘No máximo, dois jogos seguidos’

Revezamento minimiza lesões e põe jogadores em ritmo, afirma o treinador

Treinador adotou planejamento de rodízio de atletas para evitar lesões no elenco do Bahia, e estratégia parece dar certo: DM está vazio há 4 rodadas


Problema recorrente nas equipes do país nesta altura do Campeonato Brasileiro, as lesões de jogadores não têm assombrado o departamento médico do Bahia. O time baiano acumula quatro rodadas sem atletas fora de campo por contusões, feito louvável em tempos de jogos às quartas e domingos.

Um dos segredos para a marca foi esmiuçado nesta sexta-feira: o revezamento. Após o treino do elenco tricolor, o técnico Cristóvão Borges explicou a lógica que norteia suas escalações partida a partida.

- É um revezamento. Nós entendemos o campeonato com jogos muito competitivos. E dificilmente você será competitivo se jogar com a mesma equipe domingo, quarta e domingo. Não tem a menor condição. Então resolvemos planejar diferente. No máximo, dois jogos seguidos é possível. Mais do que isso, não. Então passamos a mexer na equipe para que ela mantivesse o nível de atuação e os jogadores pudessem jogar de forma competitiva. E começamos bem. No segundo turno, começamos bem. Conseguimos pontuar depois de muito tempo sem que isso acontecesse – afirmou o treinador.

Analisando-se as últimas partidas, é possível verificar a aplicação da teoria na prática. Nos últimos jogos, William Barbio, Marquinhos e Raul foram alguns dos jogadores que entraram no esquema de revezamento.

Com a tática, Cristóvão afirma que consegue não só diminuir a frequência de lesões no plantel do Bahia, como colocar os atletas considerados reservas no ritmo certo. Assim, são dois problemas minimizados com uma iniciativa só.

- Nosso planejamento tem essa vantagem. Quando fizemos as trocas, muitos jogadores participaram de jogos. Então eles estão em ritmo de partidas. Os jogadores que forem entrar para esse jogo [no domingo, contra a Ponte Preta] não terão problema de falta de ritmo. Não teremos esse problema. O que vamos ter é a dificuldade natural da partida – avaliou o técnico.

Confira também:

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

No entanto, com BaxVice à vista, a dúvida já paira sobre o clássico. Após a partida deste domingo contra a Macaca, o Bahia enfrentará o Vitória na quarta-feira, na Arena Fonte Nova, pela 27ª rodada do Brasileirão. A pergunta é quase automática: o revezamento vai se manter diante do principal rival do Tricolor? A resposta também é praticamente instantânea:

- Vou responder com uma frase que eu aprendi com um treinador que passou por aqui, meu mestre. Chama-se Otacílio Gonçalves: ‘A partida mais importante é a próxima’ – finalizou Cristóvão Borges.


Fonte: Rafael Santana e Tamires Fukutani – GE.COM

Foto: Thiago Pereira