Postado por - Newton Duarte

Cristóvão justifica oscilação do Bahia no Brasileirão

Na gangorra: Cristóvão justifica oscilação do Bahia no Brasileirão

Tricolor já esteve perto do G-4, mas agora luta para se afastar da briga contra o rebaixamento. Equipe baiana encara o Atlético-MG neste sábado

Brasileiro 2013. Bem no início da competição, o Tricolor chegou a namorar o G-4 e a disputa de uma vaga para a Copa Libertadores da América. A boa fase, no entanto, não durou muito. Com cinco partidas sem vencer na Série A, o time treinado por Cristóvão Borges se aproxima perigosamente da zona de rebaixamento, vizinha que faz o torcedor ter calafrios.

Cristóvão Borges falou sobre a oscilação do Bahia na Série A

A gangorra tricolor é recheada de alternâncias. Na 10ª rodada, após vencer o Flamengo por 3 a 0, o Bahia ocupou a 4ª colocação, melhor posição do time no campeonato. Depois disso, a equipe baiana viveu em uma espécie de montanha russa, com uma série de altos e baixos. A situação se estabilizou na 31ª rodada, quando o grupo treinado por Cristóvão Borges empatou com o Atlético-PR e ficou no 15º lugar, posição que ocupa até hoje.

Para Cristóvão Borges, a oscilação no Brasileirão é algo normal para o Bahia. O treinador diz que a disputa da Copa Sul-Americana simultaneamente com a Série A roubou atenção e energia da equipe, além de explicar que o clube não possui o mesmo poder de investimento de outros times para se manter sem sobressaltos na competição nacional.

- Faz parte do jogo. O campeonato é assim. São poucas equipes que têm capacidade de se manter sempre bem, como o Cruzeiro, que tem todo tipo de força, manteve um elenco de alto nível durante a temporada. Ninguém chegou nem perto. O Bahia viveu um ano muito difícil. A partir do momento que começamos a participar de duas competições, o campeonato acelerou, jogamos quarta e domingo, caímos de produção. Geograficamente, estamos em uma posição que dificulta muito. Qualquer viagem demanda muita logística. Tudo isso somado, em algum momento, pesa. E houve momentos que pesou. Essa alternância depende dessas coisas. Aconteceu com a maioria dos times no campeonato – comentou Cristóvão.

Em baixa, o Bahia encara o Atlético-MG neste sábado, às 18h30m (horário de Brasília), na Arena Fonte Nova, pela 33ª rodada do Brasileirão. Em caso de triunfo, o Tricolor pode dar uma guinada na tabela. E apoio não deve faltar. Mais de 37 mil ingressos foram vendidos para o confronto.

Não deixe de ler:

VÍDEO: Momentos Mágicos - Bahia, o 1o Campeão do Brasil

Raio X: Quem é quem na Champions League

Confira também:

Hall da Fama

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

- Nossa responsabilidade é grande. Ficou maior pela situação que estamos vivendo. Esse clima que já foi criado é motivador. A torcida vai estar lá, dar força. E dessa vez mais ainda. Estamos felizes e vamos fazer tudo o que for possível para conseguir a vitória – garantiu o treinador tricolor.

O Bahia tem apenas dois pontos a mais que o Vasco, primeiro time da zona de rebaixamento. Para Cristóvão, estar fora do Z-4 a esta altura do campeonato é um trunfo, já que o Tricolor depende apenas das próprias forças pra se manter na elite do futebol nacional.

- Durante a temporada, acontecem problemas de todas as ordens. Mas o pior deles é depender dos outros. Depender de si é jogar, ter o melhor desempenho, para resolver os problemas. Nós é que temos que resolver. E estamos prontos para isso – assegurou.


Fonte: Thiago Pereira – GE.COM

Foto: Rafael Santana