Postado por - Newton Duarte

Cristóvão tem o 'Grupo na mão'

Campanha não surpreende Lomba, que destaca técnico: ‘Grupo na mão’

'A gente via nos treinos que a coisa estava andando', diz Lomba

Goleiro lembra trabalho realizado durante pausa para Copa das Confederações e diz que é preciso ter pés no chão para não cometer erros


No início da temporada, ninguém apostaria que o Bahia seria um dos primeiros colocados a esta altura do Campeonato Brasileiro. Mas o Tricolor surpreendeu: com 19 pontos, a equipe é a terceira colocada na tabela e está há cinco jogos sem perder. Ao contrário do que aconteceu nos dois últimos anos, o Bahia não está brigando para sair da zona de rebaixamento, mas para se manter no G-4 do torneio nacional.

- Passei dois anos indo bem, mas a gente sempre brigando embaixo. Aí nunca tem tanta repercussão. Às vezes você faz uma boa partida, mas está brigando contra o rebaixamento, aquela agonia, aquele sofrimento... É sempre tentar fazer os 45 pontos e sair logo. Agora não. A gente pensa maior, a gente tem confiança. O dia a dia fica bem mais tranquilo, mais leve. Mas, ao mesmo tempo, a gente tem que ter os pés no chão e tranquilidade para não se empolgar e acabar cometendo outros erros – alerta o goleiro Marcelo Lomba.

Feliz com o novo clima no vestiário tricolor, após o primeiro semestre de crise que o time enfrentou, o jogador destaca o papel importante desempenhado pelo técnico Cristóvão Borges. O treinador chegou ao clube em maio e mudou a cara da equipe.

- O Cristóvão tem o grupo na mão. Tem que ter a rédea curta para ninguém se empolgar. Os jogadores entenderam que quem estiver melhor vai jogar e todo mundo está querendo jogar. Fico feliz por todo mundo estar jogando bem. Quando sai gol, a gente vê que todo mundo está comemorando. Isso é uma coisa que mostra que o ambiente está bom, que o respeito, acima de tudo, está ocorrendo aqui dentro – afirma o goleiro.

Apesar de ser surpresa para a maioria, o desempenho do Bahia no Brasileirão não pegou Lomba desprevenido. Para o jogador, a boa campanha era esperada, diante do trabalho realizado pelos atletas durante a pausa do torneio para a realização da Copa das Confederações. A boa fase seria, na verdade, resultado dos treinos realizados diariamente no Fazendão.

- A gente treinou muito na parada para a Copa das Confederações, e a gente via nos treinos que a coisa estava andando. Eu conversava com os jogadores, e a gente dizia “Pô, a gente está correndo certo, a gente não está se desgastando muito e está conseguindo marcar bem”. Cristóvão enfatizou muito taticamente naquele período de treinamentos. Fisicamente a gente já estava bem, mas ele enfatizou muito taticamente. E a gente via a evolução. No dia a dia, é importante para o atleta ver que o que ele está fazendo está dando resultado. Então não surpreendia a gente estar jogando bem, apesar de, no início do ano, a gente ter jogado muito abaixo. Não surpreendia, porque a gente via nos treinamentos, o Cristóvão passava com segurança as informações e, dentro de campo, estava evoluindo. A gente estava fazendo as coisas certinhas, todo mundo estava se dedicando muito, e a gente está conseguindo vencer esses jogos - finalizou.


Votem CRISTÓVÃO para melhor Técnico do Brasileirão


ASSOCIE-SE JÁ


Tabela interativa da Série A com atualização online


Fonte: GLOBOESPORTE.COM

Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia