Postado por - Newton Duarte

Cristóvão torna-se maior técnico do Bahia nos pontos corridos

Cristóvão supera Márcio Araújo e torna-se maior técnico do Bahia nos pontos corridos

O centroavante Fernandão, com treze gols, tornou-se o maior artilheiro do Bahia na história dos pontos corridos. O Campeonato Brasileiro da Série A de 2013 não foi especial apenas para o camisa 20. O técnico Cristóvão Borges também foi responsável por bater um recorde no Fazendão.

Desde 2003, quando o formato de pontos corridos foi colocado em prática nas principais competições nacionais, o Bahia disputou sete campeonatos e, somente agora em 2013, conseguiu manter um treinador por trinta rodadas. Fato histórico.

Cristóvão Borges é o técnico que mais comandou o tricolor baiano nas edições de pontos corridos, superando uma marca que pertencia a Márcio Araújo, responsável por comandar o time na campanha de acesso à elite do futebol brasileiro. Na ocasião, o treinador esteve no banco de reservas em vinte e cinco oportunidades.

Ele chegou em uma situação desesperadora. O Bahia, no primeiro semestre, sofreu com ruins campanhas em todas as competições: Campeonato Baiano, Copa do Nordeste e Copa do Brasil. O ambiente interno era ruim, torcida desconfiada, poucas contratações e uma série de jogadores afastados pela antiga direção.

Confira também:

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

Mesmo assim, após uma intertemporada causada pela realização da Copa das Confederações, Cristóvão Borges caiu nas graças dos tricolores. Conseguiu, apesar da qualidade do elenco, dar um padrão de jogo ao time aliado a bons resultados. Resgatou o bom futebol de alguns atletas, deu ainda mais espaço aos garotos formados na base e segue vivo na briga por um título inédito: Copa Sul-Americana.

Após vinte e novo jogos à frente do tricolor, Cristóvão Borges alcançou 41,4% de aproveitamento. Foram nove triunfos, nove empate e onze derrotas.

Além da marca individual do treinador é a primeira vez que o Bahia não demite um técnico no decorrer do Campeonato Brasileiro. Atitude que era uma rotina no clube como, por exemplo, em três anos: 2003, 2008 e 2009. O tricolor foi comandado por quatro profissionais em uma única edição.


Fonte: Felipe Santana – Bahia Notícias

Foto: Divulgação