Postado por - Daniel Cartaxo

Crônica Sport 2 x 0 Bahia. Mais Um Bahia

A verdade torcedor-amigo é que a vida é uma construção. E o Bahia como todo time entrou em campo neste dia 06 de maio de 2018 na Ilha do Retiro, em Recife, sabendo que o futebol são onze contra onze, mas pode ser também uma caixinha de surpresas para quem não sabe fazer a sua parte e fazê-la bem-feita.

O Bahia até começou melhor a partida, mas depois foi dando campo ao Sport e foi deixando ele gostar do jogo. E assim tomou o primeiro gol numa falha conjunta entre o nosso zagueiro e o nosso goleiro. Até aí tudo bem: tinha o segundo tempo inteiro para virar, construir uma nova tática, jogada, armação, persistência. Afinal a vida é construção, nada vem de graça, nem mesmo uma boa jogada ou um simples gol. Aliás torcedor-amigo, no futebol todo mundo sempre soube que o gol é o que realmente vale e é ele que muito significa para o futebol. São as regras a cumprir. Assim como temos regras na vida temos regras também no futebol. E eis que o Bahia não voltou bem no segundo tempo e levou o segundo gol e foi dando mais campo ao time do Sport.

Se jogar na Ilha do Retiro sempre foi complicado, imagine vocês com um time recuado e psicologicamente sem confiança. Eu acho que falta mais confiança por parte dos jogadores do Bahia ao jogarem fora de Salvador. Sem contar que Edigar Júnior está muito isolado lá na frente e ele apesar de ser um grande jogador (eu penso assim) não pode jogar isolado no ataque do Bahia, fazendo o papel de homem-gol que ele não é.

Já Vinícius caiu de produção demais nos últimos jogos. E até Zé Rafael estava pouco inspirado. Agora o que eu achei errado mesmo, foi Guto Ferreira apostar na entrada de um jogador que nunca havia jogado dantes no Bahia, em uma partida tão importante e decisiva como esse clássico Nordestino. O jovem Ítalo conseguiu estrear e só jogar apenas onze minutos mal jogados, antes de ser expulso pelo segundo cartão amarelo.

Já Régis entrou e mostrou que já pode ser titular desse time, até colocou uma bola na trave!! Então eu vou fazer um pedido a vocês do Bahia. Mais um Bahia!! Mais uma inspiração, mas uma dedicação, mais um segredo de jogada ensaiada não revelada, mais uma confiança, mais uma força extra, mais uma ilusão-vencedora que se chama esperança e que deve ser sempre a última a desvanecer-se.

Para esse jogo contra o Vasco da Gama pela Copa do Brasil eu desejo isso, Bahia. Mais um pouquinho de cada coisa dessas e o nosso verdadeiro futebol certamente vai aparecer como apareceu em tantas partidas nesse ano e no início desse jogo lá na Ilha, em Recife. E certamente um dia entenderemos que a nossa maior tática, em cada partida, deve ser essa, de acreditar na vida como uma construção, e acreditar na vida, e acreditar também, o que realmente não é pouca bobagem...

Colocando tijolo por tijolo, bloquinho por bloquinho, indo passo por passo e aí então sairemos vencedores, pois seremos sabedores que fizemos o nosso melhor e isso foi tudo que podíamos fazer!! E é essa a lição que a vida quer nos passar!! Façamos a nossa parte então.

Eis o segredo... Mais Um Bahia!!!