Postado por - Newton Duarte

Cruzeiro 1 x 2 Bahia - Raio X - Melhores Momentos

Penetra, Bahia vence e se livra da degola no dia de festa do Cruzeiro

Raposa recebe a taça em jogo que teve comemoração compartilhada pelo Tricolor, que escapou do rebaixamento a uma rodada do fim

DESTAQUES DO JOGO

  • Momento decisivo

45' do 2º tempo

Em um rápido contra-ataque, o Bahia marcou o gol da vitória no Mineirão. Souza cruzou
pela direita e Anderson Talisca completou para a rede.

  • Bahia na Série A

Garantido

Com o resultado deste domingo, no Mineirão, o Bahia assegurou a permanência na Série A de 2014. O time baiano chegou aos 48 pontos.

  • Sem recorde

Pontos ganhos

O Cruzeiro não pode mais quebrar o recorde de pontos em um Brasileiro com 20 clubes. Pode, no máximo, igualar o São Paulo, de 2006, que fez 78.


A CRÔNICA


Não era o que o torcedor do Cruzeiro esperava, já que era dia de festa dentro do Mineirão, com a entrega da taça, e também fora, com direito a trio elétrico e muita cerveja. Sem a mesma vontade que o fez campeão com quatro rodadas de antecedência, o time foi batido neste domingo dentro de casa pelo Bahia, por 2 a 1, gols de Marquinhos e Anderson Talisca, já nos acréscimos, contra um de Vinícius Araújo para os donos da casa.

Penetra e precisando desesperadamente da vitória para escapar do rebaixamento, o time baiano nem teve de ser brilhante para cumprir a missão e se garantir na elite do futebol brasileiro por mais uma temporada. Mas justiça deve ser feita, já que Marcelo Lomba fez várias defesas importantes, repetindo o que já havia feito nas últimas temporadas no Brasileirão, se tornando peça preponderante para evitar a queda do time da boa terra. O resultado deixou o Cruzeiro com 75 pontos e, restando apenas uma rodada, o time não pode mais quebrar o recorde do São Paulo numa edição do Brasileirão com 20 clubes. Pode, no máximo, igualar a marca de 78 conseguidos pelos paulistas em 2006. Já os baianos chegaram aos 48 pontos e estão na 12ª posição, matematicamente livres do risco de queda.

Jogadores do Bahia comemoram gol

Para encerrar o Brasileirão, o Cruzeiro terá o jogo de troca de faixas, já que enfrenta o Flamengo, campeão da Copa do Brasil, no Maracanã, no próximo sábado. A CBF ainda não confirmou o horário da partida. Já o Bahia cumpre tabela, em casa, contra o desesperado Fluminense, que vai precisar vencer para tentar evitar a queda. A partida sera às 17h (de Brasília), na Fonte Nova.

Festa do Cruzeiro, só fora de campo

O clima de festa nas arquibancadas e nos arredores do Mineirão parece ter contagiado os jogadores do Cruzeiro, que demonstravam pouco interesse na partida, ao contrário do Bahia, que fazia mais uma “final de Copa do Mundo” na luta contra o rebaixamento. Para piorar, logo no início, Ricardo Goulart se chocou contra Marcelo Lomba e teve que ser substituído por Willian.

Com o Bahia melhor e mais interessado em campo, não demorou para o gol sair. Aos 14 minutos, William Barbio recebeu na entrada da área e deu lindo passe para Marquinhos. O camisa 10 ganhou no corpo de Ceará e, com um toque de muita categoria, tirou de Fábio. A bola entrou mansamente para delírio dos poucos torcedores tricolores presentes num Mineirão praticamente todo azul.

Atrás no placar, o Cruzeiro passou a reter mais a bola, mas só ameaçava Lomba em chutes de fora da área, principalmente com Éverton Ribeiro. Mas o Bahia assustava mais e, justamente em um chute de longe, Talisca obrigou Fábio a fazer grande defesa. No lance em que poderia criar a jogada de maior perigo, Dagoberto preferiu se jogar na área em vez de tentar uma conclusão. Na jogada, o zagueiro Titi escorregou na frente do atacante, que já havia dado um tapa em direção à linha de fundo. Com chance de cruzar ou bater em gol, o camisa 11 optou pela simulação em lance que a arbitragem acertou em não marcar.

Se o Cruzeiro já não criava, ainda perdeu mais um jogador por lesão no primeiro tempo. Éverton Ribeiro também teve que sair e deu lugar a Júlio Baptista. No fim, o Cruzeiro ainda teve duas chances, ambas com Souza. Na primeira, ele cabeceou para fora e na segunda, já nos acréscimos, exigiu boa defesa de Marcelo Lomba em cobrança de pênalti.

Cruzeiro recebe a taça de campeão brasileiro

Pressão, empate cruzeirense e gol baiano no fim

Atrás no placar e com o intuito de dar uma satisfação ao torcedor que fazia grande festa no Mineirão, o Cruzeiro voltou com mais atitude. Logo aos 2 minutos, linda triangulação entre Willian, Borges e Júlio Baptista acabou com finalização perigosa do camisa 10. Logo depois, aos 8, mais uma vez o árbitro André Luiz de Freitas Castro foi muito cobrado pelos cruzeirenses. Dagoberto tentou cruzamento da esquerda, mas a bola foi interceptada por um toque involuntário no braço do zagueiro Demerson. As reclamações não surtiram efeito, e o jogo seguiu.

A pressão do campeão brasileiro continuou. Se antes as melhores chances vinham em chutes de longe, na etapa final o leque foi ampliado com toques rápidos e bolas pelo alto. Em duas delas, quase seguidas, Marcelo Lomba salvou. A tarde realmente era complicada para a arbitragem. Aos 25, a auxiliar Márcia Bezerra Lopes teve a missão de anular corretamente gol de Souza. Depois de cruzamento de Egídio, a bola desviou em Vinícius Araújo, que havia entrado na vaga de Borges. Mesmo com o atacante impedido, Lomba fez grande defesa parcial e, na sobra, o volante mandou para dentro, mas o lance já estava impugnado.

De tanto pressionar, o gol do Cruzeiro saiu. Após cobrança de escanteio, Bruno Rodrigo cabeceou na segunda trave. Quase sobre a linha, Lomba defendeu, mas oportunista, Vinícius Araújo colocou para dentro. Delírio nas arquibancadas e gritos de tricampeão ecoaram no Gigante da Pampulha.

Mas o jogo ainda não havia acabado. Aos 43, Fábio fez grande defesa em chute de Diones. Porém, aos 45 minutos, em um rápido contra-ataque, Souza cruzou da direita para Anderson Talisca completar para as redes, no contrapé do goleiro. Gol que colocou números finais no placar da partida e confirmou a permanência do Bahia na Série A.

Torcida recepcionou o grupo


FICHA TÉCNICA


Cruzeiro 1 x 2 Bahia – Série A – 37ª rodada do Campeonato Brasileiro


Data:01/12/2013

Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

PÚBLICO - 47.999 pagantes

RENDA -R$ 2.224.490

Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)

Auxiliares: Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Gol: Bruno RodrigoMarquinhos e Talisca (Bahia)

Cruzeiro:Fábio; Ceará, Bruno Rodrigo, Dedé e Egídio; Lucas Silva, Souza, Ricardo Goulart (William) e Everton Ribeiro (Júlio Baptista); Dagoberto e Borges (Vinicius Araújo). 

Técnico: Marcelo Oliveira.

Bahia: Marcelo Lomba; Rafael Miranda, Demerson, Titi e Raul; Fahel, Hélder e Talisca; Marquinhos (Diones), William Barbio (Fabrício Lusa) e Fernandão (Souza). 

Técnico: Cristóvão Borges.

Atuações: Lomba, Titi e Talisca viram os heróis da permanência do Bahia

MARCELO LOMBA – GOLEIRO - Nota: 9

Atuação espetacular. Fez quatro defesas de alto grau de dificuldade e salvou o Bahia lindamente até quando o lance estava parado. Um dos heróis da permanência tricolor na Série A.

RAFAEL MIRANDA – LATERAL DIREITO - Nota: 7

Um guerreiro em campo. Marcou com muita aplicação e ainda ajudou o ataque quando voltou a ser volante, já que começou a partida na lateral.

DEMERSON – ZAGUEIRO - Nota: 5

Deu algumas bobeadas na saída de bola e ainda esteve envolvido numa polêmica em lance e que a bola bateu em sua mão dentro da área.

TITI – ZAGUEIRO - Nota: 8,5

Gigante. Não se preocupou em um momento sequer com outro quesito que não fosse a vontade de vencer. Ganhou quase todos os lances pelo alto.

RAUL – LATERAL ESQUERDO - Nota: 5,5

Tímido no apoio, limitou-se a fechar o seu setor, principalmente durante a pressão cruzeirense em busca do primeiro gol.

FAHEL – VOLANTE - Nota: 6,5

Mais um que se desdobrou em campo. Atuação marcada pela garra. Importante na vitória.

HELDER – VOLANTE - Nota: 5

Fazia um bom jogo até dar um passe para trás sem sentido, e quase colocar tudo a perder. Para a sua sorte, Vinicius Araújo não aproveitou o presente, e logo em seguida saiu o segundo gol tricolor.

ANDERSON TALISCA – MEIA - Nota: 8

Muita categoria a serviço do Bahia. Deu belo chute de fora da área no primeiro tempo e ainda deu cruzamento na cabeça de Fernandão, que o atacante não aproveitou. No finzinho, foi premiado com um gol meio sem jeito, mas que valeu muito para a sua equipe.

MARQUINHOS GABRIEL – MEIA - Nota: 7,5

Mostrou frieza no lance em que abriu o placar. No segundo tempo, fez bonito lance individual que quase resultou em gol.

DIONES – VOLANTE - Nota: 6

Entrou para ajudar na marcação e fez o seu papel.

BARBIO – ATACANTE - Nota: 6,5

Lindo passe para Marquinhos Gabriel inaugurar o marcador. Poderia ser melhor explorado pelos lados do campo.

FABRÍCIO LUSA – LATERAL DIREITO - Nota: 6

Entrou para cuidar da lateral direita e conter os avanços de Dagoberto por ali.

FERNANDÃO – ATACANTE - Nota: 5,5

De cabeça, perdeu a principal chance que teve e que não costuma errar.

SOUZA – ATACANTE - Nota: 7,5

Entrou cheio de vontade e foi decisivo ao cruzar na medida para Talisca decretar o resultado final da partida.


SCOUT


Cruzeiro 1 x 2 Bahia

Passes errados

Faltas cometidas

Roubadas de bola

Wiliam Barbio 2

Titi 1

Hélder 1

Fahel 1

Marcelo Lomba 1

Fabricio Lusa 1

Anderson Talisca 1

Raul 1

Titi 3

Raul 3

Hélder 2

Fahel 2

Fernandão 2

Rafael Miranda 1

Demerson 1

Wiliam Barbio 1

Titi 4

Hélder 4

Fernandão 2

Demerson 2

Fahel 1

Wiliam Barbio 1


A semana de treinos mais relaxada do ano

Tricolor se prepara para último desafio da temporada

Após enfrentar o Cruzeiro, o Bahia agora se prepara para último jogo do ano. O Esquadrão de Aço se prepara para enfrentar o Fluminense, no próximo domingo (08), às 16 horas (de Salvador), na Fonte Nova.

Confira a programação semanal do Tricolor:

Segunda-feira (02): Folga;

Terça-feira (03): 15h30: Treino, Fazendão;

Quarta-feira (04): 15h30: Treino, Fazendão;

Quinta-feira (05): 15h30: Treino, Fazendão;

Sexta-feira (06): 15h30: Treino, Fazendão;

Sábado (07): 09h: Treino, Fazendão;

Domingo (08): 16h: Jogo contra o Fluminense, na Fonte Nova.


Fonte: GE.COM - ECB

Foto: Dudu Macedo / Agência Estado - Mauricio Paulucci e Twitter oficial Bahia