Postado por - Newton Duarte

'Cumê água': Tá liberado!

Projeto propõe liberação de venda de bebidas alcoólicas em estádios na BA


Projeto segue para o gabinete do governador, que deverá avaliar proposta. 'Ideia é regulamentar venda, com teor alcoólico de 20 graus', diz deputado.


O deputado estadual João Bonfim (PDT-Bahia) conseguiu aprovar, na última terça-feira, na Assembleia Legislativa da Bahia, um projeto de lei que tem como objetivo regulamentar a venda de bebibas alcoólicas em estádios localizados no estado. O projeto se torna Lei após sanção do governador Jaques Wagner, que tem a prerrogativa de aprovar ou não a proposta. Ele tem 10 dias para decidir sobre o projeto.

Em conversa com o G1 BA na manhã desta quinta, o deputado comentou que o projeto foi aprovado pela maioria da casa.

- Somente um grupo de evangélicos votou contra, mas foi por não entender a essência da proposta. Quando dei entrada nesse projeto, há seis meses, nunca propus liberar a venda de bebida em lugar nenhum, já que a venda é liberada em todo país. O que propus foi a regulamentação das vendas. Não há uma Lei Brasileira que proíba a venda de bebidas nos estádios. A única proibição é para menor de 18 anos. Quem coibiu a venda nos estádios foi a CBF [Confederação Brasileira de Futebol], por entender que pode promover ato de violência e vandalismo - explica.

Fonte Nova teve venda de bebidas alcoólicas liberada durante Copa das Confederações

O deputado destaca ainda que, durante a Copa das Confederações, realizada entre 15 e 30 de junho de 2013, a CBF, por determinação da Fifa, liberou a venda nos estádios brasileiros.

- Não há estatística nenhuma que comprove a relação de briga nos estádios com a venda de bebidas alcoólicas. Tem muita gente que chega e fica bebendo na porta dos estádios e já entra embriagado para assistir aos jogos. Os estádios não têm como proibir a entrada de pessoas bêbadas, então não tem lógica - completa.

A regulamentação proposta por Bonfim tem objetivo de começar a vender as bebidas 30 minutos antes do início das partidas e encerrar as vendas 30 minutos antes do fim dos jogos. De acordo com o deputado, os torcedores teriam apenas 90 minutos para poder beber durante os jogos.

- Vamos limitar também o teor alcoólico nos estádios. A proposta vai permitir a venda de bebidas com gradação de até 20 graus - defende. Ele completa explicando que os vendedores que não se enquadrarem na Lei terão cumpridas as penalidades previstas.


SAIBA MAIS

Tabela completa União Tricolor Bahia da Copa do Nordeste 2014

Tabela completa União Tricolor Bahia do Campeonato Baiano 2014

Troféu UTB: Dê sua própria nota aos jogadores

Confira

Torcedor: Seja Sócio do Esquadrão de Aço

Fogueira das vaidades; Uma inquisição Democrática


Fonte: G1 BA

Foto: Lino Wessen Sultanum