Postado por - Newton Duarte

Curso da moda no futebol mostra jogadores mais interessados que técnicos

Curso da moda no futebol mostra jogadores mais interessados que técnicos

Tinga está entre jogadores inscritos em curso sobre gestão técnica no futebol

Tinga está entre jogadores inscritos em curso sobre gestão técnica no futebol - Dionizio Oliveira/UOL

Assistir à aula pela manhã e treinar à tarde. Indeciso quanto ao futuro no futebol, o meia cruzeirense Tinga é um entre os jogadores na reta final da carreira que se matricularam no curso de ensino à distância de gestão técnica da Universidade do Futebol. O tempo precisa ser dividido, mas ele aceita encarar os desafios.

Com a quarta edição lançada nesta semana, o curso virou moda entre os jogadores de futebol, sobretudo aqueles que estão no último estágio da carreira, como Tinga. Nas versões dos últimos anos, os líderes do Bom Senso FC, Alex e Paulo André, foram pioneiros entre os matriculados. Já em 2014, foi Ricardo quem iniciou o curso em Milão e terminou em São Paulo. Foi assim, como Ricardo, que Kaká se apresentou aos colegas pela internet.

Já com esses expoentes entre os alunos nas três primeiras edições, os organizadores se convenceram agora de que a atual geração de jogadores é mais interessada em conhecimento que as anteriores. Aquelas que, de certa forma, formaram aqueles que hoje são os treinadores do futebol brasileiro.

Na quarta edição que começou nesta semana, só três técnicos conhecidos estão matriculados, sendo dois mais jovens e ainda longe da realidade dos clubes grandes: Fernando Diniz, do Audax-SP, e Roque Júnior, que patinou em sua experiência recente como técnico, no XV de Piracicaba. A exceção entre os medalhões é Dorival Júnior, favorito para assumir o Santos nesta semana.

Nas conversas com os jogadores, a organização constatou que o curso é ferramenta não só para ofertar conhecimento, mas também para ajuda-los a tomar uma decisão importante: o que fazer quando pendurar as chuteiras? "Muitas vezes os atletas não sabem o que querem, então temos uma base ampla para não fechar nenhum espectro", explica Eduardo Tega, diretor da Universidade do Futebol.

Especialmente por isso, nomes como Dante (Bayern-ALE), Rafinha (Bayern-ALE), Marcelo (Hannover-ALE), Keirrison (Coritiba), Tinga (Cruzeiro), Fabrício Carvalho (ex-Ponte Preta) e Tiago Gasparino (Luverdense-MT) estão entre os jogadores matriculados. É uma geração mais preocupada em se qualificar.

Resumidamente, o curso trata sobre questões técnicas, administrativas e políticas do futebol de maneira sistêmica e integrada. Os temas são diversos, de categorias de base a desenvolvimento de talentos, de métodos de treino até diagnóstico do esporte brasileiro.