Postado por - Newton Duarte

Da euforia ao anticlímax, novo formato de treino frustra circo da F1: 'Uma m...'

Classificação para GP da Austrália de Fórmula 1, em Melbourne, agrada no Q1, 
mas vira desastre no Q3 e recebe chuva de críticas de fãs, chefes de equipe e pilotos

A principal expectativa deste sábado na Fórmula 1 girava em torno de saber se o novo formato do treino classificatório estilo eliminação (knockout) funcionaria. Quando o primeiro Q1 da temporada começou, em Melbourne, Austrália, todos os pilotos saíram da pista ao mesmo tempo, fazendo parecer uma minicorrida. A euforia tomou conta dos fãs nas redes sociais e, ao que tudo indicava, os chefes da F1 tinham acertado em mudar a classificação. Ao chegar no Q2, a coisa começou a desandar, com alguns pilotos permanecendo nos boxes (e sendo eliminados ali mesmo) por não ter mais pneus disponíveis (ou por querer poupar os que tinham) - a ideia de um novo formato já não parecia tão boa. No Q3, um desastre completo: diversos pilotos sequer saíram dos boxes, além de o público assistir um Lewis Hamiltoncravar a pole e ir se pesar faltando ainda cerca de três minutos para o fim da sessão - definitivamente um anticlímax para quem estava empolgado com o formato e, principalmente, para os fãs que pagaram por ingressos em Albert Park. Com isso, as opiniões de que o novo treino decepcionou foram unânimes, desde chefes a pilotos da F1 que não pouparam críticas. Uma reunião, inclusive, deve ser realizada ainda neste domingo para discutir e, possivelmente, mudar novamente o formato do treino. 

Bernie Ecclestone também criticou formato de treino classificatório (Foto: Getty Images)

BERNIE ECCLESTONEchefe dos direitos comerciais da F1– Eu assisti, mas eu tenho que admitir que eu não estava tão entusiasmado com a ideia desde o início. Foi uma bela m.... Mas é o que temos em mão até mudarmos. A única coisa que pode acontecer nesse formato é o cara mais rápido cometer um erro bobo e ser eliminado. Com isso o grid ficaria misturado e isso era o que queríamos. Acontece que a Mercedes ainda é muito boa. Se voltarmos ao sistema antigo, já te antecipo o que vai acontecer: Mercedesficará com o primeiro e segundo lugares. Simples. O que eu não quero é que o grid e o resultado da corrida sejam previsíveis. Você ou eu poderia vender tudo e apostar na vitória de Hamilton, mas não é isso que o público deseja. 

Bernie Ecclestone, entre Toto Wolff e Niki Lauda (Foto: Getty Images)

TOTO WOLFFchefe da Mercedes– Eu sou o primeiro a falar para não criticarmos, mas eu creio que o novo formato foi lixo. Precisamos discutir isso. Todos tentaram melhorar o show, mas acabamos tornando pior. Precisamos sentar isso e nos perguntar o que pode ser feito. Essa discussão deve acontecer. 

NIKI LAUDAconsultor da Mercedes- Esta é coisa mais sem noção que já vi. Não sei nem se devo parabenizar o Toto e nossos pilotos pela primeira fila. Temos que realizar uma reunião com os chefes e falar com a FIA para mudar este formato o mais rápido possível, para o Bahrein. Introduzir isso foi completamente errado, como cavar em uma privada.izemos o encontro, então Bernie se levantou e disse ‘Precisamos deixar o treino classificatório mais animado, então o primeiro na classificação largará em décimo, e o décimo largará em primeiro. E foi aí que começou. Todos rimos, mas ele estava sério. Então Charlie Whiting surgiu com esse novo sistema, para escapar dos problemas com a ideia de Bernie, e acabamos direcionados para um grande erro. Foi isso que aconteceu aqui hoje.

CHRISTIAN HORNERchefe da RBR–  Primeiro de tudo devemos nos desculpar com os fãs. As intenções foram boas, mas o resultado não foi bom. Precisamos fazer algo imediatamente. O que vimos hoje não foi bom para a Fórmula 1. Nós tentamos, mas não funcionou e devemos resolver isso para o Bahrein.

Lewis Hamilton e Nico Rosberg (Foto: Divulgação)

LEWIS HAMILTONpiloto da Mercedes e pole na Austrália - Na pior das hipóteses, é um bom passo tentarmos algo diferente e novo, mas é um jogo de tentativa e erro. Mas talvez a solução não seja simplesmente voltar ao formato antigo.

NICO ROSBERGpiloto da Mercedes e segundo no grid- É bom que a F1 teste novas ideias, mas temos que voltar ao outro formato, especialmente no Q3.

FELIPE MASSApiloto da Williams e sexto no grid, em entrevista ao "Blog do Ico"- A Fórmula 1 precisa de uma vez por todas mudar as coisas de forma correta. Não foi o caso desta vez. Nós, pilotos, tivemos reuniões com eles e deixamos claro que não achávamos que as coisas iriam mudar com esta nova classificação. Mas eles não se importam com os pilotos. Vemos nestas reuniões que incluem chefes de equipe o quão difícil é para que as pessoas cheguem a um acordo. Isto é uma coisa que precisa mudar na F-1. As pessoas precisam ter mais bom senso para mudar as coisas

SEBASTIAN VETTELpiloto da Ferrari e terceiro no grid – Não entendo porque todos estão surpresos, Todos nós dissemos o que aconteceria. Aconteceu. Fomos ditos para termos paciência e ver o resultado. Agora todos vimos e não acho que tenha sido animador. Foi meio caótico no começo com todos os carros dando o máximo e tentando fazer uma volta rápida. Então gerenciar o tráfego é meio complicado, mas por nenhuma razão porque o tempo está lá disponível na sessão. Para as pessoas nas arquibancadas, não acho que tenha sido bom, já que não tinha carros na pista para assistir. Eles queriam ver Lewis, Nico, Kimi... ou quem quer seja forçando até o limite no fim da sessão, quando a pista deveria estar na melhor condição. Não acho que o momento seja de criticar, porque já o fizemos, mas certamente é o caminho errado a ser seguido e isso já havíamos falado.

FERNANDO ALONSO,  piloto da McLaren e 12º no grid – as regras são um pouco injustas com as equipes menores ou menos competitivas porque acabamos com nossos jogos de pneu no Q1 e Q2, onde temos apenas uma chance