Postado por - Newton Duarte

De 'corjeiro' a 'herói' - A arte de queimar línguas

Como um ano desastroso dentro de campo conseguiu produzir um herói

Pelo terceiro ano consecutivo, o Bahia escapou do rebaixamento à Série B nas rodadas finais. Talvez, no jogo mais improvável para tal feito. Termina 2013 com a sensação de alívio, muito pelos vexames acumulados durante a temporada. Reverteu o prognóstico quase que óbvio de mais uma degola em sua história. Começará 2014 no lucro.

Não deixe de ler:

Cruzeiro 1 x 2 Bahia - Raio X - Melhores Momentos

Confira também:

Hall da Fama

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

s adversidades também são capazes de produzir heróis. E o herói tricolor atende pelo nome de Marcelo (não, não é quem você está pensando. Este já não é mais dirigente de futebol). Marcelo Lomba, contra o Cruzeiro, fechou com chave de outro uma série de atuações espetaculares com a camisa tricolor na temporada - talvez, a melhor de sua carreira.

Incrível como um jogador de futebol pode obter seu melhor desempenho num ano em que foi goleado pelo seu maior rival duas vezes, eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste, deixou a Copa do Brasil com derrota para o Luverdense e brigou até a penúltima rodada por uma permanência na Série A. Mas Marcelo Lomba conseguiu. É o sexto goleiro que mais defesas difíceis no Campeonato Brasileiro fez: 108. Único a defender dois pênaltis numa mesma partida do Brasileirão deste ano, como fez contra a Ponte Preta, em Campinas. E foi espetacular contra o Cruzeiro, no Mineirão.

O Bahia levou 43 gols no campeonato, mas poderia ter levado, no mínimo, uns 60. Já escapou do rebaixamento, mas poderia estar dependendo de um resultado contra o Fluminense na última rodada. Marcelo Lomba é peça fundamental para evitar os prognósticos mais pessimistas. Não deveria ser, mas é.

A diretoria do Bahia precisa começar a pensar, já nesta segunda-feira, num time melhor para 2014. Dentro de campo, o ano tricolor foi desastroso. Se a catástrofe foi evitada, teve como protagonista Marcelo Lomba. Esse, com toda certeza, um dos poucos que deveriam sobreviver a uma inevitável reformulação de um elenco que já deu o que tinha que dar. E, olha... deu muito pouco.


Fonte: Blog Data Serra – Via Elton Serra

Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/ECB