Postado por - Newton Duarte

De partida, Alexandre Faria fala (quase) tudo

Demitido, ex-Diretor do Bahia explica fracasso, contratações e caso Pittoni

Demitido após o fracasso do Bahia na Série B do Campeonato Brasileiro, o diretor de futebol Alexandre Faria concedeu entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (17), no Fazendão. O dirigente iniciou o bate-papo com os jornalistas revelando que solicitou o encontro e discursou sobre o seu trabalho à frente do clube.

"Entendo o futebol como funciona as coisas. Muitas coisas foram conquistadas e muita coisa foi conquistada no campo administrativo porque o futebol proporcionou isso também. Tínhamos uma premissa básica que era respeitar o orçamento que nos foi passado. Trabalhamos com muita austeridade nisso, sempre contratamos com o orçamento que a gente tinha. A gente recebe a responsabilidade por ser diretor de futebol, mas sempre trabalhamos de uma forma muito coletiva no Bahia", disse.

Faria apontou que as partidas diante de Santa Cruz, ABC e Boa Esporte, foram decisivas para o 'não' acesso do Bahia. "Estávamos a três rodadas atrás dentro do G-4, faltando cinco partidas para acabar a competição, com três partidas em casa, duas delas contra equipes rebaixadas. Então, na reta final, o time, não o clube, deixou a desejar e não conseguimos o acesso. Esses três jogos acho que faltou um pouco mais de atitude individual, quanto ao momento de decidir as partidas", completou.

O ex-diretor do Bahia negou ainda que houvesse qualquer racha entre o elenco e os técnicos que comandaram o clube em 2015 e tentou explicar as 23 contratações que fez durante a temporada. "Errar e acertar, isso acontece sempre. Esse potencial de acerto vai a partir do momento em que você estrutura o trabalho. As pessoas vinculam a função de diretor de futebol às contratações. Essa é uma das funções, é importante. O nosso trabalho aqui era estruturar o Bahia e hoje o Bahia é um clube estruturado. Estamos com uma estrutura de trabalho que permite ser mais acertivos na montagem do elenco e estamos com um orçamento para 2016 maior do que 2015. Então nesse ponto, o Bahia está se preparando para ser mais acertivo nos próximos anos", destacou o dirigente.

Por fim, Alexandre Faria explicou a situação de Pittoni no Bahia. "Faço minhas as palavras do presidente Marcelo Sant'ana sobre o caso. Pittoni é um atleta que a gente adora como pessoa, é um rapaz espetacular, teve um primeiro semestre excepcional. Fizemos uma proposta de renovação com os mesmos moldes atuais, que é boa, pagando uma dívida antiga, o empresário fez um pedido acima, nada de absurdo também, não chegamos a um acordo naquele momento e foi só isso. Escalar ou não escalar o atleta é uma premissa do treinador", encerrou.