Postado por - Newton Duarte

De que lado está o Sindicato dos atletas?

Sindicato de atletas critica clubes e cobra jogadores sobre calendário

Reinaldo Martorelli (gravata vermelha) em reunião na última terça-feira na CBF

Reinaldo Martorelli (gravata vermelha) em reunião na última terça-feira na CBF

Deixada de lado pelo Bom Senso FC, a Federação Nacional de Atletas Profissionais do Futebol vai continuar suas negociações com a CBF sobre mudanças no futebol e decidiu que não ficará calada nesse momento ruim da relação com alguns jogadores.

Em entrevista para o ESPN, o presidente da entidade, Rinaldo Martorelli, cobrou os atletas de enfrentarem os clubes por condições melhores e criticou o fato de as diretorias dos times não abrirem mão de entrar em competições não obrigatórias.

Entre as reivindicações do grupo de jogadores liderados por Paulo André, zagueiro do Corinthians, e Alex, meia do Coritiba, está o aumento do período de férias e pré-temporada do ano que vem.

"Os clubes precisam participar de muitas competições para fechar a conta do fim do ano. Eles negociam errado, contratam mal. O Palmeiras ficou durante bom tempo pagando quatro treinadores ao mesmo tempo. A Copa do Brasil e a Sul-Americana, ninguém é obrigado a jogar. Por que os clubes não abrem mão de quatro datas no ano, em prol da saúde dos jogadores? Porque a TV vai pagar menos, e isso eles não querem. Qualquer diminuição de datas mexe no financeiro, ninguém quer isso", disse Martorelli.

Confira também:

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Os melhores vídeos – YouTube União Tricolor Bahia

"E os jogadores, por que eles não têm coragem de discutir isso internamente? Por que os jogadores não chegam e falam para os clubes que não vão participar?", completou.

O comandante da Fenapaf ainda questionou a liberação dos atletas, há 15 dias, para reunião do movimento, o que não aconteceu em outras ocasiões, quando a federação solicitou.

"Os clubes não liberaram jogadores em outras ocasiões, como na parceria com a Pró Sangue. Mas agora liberaram. Tem um cenário político por trás que interessa para os clubes também. Mas eles não colocam a cara, sobra para os jogadores".

Na última terça-feira, dia 15 de outubro, a CBF recebeu a FENAPAF e dirigentes de sindicatos de jogadores para discutir projetos para o futebol brasileiro. Na quinta, clubes também foram recebidos na sede da entidade, para falar sobre dívidas e calendário. Ficou definido que a representante sindical participará nas próximas reuniões com o Bom Senso FC.


Fonte: Camila Mattoso – ESPN

Foto: Divulgação