Postado por - Newton Duarte

De quem é a culpa?

De quem é a culpa?

Após o ultimo jogo entre Vasco e Corinthians, no Mané Garrincha, o assunto sobre violência nos estádios voltou a tona. Mas afinal, de quem é a culpa?

Segundo o atual presidente da CBF, a responsabilidade da confusão no jogo em Brasília é dos clubes: “A CBF está atenta, mas depende muito do STJD. Temos uma justiça esportiva competente, tenho certeza de que providências serão tomadas. Os clubes têm responsabilidade

A afirmação de Marin nos deixa com alguns pontos a serem questionados:

- Como já ocorreu em outros jogos, como Santos x Flamengo, o Vasco “vendeu o mando de campo para a Aoxy, ou seja, segundo o contrato firmado, ela teria a obrigação de realizar e organizar o jogo no Mané Garrincha, sobrando ao cruz-maltino, apenas “entrar e jogar.

- Os ultimos confrontos entre Vasco x Corinthians tem sido um dos mais violentos no país. A realização da partida é sempre uma dor de cabeça para as autoridades, já que e frequente o embate entre as torcidas organizadas dos dois clubes.

- Ao planejar a logística do jogo, a Aoxy deveria ter se resguardado, e de maneira alguma, poderia ter autorizado a venda de ingressos para os “setores populares para as duas torcidas, em vista que como acontece no Maracanã e em outras arenas, as organizadas se concentram nesses setores para uma melhor organização da segurança nos estádios.

- Caberia ao Ministério Público e a Polícia Militar, ao saberem da maneira que seria realizada a venda dos ingressos, tentarem vetar a realização do jogo como estava sendo planejado. Não precisaria ser vidente para prever que aconteceria algo. Infelizmente a violencia nos estádios é apenas um reflexo do dia dia de cada brasileiro. Infelizmente não tem haver com futebol. Infelizmente, acho que não viverei o bastante para ver um final feliz desta triste história.

-Mas as torcidas assinaram um termo de compromisso que não haveria violência no estádio. Sim, mas vamos combinar que essa assinatura não muda nada. Se resguardar apenas com esse documento foi uma das maiores falhas, se não a maior.

- Vasco e Corinthians entraram em campo e fizeram um ótimo jogo. Por que culpa-los? Você culpa a mulher, caso o marido cometa um assassinato por ciúmes?  O princípio é o mesmo. Queria ver o Presidente da CBF dizer isso caso haja uma confusão em uma partida entre Brasil x Argentina.

Presidente, a verdadeira culpa não é dos clubes, não é da organização, não é do futebol. A verdadeira culpa é da impunidade que ronda o país. Ou uma agressão fora do estádio é pior da que acontece dentro dele?


Fonte e fotos: CasacaBlog - Felipe Grinberg – LanceActivo / Reprodução