Postado por - Newton Duarte

Debate da Metrópole

Candidatos à presidência do Bahia expõe suas propostas em debate na Rádio Metrópole

Em debate na Rádio Metrópole, na noite desta quinta-feira (29), os candidatos à presidência do Esporte Clube Bahia falaram sobre o porquê quer ser presidente do Bahia. O empresário Antonio Tillemont foi sorteado para ser o primeiro se pronunciar. De acordo com ele, que há 37 anos é sócio do Bahia, está preparado para ser o novo presidente.

"Tenho 37 anos como sócio do Bahia, pagando rigorosamente em dias, e durante todo esse período fui sócio-fundador da torcida Jovem, primeira torcida organizada do Esporte Clube Bahia. Hoje me considero preparado alcançar esse desafio. Acho que reciprocidade está sendo muito boa, o torcedor parece ter comprado as ideias. O importante que quem ganhe seja o Bahia", afirmou.

O candidato Rui Cordeiro, segundo a ser sorteado, também afirmou o porquê quer ser o presidente do Bahia. Segundo Rui, ele é um dos grandes responsáveis pela democratização do clube. "Sempre lutei pela democratização do clube. Eu concorri em duas oportunidades e hoje sou mais uma vez candidato natural dos tricolores. Todos os tricolores quando se lembram de algum candidato, colocam logo meu nome. Sabem que eu luto sempre pelo Bahia. Apresentei dois projetos e nunca consegui ser votado".

Valton Pessoa, representante de Fernando Schmidt, que alegou não ter participado porque pensa em dividir as tarefas com o vice, expôs o motivo do candidato para ser presidente mais uma vez. "Nós representamos uma frente, um grupo que está aí lutando pela democracia do clube. Estamos representando a Revolução Tricolor também. Precisamos dar continuidade a esse processo. Precisamos dar transparência, algo que seja feito para sanear o clube para que essa seja a continuidade de todos os outros virão nas próximas gestões", disse.

"Garantir a todos os sócios desconto de 50% em ingressos", diz Valton Pessoa, vice de Schmidt

"Garantir a todos os sócios desconto de 50% em ingressos", diz Valton Pessoa, vice de Schmidt

Como o candidato Fernando Schmidt não compareceu no debate da Rádio Metrópole, realizado na noite desta quinta-feira (29), alegando que não têm condições de estar em todos os debates por falta de tempo, restou para seu vice, Valton Pessoa, a participar da discussão, que envolveu os demais candidatos. Indagado pelo candidato Antonio Tillemont sobre o que ele faria de imediato no Bahia, Valton explicou que pretende reforçar o elenco ainda para a Série A do Brasileirão deste ano.

"Conhecemos de futebol, mas temos que dar oportunidade a Anderson Barros para dar continuidade a esse trabalho. Vamos reforçar o time ainda para esse campeonato. O problema principal do Bahia é a receita. O Bahia hoje tem mais funcionários do que cadeira para sentar. Vamos ter que rever as questões financeiras do clube", disse.

Ainda de acordo com o vice de Schmidt, o projeto da chapa "Diga sim ao novo Bahia" será divulgado na próxima sexta-feira (30), nos diversos sites e uma das propostas é zerar os débitos clube.

"Nós pretendemos trabalhar sempre com seriedade e transparência, vamos divulgar tudo no site oficial. Nosso projeto será divulgado amanhã em todos os sites, que será: garantir a todos os sócios desconto de 50% em ingressos; continuar o processo de auditoria; reforçar o elenco; rever todos os contratos para acabar com irregularidades e ampliar receitas; valorizar a marca do clube; zerar os débitos do clube; inaugurar um novo CT; garantir investimentos na divisão de base; respeitar o novo estatuto aprovado; ampliar o diálogo com a torcida e reforçar o relacionamento e ampliar o número de torcedores nas embaixadas", finalizou.

Rui Cordeiro: "A partir do dia 7 poderemos ter três nomes para jogar no Bahia"

Rui Cordeiro: "A partir do dia 7 poderemos ter três nomes para jogar no Bahia"

Com participação ativa no debate dos presidenciáveis ao Esporte Clube Bahia, que aconteceu na noite desta quinta-feira (29), no programa "Bola em Jogo", da equipe "Os Campeões da Bola", da Rádio Metrópole, o candidato Rui Cordeiro reconheceu a dificuldade que encontrará para colocar o Bahia numa posição melhor na vitrine nacional do futebol. Segundo Rui, há contatos de jogadores para desembarcar em Salvador assim que confirmar sua candidatura.

"Essa questão é muito problemática. Nós tivemos uma reunião em São Paulo e procuramos alguns gestores de alguns clubes paulistas no intuito de ter sugestões de jogadores para suprir as necessidades do Bahia. Inclusive nós consultamos o jogador Douglas (Corinthians) para jogar aqui, mas o atleta já atuou sete partidas pelo Brasileirão. Porém, nós estamos ainda buscando jogadores e, a partir do dia 7, poderemos ter três nomes para jogar no Bahia. Liguei para Alexandre Kallil, presidente do Atlético Mineiro, e ele me garantiu que no que eu precisar eu posso contar com ele", garantiu.

Sobre as propostas de sua candidatura, Cordeiro afirma que pretende investir na divisão de base, além de colocar em prática um planejamento para os próximos 20 anos.

"É muito importante que o torcedor do Bahia tenha conhecimento do que os candidatos estão se propondo a fazer. Vamos cumprir ação de curto prazo, melhorando as receitas; colocar um novo CT; montar uma equipe para disputar o campeonato brasileiro; investir na divisão de base e colocar em prática o planejamento estratégico, que será elaborado para os próximos 20 anos. É assim que se planeja. Não precisamos fazer média com a torcida. Aqueles que duvidam, aguardem", finalizou.

"As minhas propostas foram todas copiadas", critica o candidato Antonio Tillemont

"As minhas propostas foram todas copiadas", critica o candidato Antonio Tillemont

Com a chapa "Integridade e Transparência", o candidato Antonio Tillemont adotou uma postura diferente entre os demais durante o debate na Rádio Metrópole, na noite desta quinta-feira (29). Segundo o empresário, as propostas dos outros dois candidatos foram copiadas e apenas modificadas com algumas palavras. Tillemont ainda aproveitou o espaço para criticar a postura do publicitário Sidônio Palmeira, que declarou apoio total ao candidato Fernando Schmidt, favorecendo, segundo Antonio, à candidatura do secretário para Assuntos Institucionais do governo do Estado.

"As minhas propostas foram todas copiadas. Tanto que o candidato Schmidt disse que ainda ia estudar o que dizer e eu já vinha exposto há 45 dias as minhas propostas. Até os termos que eu utilizei aqui foram copiados, como por exemplo o lance de ter mais funcionário do que cadeiras. Foi Ctrl C e Ctrl V (ato de copiar e colar no computador). Fernando Schmidt não quer ser candidato, estão impondo a ele esse mandato. A postura de Sidônio Palmeira, apoiando o candidato Schmit acabou favorecendo a candidatura dele. Lamento a ausência dele aqui hoje e será que ele vai estar presente nos outros debates? Estou vendo que as minhas propostas estão sendo copiadas, apenas modificando algumas palavras, mas fico feliz com isso. É sinal que estou no caminho certo. Eu sou um homem de palavra", salientou.


Fonte: Alan Guimarães/Metro1

Foto: Alan Guimarães/Daniele Rodrigues/Metropress