Postado por - Newton Duarte

Debutando na função, Pablo Ramos aposta na gestão para aliviar crise no Bahia

‘Novo’ no futebol, Pablo Ramos aposta na gestão para aliviar crise no Bahia

Administrador de empresas, novo diretor de futebol do clube diz que experiência na gestão de pessoas pode ser fundamental para controlar situação no Tricolor baiano

Depois de quatro pessoas diferentes comandando o futebol em apenas 11 meses, o Bahia terá mais uma novidade. Pablo Ramos foi confirmado pela diretoria do clube como o substituto de Rodrigo Pastana, que deixa a equipe na vice-lanterna do Campeonato Brasileiro. Além do curto tempo para trabalhar - ficará no cargo até o final da Série A -, o novo diretor tem um diferencial em relação aos que passaram pela função neste ano (William Machado, Ocimar Bolicenho, Cícero Souza e Rodrigo Pastana): não é um profissional do futebol.

Pablo Ramos é o novo diretor de futebol do Bahia. Ele ficará no cargo até o final da Série A (Foto: Lucas Leal)

Pablo Ramos exercia, até esta terça-feira, a função de diretor de negócios do clube. Administrador de empresas, ele é pós-graduado em Administração de Serviços e especialista em Estratégia Empresarial, Modelos de Negócios e Sistemas de Gestão. Apesar de ser de uma área diferente, ele admite que estava bem próximo do futebol nos últimos meses.

- Ao longo dos últimos 60 dias, em virtude de uma série de situações internas. Eu estava também assessorando Rodrigo e o presidente em contato com o grupo - comentou em entrevista coletiva no estádio de Pituaçu, onde o Bahia realizou o treinamento desta tarde.

Pablo Ramos ainda disse que, para ajudar o time a sair desta situação, o mais importante é ter alguém que tenha experiência na gestão de pessoas. Ele ainda adiantou que é bem conhecido do grupo de jogadores.

- A experiência necessária para esse momento é de um gestor de pessoas. Ao longo desses meus 12 anos de formação, tenho a experiência necessária para comandar, gerir e unir todos juntos no mesmo foco. Ao longo desses últimos 60 dias, a gente já estava envolvido com futebol, os jogadores já me conhecem, então creio que não haverá nenhum tipo de problema.

Além de defender sua escolha para a função, Pablo Ramos externou a confiança na permanência do Bahia na Série A. Com 31 pontos ganhos, o Tricolor é o vice-lanterna da competição e precisa vencer cinco dos seis jogos restantes para não depender de ninguém na luta contra o rebaixamento.

- Na realidade, são duas situações. Lógico que é reversível, eu não sei se cinco vitórias serão necessárias, temos 18 pontos em disputa e quatro para sair da zona. Eu não estou preocupado com amanhã, estou preocupado com o treino que eles estão fazendo agora. A gente tem que tomar conta. Por isso que eu acredito, esse é um grupo unido. Estamos na indústria do esporte, o jogo só acaba quando juiz apita. Bahia tem seu valor agregado nesses 85 anos, que tudo se decide somente no final - encerrou.