Postado por - Newton Duarte

Del Nero e Teixeira denunciados: Rodrigo Janot pedirá informações à Justiça dos EUA

Procuradoria do Brasil vai pedir provas contra Del Nero e Teixeira

Objetivo é analisar a possibilidade dos cartolas serem julgados no Brasil

HOME - Del Nero e Teixeira indiciados pela justiça dos Estados Unidos (Fotos: LANCE!Press/Divulgação)

Del Nero e Teixeira foram indiciados pela justiça americana na última quinta (Fotos: LANCE!Press e divulgação)

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, vai solicitar à Justiça americana nos próximos dias as provas existentes contra Marco Polo Del Nero, presidente licenciado da CBF, e Ricardo Teixeira, ex-mandatário da entidade. A informação é do Jornal Estado de São Paulo. O objetivo de Janot é avaliar a possibilidade de julgar os cartolas no Brasil, já que não há um acordo de extradição entre os governos brasileiro e americano.

Apesar de existir um projeto em andamento no Congresso, no Brasil ainda não há uma lei para punir os casos de corrupção privada. Ainda que aprovado, os crimes passados não seriam investigados, valendo apenas para as novas investigações. Desta forma, Del Nero e Ricardo Teixeira teriam a chance de escaparem da prisão, desde que não saiam do país. Uma possível saída seria entrar no caso de dimensão de evasão fiscal, algo que dependeria de uma análise dos documentos a serem enviados pela Justiça americana.

Na última quinta-feira, Del Nero e Teixeira foram indiciados pelo FBI. Assim como José Maria Marin, o trio é acusado de receber propinas em contratos da Libertadores, Copa do Brasil, Copa América, além de contratos da CBF com a Nike.

O FBI ainda reitera que nomes de outros brasileiros continuam sendo investigados, e que em 2016 novas ordens de prisões e indiciamentos serão feitos. De acordo com o departamento americano, dos 27 cartolas já indiciados, outros 24 de diversos países, inclusive do Brasil, ainda estão na mira da justiça americana.